Skip links

Sistemas de CRM: entenda como eles revolucionaram as vendas nas empresas

A tecnologia tem sido uma importante aliada para as empresas que pretendem aumentar suas vendas e seu faturamento. Os sistemas de CRM são relevantes protagonistas nessa revolução e oferecem variadas ferramentas para os mais diversos tipos de negócios.

Aliás, engana-se quem pensa que apenas as grandes organizações podem fazer uso de tais soluções. Pequenas e médias empresas não só podem como devem investir em sistemas que trazem diversos benefícios no dia a dia e, ainda por cima, são verdadeiros artifícios para melhorar o desempenho.

Portanto, confira nosso post, aprenda mais sobre os sistemas de CRM e veja como eles podem revolucionar as vendas no seu negócio!

O que é o CRM?

Customer Relationship Management é o nome completo para CRM, que significa gestão do relacionamento com o cliente. Diz respeito a um processo que busca coletar, armazenar e analisar os dados gerados por sua empresa com o intuito de aprimorar a experiência da clientela, melhorar o relacionamento entre vocês e, consequentemente, aumentar a rentabilidade do seu negócio. Pesquisas indicam que o consumidor está disposto a pagar cerca de 20% a mais para ter uma experiência diferenciada, o que inclui um atendimento melhor.

Esse método cuida de todas as etapas do processo de venda, desde a definição das estratégias, realização de funil de vendas e captação de leads, passando pelo durante e estendendo-se ao processo de pós-venda, o qual, muitas vezes, é deixado de lado pelas empresas.

Como o sistema de CRM pode alavancar as vendas?

Você deve estar se perguntando como um sistema de CRM pode fazer tanto pelo seu negócio, certo? Bem, como dissemos, o cliente valoriza um bom atendimento, logo, sendo capaz de entregar uma experiência diferenciada, você agrega valor ao seu serviço ou produto, o que, por si só, já é bastante vantajoso.

Mas ainda há outros motivos que tornam esse sistema muito especial. Separamos melhor nos tópicos abaixo. Acompanhe!

Melhora a tomada de decisões

A capacidade dos sistemas de CRM de colher, armazenar e centralizar os dados das mais diversas áreas dentro de uma empresa é uma excelente estratégia para que ela trace e compare as informações e não mais as analise de maneira isolada, o que pode induzir a decisões equivocadas.

O sistema armazena não apenas dados relacionados a faturamento, mas também ao comportamento de consumidor. É possível filtrar por cada pessoa que adquiriu algo com vocês e estudar o seu consumo de maneira isolada e entender sua jornada até a finalização da compra, bem como fazer a mesma análise de maneira coletiva e, dessa maneira, estruturar um funil de vendas muito mais poderoso.

Aumenta a integração das equipes

Manter todas essas informações organizadas também auxilia na produtividade da equipe. É preciso levar em consideração que nenhum setor pode trabalhar isolado, como se fosse uma ilha, mesmo que eles pareçam diametralmente opostos. O setor de marketing precisa conversar com o financeiro, assim como o de vendas com o de tecnologia da informação e assim sucessivamente. Se uma estratégia aumenta o volume de vendas mas não melhora significativamente a lucratividade, por exemplo, é preciso entender os motivos.

Com a democratização das informações e dos resultados internos, todas as estratégias são definidas de maneira sólida e não apenas a partir de achismos. Isso também facilita a compreensão do negócio como um todo e não de maneira separada.

Aprimora o relacionamento com o cliente

Além de tudo que já citamos, é possível ainda acompanhar o cadastro completo de clientes, fornecedores e colaboradores. Dessa maneira, você passa a ter acesso a dados importantes, como padrão de consumo, ticket médio, tempo médio para entrega, taxa de rejeição de determinado produto ou serviço, entre outros.

Esses dados podem ser utilizados para basear as decisões. Porém, também devem ser usados para estreitar laços com os clientes. O fato de a equipe de vendas ter tudo o que precisa saber sobre determinado consumidor em uma única plataforma diminui as chances de erros, informações desencontradas, falta de retorno, entre outros ruídos de comunicação que podem arruinar uma relação.

A equipe de marketing também pode entrar em ação para pensar em ofertas diferenciadas em datas especiais, como aniversário ou Natal, sem esquecer de trabalhar na manutenção do contato rotineiro com o cliente para que ele não esqueça da sua empresa.

Quando bem definidas, todas essas estratégias são excelentes para melhorar o relacionamento e se diferenciar da concorrência.

Como escolher o melhor sistema de CRM para a sua empresa?

Agora que você já sabe como o CRM pode melhorar as vendas do seu negócio, chegou o momento de escolher qual o sistema mais adequado para a sua realidade. Nós separamos algumas dicas nos tópicos abaixo que podem ajudá-lo nesse processo.

Leve em consideração as necessidades do seu negócio

No mercado, há diversos sistemas de CRM à disposição, e é normal ficar na dúvida sobre qual deles escolher. Logo, o primeiro passo é sentar com sua equipe e fazer uma análise aprofundada e cuidadosa a respeito do funcionamento da sua empresa, de quais são as necessidades mais sentidas pelos colaboradores, quais dados fazem mais falta, enfim, listar as dificuldades e os pontos positivos da prática.

Leve em consideração também alguns outros pontos importantes como os que listamos a seguir:

  • tamanho da empresa e quantidade de funcionários, fornecedores e clientes;
  • área de atuação;
  • sistema utilizado atualmente (liste todos os que forem utilizados).

Analise o que cada software faz

Para escolher o melhor sistema de CRM para a sua empresa, é preciso compará-los. Algumas características são imprescindíveis e é preciso ficar atento. Entre as principais, podemos destacar:

  • a possibilidade de acessá-lo remotamente;
  • o grau de responsividade, ou seja, se há versões mobile;
  • a capacidade de customização para que se adeque às necessidades da empresa e dos colaboradores.

Avalie o suporte

Outro aspecto muito importante que não pode ser deixado de fora na sua lista de avaliações é em relação à qualidade e ao funcionamento do pós-venda e do suporte da empresa por trás do sistema de CRM.

Busque informações a respeito da qualidade do atendimento, se há uma equipe 24 horas, qual a agilidade na resposta caso aconteça algum problema, se a empresa conta com um sistema de redundância, entre outros.

Além de tirar todas as dúvidas com o representante, faça também a sua própria pesquisa. Aproveite a internet para buscar informações com outros clientes, analise os cases de sucesso e as reclamações e veja o que acha mais pertinente para basear a sua escolha.

Por conta de todos esses benefícios é que os sistemas de CRM têm sido cada vez mais utilizados nas empresas que estão antenadas com as tendências e já perceberam que não se resolve a alta competitividade apenas apostando em preços menores.

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer nossas opções? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.