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CRM para pequenas empresas: conheça os benefícios

crm para pequenas empresas
Uma coisa é certa... Contratar um CRM para pequenas empresas pode ser uma das melhores escolhas a se fazer! Entenda o porque.

Pule para onde você quer

Se você ainda encontra dificuldades para tornar seu comercial mais produtivo e eficiente, saiba que fazer a gestão de clientes por meio de um software não é uma necessidade apenas de grandes organizações. Ao contar com um CRM, pequenas empresas também conseguem automatizar esse processo e organizar suas informações.

O CRM é uma solução completa utilizada para fazer gestão do relacionamento com clientes. Ele reúne diversas estratégias para compreender as necessidades do consumidor e integrar tarefas que facilitam a operação de vendas, como emissão automática da proposta e qualificação dos leads.

Com esse apoio, você deixa de fazer controles manuais e passa a contar com a tecnologia para a gestão tanto da carteira de prospects, quanto de consumidores. Mas, que benefícios são esses que o CRM traz para o negócio? Confira neste post!

Fazer a gestão de leads de forma otimizada

Com o acompanhamento dos leads feito na ferramenta, é possível identificar qual o melhor momento de abordá-lo para o fechamento de um negócio. Isso acontece porque o software é integrado ao funil de vendas, garantindo que cada fluxo seja acompanhado. Assim, o vendedor sabe qual é o melhor momento para entrar em contato com o prospect, aumentando as chances de conseguir a venda.

Além disso, ele obtém dados que, inclusive, ajudam a melhorar os produtos e serviços, uma vez que realiza o registro dos feedbacks que justificam o motivo de tais propostas não serem fechados. Isso fornece insights de melhoria sobre o modelo de negócios, aumentando a vantagem competitiva da empresa.

Automatizar a cotação de vendas e gestão de compras

O processo comercial para pequenas empresas fica mais prático com o CRM. A ferramenta automatiza tarefas repetitivas, aumentando a produtividade e proporcionando agilidade nas operações de vendas. Por exemplo, o tempo que o vendedor utiliza para criar propostas comerciais e enviar e-mails é investido em análises de dados para elaborar as próximas negociações.

Ou seja, a solução automatiza funções manuais, garantindo que o time de vendas use melhor o tempo de forma estratégica. Além disso, a gestão de compras também fica mais fácil, pois, a ferramenta controla os dados dos fornecedores e acompanha emissão de pedidos, disparando e-mails direto do software.

Facilitar a comunicação interna

Se você já perdeu dados importantes por meio do uso de planilhas, como Excel, vai se surpreender com um CRM, porque todas as informações ficam armazenadas em um único lugar. Isso evita que informações importantes sejam perdidas durante a transferência de documentos, por exemplo. Além disso, é possível controlar cada atividade de vendas de qualquer lugar, em qualquer momento.

Como os registros são feitas na nuvem, os dados permanecem centralizados, ou seja, as pessoas acessam as informações no CRM à medida que são inseridas no software. Isso gera melhoria na comunicação e diminui os riscos de erros operacionais. Além do mais, com todos os dados visíveis, é possível acompanhar resultados e tomar decisões estratégicas mais rápido.

Fortalecer o relacionamento com clientes e leads

Com CRM para pequenas empresas, é possível criar um histórico de todos os contatos, reunindo informações que podem ser utilizadas durante a negociação. Com esses dados registrados a necessidade do lead ou do cliente fica clara, garantindo a completa resolução dos problemas.

Esses detalhes podem parecer pequenos, mas são fundamentais para o vendedor se sentir confiante durante as conversas, porque estará munido de informações. Por exemplo, como ele não precisa fazer perguntas repetitivas, consegue dar continuidade a uma conversa, mesmo que ela tenha sido encerrada por outro profissional. Aliás, essas ações são fundamentais para garantir a satisfação do cliente.

Melhorar a experiência do cliente

O que você faria se pudesse entender o comportamento de cada cliente? Isso ajudaria na fidelização e, até mesmo, na expansão do negócio, concorda? Esse também é um dos benefícios do CRM para pequenas empresas. Como as informações ficam armazenadas, o vendedor consegue fornecer um atendimento personalizado.

Inclusive, você sabia que 79% dos consumidores querem que as empresas valorizem suas necessidades, em vez de oferecer preços baixos? Esse dado foi extraído da pesquisa Digital Trends 2018, demonstrando como as expectativas dos consumidores mudaram. Ao oferecer um relacionamento personalizado por uma ferramenta de CRM, as pequenas empresas também conseguem transformar clientes em verdadeiros propagadores do negócio.

Reduzir custos com mão de obra

Com toda essa automatização, a interação humana no processo será menor. Isso reduz custos com a mão de obra, uma vez que o mesmo profissional realiza diversas atividades simultâneas. Além disso, as tarefas e eventos ficam registrados, podendo emitir sinais de alerta para ajudá-lo, como lembretes.

Sendo assim, os processos ficam alinhados e a empresa mantém times que, mesmo enxutos, entregam os resultados necessários. Por consequência, essa otimização oferece vantagens, como:

  • aproximar os integrantes, ajudando na troca de aprendizado;
  • garantir comunicação constante dentro da equipe;
  • reduzir o custo de aquisição de clientes.

Aumentar o ticket médio

Como o CRM para pequenas empresas aproxima o cliente do negócio, essa conexão ajuda na fidelização e na realização de novas vendas, pois, a tendência é que ele indique o produto ou serviço para os familiares e amigos. Logo, essa estratégia também aumenta o diferencial competitivo entre os concorrentes.

Então, com o consumidor encantado, a empresa se posiciona no mercado com uma experiência única, aumentando a conversão de novos clientes. Isto é, o uso do CRM também é uma ótima oportunidade para realizar ações de cross-selling e up-selling, proporcionando crescimento do ticket médio.

O CRM ajuda na organização da rotina de vendas e permite qualificar os leads dentro do funil. Além do mais, pequenas empresas também precisam de ferramentas que ofereçam canal aberto para o cliente entrar em contato. Essas funcionalidades aumentam o nível de produção, tão necessário para manter grupos pequenos de trabalho por um custo acessível.

Como vimos, a gestão de clientes não é a mesma com um CRM, é muito melhor. Pequenas empresas já têm utilizado essa tecnologia, assim como os médios e grandes negócios. Porém, antes de escolher um CRM para sua industria, lembre-se de checar se a plataforma atende as necessidades do seu pequeno negócio desde o pré até o pós-venda.

Agora que você já sabe como essa tecnologia pode aumentar os lucros da empresa, que tal conhecer o Gluo CRM? Temos o melhor custo-benefício do Brasil. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração agora mesmo!

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