Dados precisos na área comercial são essenciais para qualquer empresa, isso não é diferente para o segmento da Indústria.
O CRM para indústria pode ajudar exatamente na centralização de todas as informações coletadas, durante o relacionamento com o cliente, disponibilização de métricas e histórico do relacionamento.
O setor de indústrias é muito vasto, pode incluir empresas do ramo de biotecnologia, de produtos químicos, metais, vidros, maquinários e muito mais.
Normalmente, como são B2B, muitas vezes contam com longos ciclos de vendas, equipes internas e externas, além de uma bela carteira de clientes para gerenciar.
Então, caso não conte com o auxílio de um bom CRM para empresas B2B, já te digo agora que vai ser uma tarefa difícil superar aquele concorrente que já usa uma dessas ferramentas.
Neste post você vai entender tudo que precisa para escolher o melhor CRM para a sua empresa.
O que é um CRM?
CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um software que permite o gerenciamento eficaz do relacionamento com o cliente.
Basicamente é uma ferramenta que mantém todas as informações e métricas importantes, sobre seus clientes e seu negócio, armazenadas e de fácil acesso.
Para uma empresa no setor industrial, o CRM pode atuar na centralização e organização de todos os dados importantes, reunindo diferentes equipes em uma mesma plataforma, padronizando os processos de vendas, automatizando fluxos de trabalho, gestão de metas e atividades.
Embora todos esses benefícios se aplicam, em algum certo nível, a praticamente qualquer CRM, você deve saber que há 3 tipos de CRM e que você precisa conhecê-los para entender qual é o melhor para a sua empresa.
CRM Colaborativo
CRM Colaborativo é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que integra diferentes departamentos, como vendas, marketing e atendimento ao cliente, para centralizar informações e facilitar a colaboração interdepartamental.
Para oferecer uma experiência agradável ao cliente durante toda a sua jornada, você precisa compartilhar essas informações em tempo real.
Para isso, os CRMs colaborativos garantem que todas as equipes tenham acesso aos mesmos dados, atualizados do cliente, independente do departamento em que trabalha.
O CRM colaborativo trata cada interação realizada como uma parte de um relacionamento maior e integrado entre a empresa e o cliente.
Essa integração entre departamentos e canais poupa o cliente de uma experiência frustrante, onde deverá se repetir toda vez que falar com um novo contato.
Cada funcionário com quem eles interajam pode, de forma rápida e fácil, obter um registro de todas as integrações realizadas anteriormente com o consumidor.
CRM Operacional
CRM Operacional é um tipo de CRM focado na automação e melhoramento de processos relacionados a toda jornada do cliente, do pré ao pós venda, para gerenciar interações diárias com os consumidores.
Ou seja, ajudam a simplificar os processos de relacionamento com os clientes.
Eles fornecem funcionalidades para otimizar a visualização e eficiência em toda a jornada do cliente.
Pode começar desde as primeiras interações com o seu site, passando por todo processo de gestão de leads, avanço no funil de vendas e continuando com o relacionamento depois que se tornar cliente.
Os softwares operacionais de CRM normalmente fornecem funcionalidades voltadas para automatização de processos. Desde automação de campanhas de marketing, automação em vendas e tarefas repetitivas.
CRM Analítico
CRM Analítico é uma abordagem de CRM que utiliza dados e análise para entender o comportamento do cliente, otimizando estratégias para melhorar o relacionamento e a retenção.
Tem como foco principal ajudar na análise de dados dos clientes, fornecendo insights importantes para melhoria dos processos e relacionamento com os clientes.
Os dados do cliente são valiosos demais e a análise de dados é necessária para transformar informações em algo útil para a sua empresa.
Um CRM analítico ajuda você a usar os dados que tem para compreender as tendências de como seus clientes se comportam.
Com informações, você pode entender quais etapas no seu funil levam a vendas mais bem-sucedidas, quais aumentam a retenção de clientes ou quais são os problemas mais comuns dos clientes.
Por que implementar um CRM para Indústria?
É simples, o CRM para Industria gera melhores taxas de fechamento, maior satisfação do cliente e melhor previsão de demanda.
Em um segmento repleto de concorrentes, ter uma ferramenta que é conhecida por fornecer uma visão clara e completa geral do negócio, encurtar o processo comercial e facilitar na gestão de interações parece um sonho.
Mas mesmo assim, muitas empresas neste setor perdem milhões todos os anos por um simples motivo. Eles não contam com a gestão de relacionamento com o cliente, ou CRM para indústria.
Graças aos avanços tecnológicos, todo processo comercial e de relacionamento com o cliente podem ser totalmente automatizados e centralizados em um CRM, como o Gluo.
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Se você ainda não está convencido, deixa eu te dar alguns motivos para implementar um CRM para indústria:
Gera melhores taxas de fechamento
Um CRM para indústria pode ter o papel crucial de centralizar todos os processos do relacionamento com o cliente e interações realizadas.
Contar com tudo organizado e bem documentado diminui drasticamente as chances de perda de informações, sem contar que aumenta as chances de fechar um negócio ou até mesmo de vender mais na sua base de clientes.
O resultado final? Uma equipe mais organizada e um pipeline de vendas melhor gerenciado, o que te leva a mais negócios fechados.
Maior satisfação do cliente
Um CRM não é uma ferramenta valiosa apenas para seus clientes em potencial, mas também o gerenciamento do relacionamento com seus clientes atuais.
Ter todas as informações sobre seus clientes, ainda mais para uma indústria, ajudará a criar uma comunicação mais eficaz e produtiva, o que levará a um melhor relacionamento.
Você também poderá responder melhor às dúvidas sobre pedidos e atender com mais rapidez, uma vez que todas as informações sobre o cliente podem ser facilmente acessadas.
Quando um suporte ao cliente é forte e o relacionamento é bem nutrido, o seu cliente tenderá a estar satisfeito. O que significa mais negócios fechados.
Melhor previsão de demanda
O CRM para indústria também vai ajudar a sua equipe de vendas a prever com mais precisão as chances de negócio no seu pipeline.
Uma melhor compreensão sobre seus negócios em potencial pode significar só uma coisa, mais dinheiro no bolso.
Um sistema de CRM que fornece uma previsão de vendas, baseada em dados, te ajuda a programar e alocar recursos com mais antecedência.
Além de auxiliar no planejamento de estratégias que potencializam suas vendas e gestão de carteiras de clientes.
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Como escolher o melhor CRM para indústria?
Esta é uma dúvida frequente. E o processo de seleção do melhor CRM para indústria pode ser complicado, uma vez que existem centenas de soluções disponíveis, enquanto você busca aquela que se encaixa perfeitamente ao seu cenário.
Se você se encontra afogado em um mar de fornecedores, descrições de produtos e jargões técnicos, esta parte do texto é para você:
Identifique suas necessidades
É difícil dizer com total exatidão qual solução de CRM é a certa para sua empresa (embora tenhamos 99,9% de certeza de que o Gluo CRM é o ideal! hahaha).
Depois de examinar e avaliar seu modelo de negócio, seus processos internos e cenário atual, você precisa decidir isso por si mesmo.
Por quê? Pois, não há dois negócios iguais, muitas vezes o que funciona para uma empresa pode ser uma decepção total para outra.
Não basta seguir alguns conselhos genéricos da internet e contratar o primeiro CRM que ver pela frente.
O mercado de CRM está se expandindo rapidamente, o que é ótimo, pois você pode encontrar facilmente um CRM para indústria que atenda às necessidades específicas da sua empresa.
Existe uma ferramenta para cada objetivo: aumentar a eficiência das equipes, melhorar o acesso e gestão de dados, centralizar informações e interações realizadas, ou automatizar fluxos de trabalho e assim por diante.
O CRM pode ser um sistema que vai te ajudar a alcançar seus objetivos. Mas para isso, você precisa saber claramente quais são as suas necessidades.
Caso contrário, você corre o risco de investir em uma solução que não se encaixe nos seus fluxos de trabalho e objetivos.
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Dica:
Existem algumas perguntas que podem te ajudar a escolher o sistema de CRM mais adequado, conforme suas necessidade:
- Preciso otimizar a conversão de leads? Neste caso, você pode considerar um CRM voltado para criação de fluxos automatizados de prospecção e gestão de leads;
- Tenho oportunidades paradas no meu pipeline? Então cai bem um CRM que te ajude a identificar gargalos, a partir de relatórios de vendas;
- Tenho dificuldades para encontrar informações? Nesse caso, a solução mais adequada seria um sistema que te possibilite uma visão 360º de todo relacionamento com o cliente;
- Quero um acesso mais rápido e fácil sobre métricas comerciais? Procure um sistema que forneça painéis de controle personalizáveis.
Apenas lembre-se de uma coisa, todas as suas necessidades de negócio devem ser consideradas. Por isso, muitas vezes o melhor sistema é aquele que se personaliza e adapta aos seus desafios.
Conheça seus objetivos como indústria
Seja para industria de implementos agrícula, farmacêutica ou de base tecnológica, antes de pensar em quais funcionalidades são necessárias em um CRM para indústria, você precisa entender o que gostaria de alcançar com a implementação de um CRM.
Reflita sobre os problemas que a sua startup enfrenta atualmente e determine quais objetivos podem ser alcançados com o uso de um CRM.
Elabore uma lista de perguntas e responda-as com seus parceiros de negócios. Aqui estão algumas perguntas que podem ser usadas:
- Onde a sua empresa se encontra no momento em relação à clientes, vendas e receita?
- Quais são seus objetivos para os próximos cinco anos?
- Quais canais de marketing serão explorados?
- Será que a empresa se baseia em assinatura de serviço ou em um único produto?
- Quais mudanças precisam ser feitas para que sejam atingidos os objetivos?
Defina quais funcionalidades são indispensáveis
Após identificar quais são as suas necessidades e objetivos com a implementação de uma solução de CRM para indústria, você poderá dizer quais funcionalidades são as mais importantes para o seu negócio.
Aqui vai uma lista de algumas funcionalidades que podem te interessar:
- Gerenciamento e qualificação de leads
- Visualização de pipelines de vendas
- Automatização de fluxos de trabalho
- Automatização de e-mail Marketing
- Gráficos e relatórios de vendas
- Criação e envio de propostas comerciais
- Centralização de interações e históricos de compras
- Integração com outras ferramentas.
Ao mesmo tempo, lembre-se, caso você e sua equipe não tenham experiência com ferramentas de CRM, não opte por uma que seja muito complexa.
Se os seus funcionários não conseguirem usar, não estará aproveitando os benefícios de seu CRM para indústrias.
Por isso, é importante testar o produto com uma demonstração ou período de teste. Faça isso com vários fornecedores para ter uma comparação.
Então, para evitar transtornos, marque uma demonstração com cada fornecedor, para que você possa ver o produto funcionando e esclarecer dúvidas.
Além disso, é importante aproveitar vários períodos de teste de diferentes fornecedores para que possa ter um panorama mais amplo e comparar os resultados.
Identifique quais equipes utilizarão o CRM
Ao escolher um CRM para indústria, é fundamental levar em consideração as equipes que irão utilizar a solução.
Embora faça sentido que o gestor faça a decisão final, você deve considerar envolver, no processo seletivo, quem utilizará o CRM no dia a dia.
Isso fortalecerá a relação entre a alta administração e os funcionários, bem como a adoção do CRM no futuro.
Para abordar o assunto de maneira eficaz, é necessário:
- Listar todas as equipes que estarão envolvidas na utilização do sistema de CRM
- Reuni-los para discutir quais recursos gostariam de ver na solução
- Envolva-os em testes de diferentes soluções
- Escolha aquele que a maioria dos funcionários achou mais fácil e útil de implementar.
Planeje seu orçamento
Na maioria dos casos, os orçamentos são limitados, então você não precisa encontrar o sistema de CRM que atenda seus critérios de decisão, mas que não deixe a sua empresa com enormes despesas.
Um CRM para indústria é destinado a ajudar a sua empresa a crescer, não matá-la.
Logo, ao escolher uma solução para sua indústria, certifique-se de ficar dentro do seu orçamento e calcule o impacto da contratação a longo prazo.
Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a obter a melhor ferramenta pelo menos preço:
- Certifique-se de que não há custos adicionais para nenhum recurso no CRM que você utilizará
- Veja se não sairia mais barato contratar o plano anual, ao invés das parcelas mensais;
- Verifique se não há descontos ou cupons especiais
- Analise todos os planos disponíveis que o fornecedor de CRM oferece e escolha o mais adequado para o seu tipo de negócio e necessidade.
Como o Gluo CRM ajuda a sua indústria a crescer?
Se você é gestor de indústria ou está procurando uma nova solução de CRM, o Gluo pode ajudar a alcançar suas metas comerciais e estratégicas.
O Gluo CRM é uma ferramenta flexível que se adapta aos seus processos e necessidades, integrando o relacionamento com o cliente do início ao fim, da prospecção ao pós-venda.
Aqui estão alguns dos benefícios de um CRM para indústria:
Melhor gerenciamento da carteira de clientes
Gerenciar a carteira de clientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Com CRM para indústria, você pode acompanhar todas as interações do cliente com sua empresa, e isso ajuda a identificar clientes potenciais e oportunidades de vendas mais promissoras.
Além disso, um bom sistema de CRM, como o Gluo, permite personalizar e automatizar o controle de toda base, potencializando as vendas, além de aumentar a satisfação do cliente e a probabilidade de ele comprar novamente.
Centraliza seus dados e facilita acesso às informações
É essencial que empresas adotem ferramentas de CRM para a indústria que permita centralizar os dados de clientes, além de facilitar o acesso aos históricos de interações realizadas e informações coletadas.
Com um sistema de CRM, todas as interações do cliente, desde a prospecção até o pós-venda, podem ser armazenadas em um único lugar, proporcionando uma visão completa do relacionamento.
Isso ajuda a equipe a entender melhor as necessidades e preferências do cliente, o que permite fornecer um serviço mais personalizado.
Além disso, um bom CRM para indústria, como o Gluo, permite que a equipe colabore, compartilhe informações e trabalhe em conjunto para atender às necessidades dos clientes.
Aumenta produtividade de equipes
Um CRM para indústria, além de centralizar as informações, pode automatizar processos e tarefas repetitivas, para aumentar a produtividade da sua equipe.
Com um sistema de CRM bem parametrizado, é possível definir fluxos de trabalho automatizados para acompanhamento de leads, agendar atividades, enviar e-mail e muito mais.
Assim, o CRM permite que a equipe se concentre nas atividades que geram resultados, como prospecção de novos clientes, fechamento de negócios ou gestão da carteira.
Além disso, é possível monitorar o progresso de cada atividade, identificar gargalos e ajustar processos conforme necessário.
Maior visibilidade do funil de vendas
Com um CRM completo, como o Gluo, é possível acompanhar cada etapa do funil de vendas, desde a prospecção até o pós-venda.
Isso permite aos gestores e vendedores manter uma visão mais clara sobre todos os processos, fornecendo insights valiosos sobre o desempenho da equipe ou identificação de gargalos nos processos.
Além disso, um CRM para indústria que garanta maior visibilidade do funil de vendas, auxilia equipes a encontrar informações dos clientes e dos processos de vendas de forma mais fácil.
Uma vez que ficam centralizadas e acessíveis para toda a equipe.
Otimiza prospecção e qualificação de leads
Um dos maiores desafios para equipes comerciais é encontrar leads certos e qualificá-los de forma eficiente.
Com o Gluo CRM para indústrias, é possível otimizar a prospecção de leads, possibilitando a você concentrar nos leads mais qualificados e com maior potencial de conversão em vendas.
Ao concentrar as informações coletadas em um só lugar, é possível, com a ajuda do lead scoring, qualificar os leads conforme desejar. Permitindo que equipes criem perfis detalhados dos leads e definam critérios de qualificação mais precisos.
Além disso, o CRM para indústrias pode ajudar a automatizar o processo de qualificação de leads, para que equipes possam focar no follow-up e nutrição de leads mais promissores e evitar desperdício de tempo e recursos, com leads menos qualificados.
Aprimora o atendimento ao cliente
Oferecer uma experiência excelente aos clientes é crucial para o sucesso de qualquer negócio, e é exatamente com isso que um CRM pode te ajudar.
Equipes de atendimento ao cliente podem manter uma visão completa do histórico de interações e transações com o cliente, o que permite atendimentos personalizados e assertivos.
Além disso, pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas, como abertura de chamados, agendamentos de tarefas, ou até mesmo padronizar processos e definir regras para lidar com solicitações de atendimentos, assegurando que cada solicitação seja tratada de maneira adequada.
Escolher a melhor solução de CRM para a sua indústria é uma decisão importante que pode ter um grande impacto em seu negócio.
Como vimos nesta publicação, ao escolher a melhor solução de CRM para a sua indústria, devemos levar em consideração as necessidades específicas do seu negócio e avaliar cuidadosamente as opções disponíveis.
Com a escolha certa, você pode esperar um melhor gerenciamento de seus clientes e um aumento na eficiência e produtividade de suas equipes, ajudando a impulsionar seus resultados.
Se você quer isso para a sua empresa, nós podemos te ajudar! Nossa solução de CRM foi desenvolvida especificamente para atender o segmento industrial com seus desafios na venda e no relacionamento com o cliente.
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