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Atualização do CRM de vendas: isso é um desafio na sua indústria?

Preparamos um conteúdo especial para falar sobre o desafio que a atualização do CRM de vendas pode se tornar. Confira!

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Problemas com a atualização do CRM de vendas? É fato que isso pode acabar gerando gargalos em muitos processos comerciais na organização e prejudicar a saúde do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para falar sobre esse desafio que a atualização do CRM de vendas pode se tornar. 

Essa ferramenta tem o objetivo de facilitar, otimizar e tornar mais inteligente os processos comerciais, mas o que pode fazer com que isso se torne um problema? Como evitá-lo?

A seguir, veja quais os principais e mais comuns desafios na hora de usar o CRM. Além disso saiba como contornar estes contratempos e entenda a importância de um CRM na indústria!

O que pode prejudicar a atualização do CRM de vendas?

Muitos problemas podem surgir ao gerenciar vendas na indústria sem um CRM, no entanto, ao investir em um CRM, pode ser que apareçam alguns desafios, que precisam ser superados, a fim de que o software tenha total sucesso ao ser implementado e usado no negócio.

Equipe resistente ao receber novas ferramentas

Um problema bastante comum é a equipe que já está acomodada com os velhos hábitos. Sabe aquele famoso “sempre fiz assim” ou “de outro jeito é perda de tempo”?

Nesse cenário, é comum que aconteça a resistência ao uso do CRM. Se isso está acontecendo no seu negócio, existem algumas ações que podem ajudar a lidar com este problema. 

Antes de mais nada, assegure-se de adquirir um CRM completo, considerando os aspectos e necessidades do seu negócio. Assim, ficará mais fácil explicar ao seu time de vendas a importância do software para a gestão de processos comerciais.

Apresente a ferramenta não apenas como um sistema!  Você deve apresentar como uma forma de trabalho mais prática e eficaz, onde o foco é o relacionamento com o cliente, e como isso poderá beneficiar a empresa. 

Mostre por A + B, como isso facilitará e deixará o trabalho de todos mais assertivo, mostrando as funcionalidades do CRM.

Faça-os visualizar a importância de não ter dados, números e informações soltas. Mesmo

que isso pareça trabalhoso num primeiro momento, a longo prazo será mais prático, fácil e rápido – todos só têm a ganhar com a ferramenta.

Falta de afinidade com tecnologia

Pode ser também que seus vendedores sejam a moda antiga, digamos assim, planilha e caderninhos, por exemplo, para manter o controle da carteira de clientes. 

Mas, convenhamos que nos dias atuais, garantir um bom atendimento ao cliente sem um processo de vendas organizado, com ferramentas práticas e inteligentes, é praticamente impossível.

Para resolver essa questão, mais uma vez serão necessárias as suas habilidades de persuasão para mostrar os prós do software. Mas admito que facilita o seu trabalho caso escolha um sistema que seja intuitivo e de fácil usabilidade. 

Além disso, opte pelo CRM de uma empresa que ofereça um bom suporte. É interessante também que ele ofereça treinamentos – que explique os primeiros passos, todas as funcionalidades e possibilidades de uso.

Falhas no cadastro

Para criar um fluxo de trabalho fluido e eficaz, é primordial dar a devida atenção para a parte de cadastro, do contrário, maiores problemas podem aparecer no futuro.

Este é sem dúvidas, um dos principais desafios do CRM na indústria! Não por causa de dificuldades do software ou algo assim. Mas porque muitas vezes os colaboradores não se preocupam em preencher certas informações no sistema, por confiarem demais em suas memórias.

Um dado que pode não parecer muito relevante na hora do primeiro contato com o cliente, pode ser muito importante para fechar uma venda no futuro. 

Então, deixe claro aos vendedores a importância de preencher o máximo de informações possíveis quando em contato com o cliente.

Falta de comprometimento da equipe

Abrangendo os tópicos anteriores, a falta de comprometimento do seu time comercial pode ser um grande empecilho na implementação de um sistema de CRM. 

Quando a equipe não se compromete com o uso do software, as atividades não serão feitas corretamente e, como consequência, não terá bons resultados. 

Nesse cenário, é importante não confundir, e entender que a falta de engajamento do time é o motivo para números e produtividade baixa, e não as funcionalidades do CRM.

Se você se certificou de adquirir um software intuitivo, completo e que apresenta funcionalidades que o seu negócio necessita, fica claro que a falta de bons resultados não estará ligada a ele. 

Por isso, mais uma vez, é hora de preparar os colaboradores para o uso do CRM, foque em mostrar os resultados possíveis, no aumento das vendas que o uso dessa plataforma vai gerar, tal como a geração de leads mais qualificados para venda e que, muito além de uma nova tecnologia, trata-se de uma estratégia diária da empresa.

Por que é importante nutrir o CRM de vendas corretamente?

Quando o CRM é devidamente atualizado com os dados e informações corretamente e constantemente, isso torna o acompanhamento mais assertivo dos clientes no funil de vendas.

Tenha em mente que para oferecer uma experiência de compra satisfatória, é fundamental ter acesso ao histórico de compras, demandas e comportamento em geral do cliente em questão. É exatamente isso que o CRM faz.

Acessando tais informações, a empresa conseguirá desenvolver experiências de compra inovadoras e eficientes, que conquistam seus consumidores, antecipando suas necessidades.

Vendas na indústria, por exemplo, onde o processo de negociação costuma ser mais longo e os valores envolvidos mais substanciais, um CRM auxilia o time comercial a criar estratégias de acordo com o impacto de cada cliente nos resultados da empresa. E ainda, no quanto eles poderão render no futuro, fazendo com o que o relacionamento seja proveitoso para ambas as partes.

Dito isso, vale enfatizar ainda alguns dos principais benefícios do CRM:

  • Informações e dados centralizados;
  • Aumento da produtividade;
  • Fidelização de clientes;
  • Custo menor em treinamento;
  • Maior assertividade em ações comerciais.

E então?

Neste conteúdo, pontuamos alguns desafios que podem surgir ao implementar um sistema de CRM na sua indústria, acompanhado de dicas para resolver tais problemas e assim otimizar os resultados do seu time comercial.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Agora, se você quer conhecer todas as funcionalidades do Gluo CRM, deixar os desafios de lado e saber como ele pode auxiliar a gerenciar vendas na sua indústria, clique abaixo e solicite uma demonstração gratuita!

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