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Como garantir um bom atendimento ao cliente sem um processo de vendas organizado?

Está preocupado em oferecer um bom atendimento ao cliente? Que bom, porque isso é, sem dúvida, um fator primordial para o sucesso do seu negócio.

O que faz uma empresa de prestação de serviços e/ou venda de produtos acontecer, são os clientes. Então, nada mais justo que tratá-los da melhor forma.

Nesse sentido, você sabe mesmo o que é um bom atendimento ao cliente? Será que é possível conseguir garantir isso sem ter um processo de vendas organizado?

É sobre isso que iremos falar neste conteúdo. Continue a leitura para entender todos os fatores que podem influenciar na prática do bom atendimento ao seu cliente!

O que é um bom atendimento ao cliente?

Fazer um treinamento para vendas eficientes com a sua equipe é algo super válido, mas de nada vai adiantar se isso não estiver muito bem alinhado com algumas outras ações.

O ato de prestar um bom atendimento ao cliente, começa no pré-vendas e vai até o pós-venda. Ou seja, é preciso garantir uma experiência satisfatória em todos os canais e momentos em que se tem contato com o cliente.

Isso porque, atender com qualidade é investir em um relacionamento com o cliente, que seja sólido e duradouro entre ambas as partes. 

Os critérios para atender de forma eficiente e agradável o consumidor, estão cada vez mais rígidos. O ponto de satisfação a se atingir, é conseguir abranger por completo toda a experiência do cliente quando em contato com a sua empresa. 

É necessário praticar o chamado Customer Experience. Ou seja, não é apenas tratar bem os consumidores, mas também criar relacionamentos baseados na confiança e focar completamente nas necessidades das pessoas atendidas, mantendo o padrão de qualidade em todos os contatos.

Por que é importante fazer um bom atendimento ao cliente?

Além de ser fundamental para alavancar o sucesso da organização, atender bem o cliente pode ser uma vantagem competitiva.

Segundo um estudo feito pela Gladly sobre Customer Service Expectations Survey, cerca de 92% dos consumidores afirmam que não comprariam mais produtos de uma empresa depois de uma experiência ruim no atendimento.

Ainda nesse estudo da Gladly, outro dado que chama atenção é que 68% das pessoas pagariam mais caro para comprar de uma empresa com ótimo histórico de atendimento ao cliente.

Para se tornar ainda mais claro o quão importante é fazer bom atendimento ao cliente, aqui vão algumas estatísticas surpreendentes retiradas do relatório State of Global Customer Service Report, da Microsoft:

  • No Brasil, 90% dos consumidores são fiéis às marcas que prestam um excelente atendimento
  • 95% dizem que, ao contatar a central de atendimento, esperam que o atendente já saiba seus dados e histórico de relação com a empresa
  • 97% têm uma visão positiva das empresas que solicitam e aceitam feedback de seus clientes
  • 90% veem com bons olhos as empresas que entram em contato para informar sobre os produtos e serviços adquiridos
  • 88% gostam das empresas que respondem às perguntas de seus clientes nas redes sociais.

Ou seja, não há dúvida, que atender bem o consumidor está diretamente relacionado a ter resultados financeiros satisfatórios, assim como a fidelidade dos clientes e o desempenho da organização.

É possível realizar um bom atendimento sem um processo de vendas estruturado?

É possível realizar um bom atendimento sem um processo de vendas estruturado?

Se você espera ter sucesso no atendimento dos seus clientes, mas sem investir em um processo de vendas organizado e otimizado, isso é pouco provável.

Isso porque, para conseguir fazer um atendimento adequado e assertivo, você precisa de informações. É necessário captar essas informações de alguma forma, as organizar e analisar de modo a usá-las a seu favor.

Mas, como fazer esse controle? Colocar na ponta do lápis e ter um caderno onde se anota as informações relevantes? Definitivamente não! Quem sabe usar uma planilha? Talvez, mas isso ainda está longe de ser a solução ideal.

Pense que para conseguir atender da melhor maneira possível, você precisa ter acesso ao cadastro completo de clientes, fornecedores e colaboradores. Assim você terá acesso a dados importantes, como padrão de consumo, ticket médio, tempo médio para entrega, taxa de rejeição de determinado produto ou serviço, etc. 

Logo, você terá a seu dispor, tudo o que é necessário para manter uma conversa fluída, responder com assertividade as perguntas dos clientes, e melhor ainda, já conseguirá antecipar as dores e direcionar uma solução.

Concordamos então, que não é viável fazer isso no papel, e usar uma planilha para controle de vendas, por exemplo, não será o processo mais otimizado para colocar essas ações em prática, certo?

Neste ponto, um CRM pode ser a solução mais adequada! Sistemas de CRM revolucionam as vendas nas empresas, pois é possível centralizar todas as informações e dados do cliente em uma plataforma organizada, que oferece tudo de forma clara. Logo, você tem todas as armas necessárias para acertar em cheio em um bom atendimento ao cliente.

O CRM pode ser um aliado no processo de vendas

Você pode estar em dúvida sobre como um sistema de CRM pode ser tão útil para a sua empresa, mas, considerando os dados mostrados nesse texto, é fato que o cliente valoriza um bom atendimento. Ou seja, ao entregar uma experiência diferenciada, se torna possível agregar valor ao seu serviço ou produto.

Basicamente, uma plataforma de CRM é capaz de unir tudo de importante em um só lugar, garantindo maior qualidade e agilidade nos processos. 

Um CRM (Customer Relationship Management) tem como foco principal o cliente, colocando ele como centro dos processos, com o objetivo de perceber e antecipar suas necessidades, e então o atender da melhor forma.

Algumas das muitas vantagens de um CRM são:

  • Todas as informações dos seus clientes em um só lugar
  • Histórico completo do relacionamento com os clientes
  • Acesso remoto onde e quando precisar
  • Lembretes para um follow-up ideal
  • Funil de vendas fácil de entender e gerenciar
  • Possibilidade de segmentar grupos de clientes por características específicas.

E então?

Você viu neste conteúdo não só a importância de um bom atendimento ao cliente, mas também como é essencial um processo de vendas estruturado para que isso aconteça.

Isso quer dizer que se você quer acertar nas estratégias para atender bem o seu cliente, precisa ter um processo de vendas devidamente alinhado. E dentre muitas vantagens, um sistema de CRM pode otimizar completamente o processo de vendas, tornando-o mais eficaz.

Nesse sentido, a verdade é que não é possível garantir um bom atendimento ao cliente sem dar a devida atenção ao processo de vendas como um todo. Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!