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E-mail Marketing – Como construir uma campanha de Sucesso

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O E-mail Marketing é uma das melhores formas de entrar em contato com leads e clientes. Saiba como realizar uma Campanha de Email Marketing de Sucesso

Pule para onde você quer

Hoje em dia o Marketing Digital vem ganhando muita força e isso não é novidade para ninguém. Além das mídias sociais, o E-mail Marketing nunca deixou de ser um dos melhores contatos diretos para leads e clientes. Tendo sempre métricas e normas a serem seguidas para uma boa Campanha de E-mail Marketing.

Nesse post, serão abordados os seguintes tópicos:

  • Importância e vantagens do E-mail Marketing
  • Distribuição do Conteúdo criado
  • 7 Tipos de E-mails Marketing que sua empresa pode utilizar
  • Ferramentas de E-mail Marketing 
  • Conteúdo e Layout do E-mail
  • Conclusão

Importância e vantagens do E-mail Marketing

Atualmente existem diversas formas de se comunicar com o seu cliente. Desde suporte via Whatsapp, Chat no site, to call, um vídeo curto no Stories do Instagram ou uma publicação no Facebook da sua empresa.

Não importa, a forma mais simples de interação contínua sendo o E-mail Marketing.

O E-mail Marketing é um canal de comunicação e relacionamento que oferece diversas opções de estratégia de Marketing Digital.

As pessoas não se sentem na obrigação de ver todos os posts e acompanhar todas as atualizações nas redes sociais. Já os e-mails são olhados cuidadosamente, em geral todos os dias.

Usado de forma adequada o E-mail Marketing se torna uma arma muito eficiente para manter um relacionamento com os clientes atuais e com os possíveis clientes.

Em geral, as mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo de e-mails.

O grande segredo para sucesso nessa distribuição de conteúdo é através de um adequado fluxo de nutrição.

O objetivo do fluxo para os clientes: é manter um contato direto para fidelizá-los e que continuem comprando da sua empresa. Já no caso dos potencias clientes o processo é: atração, levando ao estágio de descoberta do seu produto ou serviço até a decisão de compra.

Exemplo:

Site/Blog: Cadastro através do contato do site, cadastro da newsletter ou uma oferta do seu produto/serviço em destaque. Ambos, são a oportunidade de enviar um e-mail de boas-vindas e a partir disso, manter essa nutrição, com outros e-mails segmentados (para esse tipo de lead) até efetivamente comprar com sua empresa.

Distribuição do Conteúdo

A forma mais simples para começar a estruturar uma campanha de e-mail marketing é estruturar uma rotina de Newsletters, cartões comemorativos, avisos úteis etc semanalmente.

Exemplo: Você pode escolher um dia da semana especifico falando dos artigos mais lidos da semana.

Role até o final deste post e baixe gratuitamente um Checklist dos Emails Marketing mais enviados!

Cada um desses formatos deve ser usado para ocasiões específicas. Comece listando seus objetivos e eles devem ser bem claros e com métricas associadas para acompanhar os resultados.

Para fazer um E-mail Marketing efetivo, isto é, não acabar na caixa de spam, é importante seguir as boas práticas. Leia nesse post algumas das más praticas.

7 Tipos de E-mails Marketing que sua empresa pode utilizar

1.Newsletter

Newsletters são e-mails de recorrência, com conteúdos diversos para nutrir o relacionamento com seus Leads e clientes de maneira mais leve e com mais proximidade.

Elas podem ser produzidas com mais facilidade, pois segue um padrão de comunicação, abordando diversos assuntos dentro de um tema amplo.

Se sua empresa já possui um blog com conteúdo frequente, a newsletter é uma excelente forma de alavancar o alcance do conteúdo.

O passo a passo completo para montar uma campanha desse tipo você vê no nosso checklist de E-mail Marketing.

2.E-mail promocional

Antes de tudo, é importante entender que “promocional” é no sentido de “promover uma oferta”, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato.

Exemplo:

  • Divulgação de produtos físicos (ecommerces e empresas de varejo);
  • Serviços digitais (ofertas de consultorias, softwares e ferramentas pagas);
  • Produtos digitais gratuitos (eBooks, treinamentos, webinars etc).

O foco único desse tipo de e-mails é a conversão. De forma otimizada, possuem um potencial enorme de levar a mensagem certa para a pessoa certa em qualquer etapa do estágio de compra.

E como fazê-los de forma otimizada? No começo desse post falamos sobre fluxo de nutrição, ou seja, enviar o e-mail para um público-alvo específico que esteja interessado no que está sendo oferecido.

O passo a passo completo para montar uma campanha desse tipo você vê no nosso checklist de E-mail Marketing.

3.E-mail sazonal

A palavra “sazonal” se refere a algo que é temporário, ou seja, que acontece em uma determinada época.

 Exemplo: Usar as datas especiais de cada usuário para enviar uma mensagem personalizada.

Essas campanhas podem corresponder a mensagens de aniversário, datas comemorativas, black friday e felicitações em geral.

É bastante utilizada também para se referir a produtos que são produzidos em uma determinada época do ano, sejam eles alimentos ou bem materiais e também para outras coisas.

Nas datas comemorativas podem ser excelentes para promover sua marca. Geralmente, os e-mails de comemoração envolvem um designer mais elaborado nas imagens, com textos curtos para conquistar e prender a atenção do destinatário.

O passo a passo completo para montar uma campanha desse tipo você vê no nosso checklist de E-mail Marketing.

4.E-mail Marketing de boas-vindas

O e-mail de boas-vindas é o e-mail que você enviará ao seu lead, assim que cadastrado no seu Sistema. Pode não parecer importante, mas esse e-mail tem diversas funções, principalmente avançar o usuário em sua jornada de compra.

Com o Sisteme de CRM Gluo, esse envio é de forma automática, assim que o lead entra na nossa base ou é convertido em prospect.

5.E-mail para clientes inativos

Para alcançar novamente leads e clientes inativos, o melhor a se fazer é uma oferta interessante, alinhada com as características do público que receberá o e-mail e com uma periodicidade adequada.

Mas, além disso, há algumas boas práticas que você pode adotar para engajar esse público. São elas:

  • Perguntar quais conteúdos ele gostaria de receber;
  • Fazer anúncios segmentados para seus Leads nas redes sociais (utilize o e-mail deles para encontrá-los);
  • Evitar e-mails de grupo (como financeiro@ ou contato@);
  • Avisar o Lead que ele não receberá spam ou inserir a opção de opt in (isso ajudará a evitar o cadastro com e-mails temporários);
  • Confirmar a adesão do Lead;
  • Leia mais sobre o Satisfação do Cliente aqui.

6.E-mail para ecommerce

O E-mail Marketing tem um papel muito importante para empresas que trabalham no modelo de ecommerce, seja para engajar, relacionar-se, aumentar a taxa de conversão, enviar promoções, divulgar novidades ou diminuir a quantidade de carrinhos abandonados.

Crie maneiras de incentivar o cadastro de clientes na sua lista de e-mails. Assim, você garante uma base de pessoas realmente interessadas e suas mensagens não são consideradas spam.

Envie somente o que for relevante para o seu cliente e que tenha ligação com a loja, como promoções e lançamentos, mas também que estejam conectadas ao seu negócio e que ajudem o consumidor a resolver algum tipo de problema.

7.Automação de e-mails

Automação de marketing é qualquer interação que ocorra entre a empresa e o potencial cliente de forma automatizada, com objetivo de se relacionar de acordo com as ações dele no seu site, redes sociais ou E-mail Marketing.

Isso significa que, dependendo do caminho que seu Lead ou cliente fizer, sua resposta a ele será diferente. Ou seja, o relacionamento, apesar de automatizado, será personalizado.

Automação de E-mail Marketing consiste no envio de e-mails automáticos para o Lead, dependendo de determinada ação que ele realizou.

Esses e-mails podem ser de diversos tipos, entre eles, e-mails de nutrição de Leads, que consiste em enviar, de forma automatizada, uma série de e-mails com conteúdos relacionados ao tema pelo qual o usuário demonstrou interesse.

À medida que os e-mails vão sendo disparados e o Lead vai consumindo os conteúdos, novos e-mails são enviados, conduzindo o usuário pela jornada de compra até levá-lo ao Fundo do Funil.

Se ele chegar nessa etapa, é sinal de que provavelmente está maduro para comprar e, se for qualificado, é o momento ideal para o consultor de vendas abordá-lo.

Ferramentas de E-mail Marketing

Se sua empresa é novo nesse negocio de Marketing Digital, deve ter encontrado algumas dificuldades em enviar e-mails em grande escala ou gerenciar uma extensa lista de contatos. Um software de E-mail Marketing está aí para sanar essa dor.

O que faz um Software de E-mail Marketing:

  • Segmenta: controle total do público que irá receber seus e-mails
  • Cria layouts eficientes: ajuda na criação do design de seus e-mails
  • Automatiza o disparo de suas campanhas: ganha produtividade e eficiência no envio dos e-mails
  • Acompanha o desempenho pós disparo: verifica as métricas de quantas aberturas, cliques, falhas, rejeição, conversão, etc

Entendido a importância da ferramenta, agora sua empresa precisa saber “qual meu objetivo com E-mail Marketing?” e “quais são as funcionalidades que sua empresa realmente precisa para atingir esses objetivos?”.

É extremamente importante que, após uma campanha ser planejada e executada, ela seja devidamente testada e avaliada antes do disparo. Dessa forma, os erros serão diminuídos e as chances de sua campanha dar certo aumentam drasticamente.

Para isso, indicamos as seguintes ferramentas:

Mautic

É a primeira ferramenta Open Source (gratuita) de Automação de Marketing. As ferramentas de Automação de Marketing sempre venderam no tradicional modelo SaaS, o caso do Mautic.

Ele surgiu para atender praticamente dois públicos: empresas que ainda tem algum receio de deixar sua base de contatos em nuvem, preferem um servidor próprio e aquelas pequenas empresas que ainda gastam um investimento com valores super altos.

A trajetória da Automação de Marketing é muito parecida com a história do CRM, ambas nasceram dentro da indústria de software e vincularam o termo a própria categoria de produto.

Pode parecer que essa trajetória seja recente, mas os principais competidores dessa categoria, como Hubspot e Infusionsoft, já estão a aproximadamente há 10 anos no mercado.

Com o Mautic é possível:

  1. Gerenciar os leads;
  2. Integração com midias sociais;
  3. Lead Tracking;
  4. Lead Nurturing;
  5. Criar landing page;
  6. Lead Scoring;
  7. Visão geral das campanhas;
  8. Integração com CRM e outras ferramentas.

A Mautic começou com um único foco. Igualdade. A comunidade Mautic acredita que todas as pessoas possam entender, gerenciar e alavancar seu negócio ou organização. A Mautic está focada em tornar essa crença em realidade, entregando para as pessoas um software de automação de marketing poderoso.

Gluo CRM

Assim como o Mautic, o Gluo CRM é uma ferramente de automação de E-mail marketing, voltada a atender Pequenas e Medias Empresas que buscam um Sistema mais completo que o Mautic.

Com o Gluo CRM é possível:

  1. Gerenciar os leads/prospects/clientes;
  2. Integração com RD Station e Topol.io;
  3. Criar landing page;
  4. Lead Scoring **
  5. Visão geral das campanhas;
  6. Métricas de disparo de e-mails;
  7. Envio programado de forma automático dos e-mails;
  8. Histórico de envio e recebimento de e-mails.

Descubra tudo sobre o Gluo CRM.

**Assista Webinar “Como Criar Campanhas de E-mail Marketing no Gluo CRM:

Conteúdo e Layout do E-mail

Ao planejar uma estratégia de E-mail Marketing, é preciso ter em mente os seguintes pontos: planejamento de público, frequência de disparos, criação de templates e segmentações.

Planejamento de público / Segmentação

Entenda quem são seu público e quais ações pretende realizar com seu e-mail marketing.

Para disparar seus e-mails de forma correta, para as pessoas corretas, é importante que analise seu público e o divida em nichos. Assim, você conseguirá se comunicar de forma segmentada e correta com cada Lead.

Alguns exemplos de personas:

  • Pessoas que já demonstraram interesse em outro conteúdo sobre mesmo assunto ou assunto semelhante/complementar;
  • Pessoas que realizaram, ou não, uma conversão nos últimos 4, 5 ou 6 (ou mais) meses (nível de engajamento com sua empresa);
  • Pessoas que já demonstraram interesse em determinado produto mas não compraram;
  • Clientes, não clientes, pessoas que negociaram mas não fecharam etc.

Criação de um template

É importante que, além de ter uma comunicação boa na escrita, precisa estabelecer uma comunicação visual contínua para que seus contatos, ao abrirem seus e-mails, saibam rapidamente de qual empresa se trata e qual conteúdo traz.

Padronização e taxas de clique e abertura:

  • Tenha somente um objetivo por campanha
  • Insira a opção de descadastro e visualizar na web
  • Assuntos: gerar interesse (explicitar benefícios + aguçar a curiosidade), mostrar relevância, ter boa reputação (relevância – frustração), gerar senso de urgência e causar emoções positivas.
  • Evite palavras de Spam (grátis, promoção, fatura, boleto, veja, compre)

Planejamento de frequência

É hora de estabelecer um calendário, de modo a otimizar seu relacionamento com o público.

Nesse caso, deve-se buscar uma frequência de disparo equilibrado, nem enviar muitos, nem poucos.

Boas praticas:

  • Regularidade
  • Frequência
  • Calendário de conteúdos

Conclusão

Se o marketing segue as boas práticas e possui uma base de Leads própria e engajada, provavelmente terá uma boa entregabilidade, pois o “dever de casa” estará feito.

Após realizar o disparo de uma campanha de e-mail, a ferramenta utilizada para o envio começa a gerar um relatório, apresentando métricas de desempenho.

Acompanhar e entender esses dados é fundamental para determinar se o resultado da campanha foi satisfatório e gerar aprendizado e melhorias para os próximos disparos.

Além de servir como um relatório e influenciar no desempenho das futuras campanhas, os dados gerados também possibilitam realizar e mensurar testes, como mudar o dia e o horário do disparo, o assunto ou o conteúdo, por exemplo, e acompanhar o impacto gerado nas métricas.

Por isso é importante mensurar os resultados do e-mail em conversões. Pode ser novas conversões de Leads, Leads convertidos para Leads qualificados, oportunidades ou clientes, e até vendas em geral ou de determinado produto ou serviço.

Outro ponto de atenção é parar de enviar e-mails para todos os contatos que fizeram marcação de spam o mais rápido possível, para evitar graves problemas de entregabilidade.

Tente manter as campanhas com no máximo 1% de descadastramento!

Quando o usuário realiza o descadastro de uma lista, o Gluo CRM automaticamente remove seu e-mail permanentemente dos próximos envios, dispensando a necessidade de procurar o usuário na lista para removê-lo manualmente.

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