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Entenda quais problemas podem surgir ao gerenciar vendas na indústria sem um CRM!

Você mais do que ninguém entende o quão complexo e delicado um processo de vendas pode ser, correto? No entanto, existem algumas ferramentas que podem auxiliar e tornar o processo de gerenciar vendas, mais assertivo, como é o caso de um bom CRM.

Agora, se você acredita que não precisa de um CRM para gerenciar as vendas na sua indústria, recomendamos que continue a leitura e desvende as desvantagens e problemas que podem aparecer (e com certeza vão) ao usar apenas planilhas ou métodos manuais para controlar os processos de vendas.

A seguir, listamos algumas das principais consequências de não utilizar um CRM de vendas e quais gargalos podem surgir e prejudicar a saúde da sua empresa!

O CRM como ferramenta eficaz para gerenciar vendas

Contar com um CRM para a gestão de processos comerciais na sua indústria é imprescindível. 

E não falamos isso da boca para fora, na verdade, em nosso blog, você encontra diversos materiais que reforçam o fato que usar um bom sistema de CRM resulta no ganho de eficiência que, por sua vez, melhora os índices de produtividade e de assertividade dos processos de vendas.

Do contrário, sem o auxílio de um CRM, situações como as listadas a seguir, podem acontecer!

Falta de concentração e foco por parte dos vendedores

Se os vendedores não têm uma visão clara do que fazer, a equipe perde o foco e deixa de concentrar esforços no mais importante: efetuar vendas.

Isso acontece devido à falta de organização das informações e dados gerados, que ao invés de ajudar, quando não estruturados, acabam virando um caos.

Com isso, profissionais de vendas ficam presos em atividades repetitivas, como atualizar planilhas de contatos e demais atividades afins, que são trabalhosas, demoradas e pouco efetivas para a geração de resultados.

Mas, pior do que o desperdício de tempo e recursos por não ter um CRM para auxiliar na gestão das vendas, é que os vendedores acabam ficando desmotivados devido a processos densos e isso acaba por prejudicar fortemente o rendimento, o que nos leva a mais um gargalo.

Baixa produtividade do time de vendas

Baixa produtividade do time de vendas

Como a equipe de vendas pode ser produtiva se não existe uma compreensão clara do que e do quanto precisa ser feito todos os dias?

Não precisamos ir muito longe para entender que, quando as demandas não estão claras para os vendedores, a agilidade na execução dos processos cai e, por consequência, a produtividade também.

Basta notar que informações espalhadas entre e-mail, chats, WhatsApp e planilhas só confundem e dificultam os processos, impedindo de ver o status de cada negócio e sem saber qual deve ser o próximo passo. Tudo isso culmina em um time de vendas sobrecarregado, atuando com insegurança nas negociações. 

Logo, fica fácil entender que centralizar o trabalho no CRM, ajuda a enxergar e saber quais etapas da jornada de compra o cliente já percorreu. E, assim, saber qual o passo seguinte e o que é preciso para fazê-lo.

Erros e falhas nos registros de dados e informações do lead

Com tamanho crescimento tecnológico que vivenciamos nos últimos anos, por que insistir em métodos manuais para fazer o tratamento dos dados dos clientes? Uma vez que isso além de dificultar a sistematização das informações, ainda é um desperdício de conhecimento.

Para uma indústria, é imprescindível que o processo de vendas seja orientado pela jornada do cliente. Afinal de contas, o consumidor passa por diversos estágios até tomar sua decisão, e é fato que os resultados aumentam quando a proposta chega no momento certo.

Com base nisso, quanto mais informações sobre o lead, melhor. E uma planilha, definitivamente não vai suprir essa necessidade, você vai precisar ter um software específico.

Clique aqui para descobrir por que não é uma boa ideia usar planilha de controle de vendas.

Carência de mensuração de resultados

Para que você consiga avaliar o desempenho da equipe de vendas, tal como dos processos, os registros das informações dos clientes e das tarefas realizadas são necessários.

Esse tipo de monitoramento tem um papel importante na sua indústria. E não se trata de apenas acompanhar os resultados, mas, principalmente, buscar melhorias.

Sem dúvidas os feedbacks nas reuniões da equipe são úteis. No entanto, quando o objetivo é o aperfeiçoamento dos processos de vendas, nada supera o uso de relatórios detalhados.

Pós-vendas ineficaz

A fidelização de clientes é fator determinante para o sucesso da organização. Inclusive, não é novidade que custa menos manter um cliente do que conquistar um novo, sem esquecer que é uma estratégia inteligente e eficiente para que a empresa consiga escalar o faturamento.

Esse ponto deve ser tão valorizado, que hoje em dia, já contamos com áreas específicas para cuidar do Sucesso do Cliente (Customer Success).

Mas infelizmente, as chances de realizar esse trabalho bem-feito são mínimas para as empresas que não possuem um sistema de CRM para gerenciar vendas. Isso porque, sem o devido registro das informações e dados do cliente, simplesmente não tem como fazer a gestão do relacionamento.

E então?

Neste conteúdo, enfatizamos os males causados por não usar um sistema CRM para estruturar os processos de vendas na sua indústria. 

Como você pôde notar, a falta de um CRM pode acarretar problemas bem sérios na organização, o que por sua vez, impacta negativamente nos resultados. Logo, podemos concluir que investir nesta tecnologia é investir no sucesso do negócio.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! Agora, se você quer conhecer todas as funcionalidades do Gluo CRM e como ele pode auxiliar a gerenciar vendas na sua indústria, clique abaixo e solicite uma demonstração gratuita!

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