Engana-se quem pensa que automatização de processos só é vantajosa para empresas digitais. Isso nunca foi verdade e hoje, mais do que nunca, a tecnologia é aliada na otimização de processos nos mais diversos segmentos, como por exemplo, indústrias de implementos agrícolas que buscam alavancar as vendas.
Nesse sentido, como o seu time comercial mantém o relacionamento com a carteira de clientes atuais e atraem novas oportunidades?
Caso a resposta para esta pergunta não seja clara, recomendo que continue a leitura e entenda como um bom sistema de CRM pode contribuir nas negociações comerciais, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda. Aqui vai um pouco do que encontrará neste conteúdo:
- Importância do CRM para indústrias de implementos agrícolas;
- Informações pontuais e detalhadas agilizam as atividades do time comercial através do CRM;
- Maior e melhor segmentação do seu público;
- Controle e assertividade nas visitas técnicas dos vendedores, e muito mais!
Se aprofunde no assunto CRM 👉 O que é CRM? O Guia Definitivo para 2024
Vale a pena ter um CRM em indústrias de implementos agrícolas?
Já adiantamos que sim, e no decorrer deste material vamos destacar os principais benefícios de um crm que o fazem ser uma verdadeira mão na roda para as indústrias de implementos agrícolas, em especial para o time de vendas.
A importância do relacionamento entre empresas e clientes
Independente do segmento, quem atua no mercado precisa manter um bom relacionamento com o cliente. Entretanto, negócios que vendem para um grupo específico de pessoas, como é o caso de indústrias do setor de agronegócio, precisam ficar ainda mais atentas a isso.
Pense que para converter oportunidades em vendas, o vendedor precisa ter dados relevantes, detalhes sobre o perfil do cliente e histórico de compras. Por mais que seu time comercial esteja bastante empenhado, é muito difícil manter todas essas informações no papel ou planilha no computador.
Não apenas na captação, mas também na manutenção e fidelização dos clientes, uma boa ferramenta de gestão de relacionamento é fundamental. E é aí que entra o software de CRM, como vamos mostrar nos próximos tópicos.
CRM para indústria de implementos agrícolas: um termômetro para o seu negócio!
Um CRM garante acesso a dados bastante precisos, fator valioso para desenvolver melhores estratégias de vendas e tomar decisões mais eficazes. Com todas as informações centralizadas em um único lugar, é possível realizar análises, identificar padrões e oportunidades com base em um panorama geral.
Essa precisão sobre os dados impulsiona os negócios, uma vez que a obtenção de relatórios pontuais permite decisões mais estratégicas por parte da sua indústria.
Ou seja, baseado em informações reais, seu time de vendas saberá desde quando é o melhor momento para abordar o potencial cliente, até a melhor forma para fazer isso, alinhado a uma oferta mais assertiva, de acordo com as necessidades e expectativas do cliente.
CRM na melhor segmentação do seu público
Dentro da sua área de atuação, você atende clientes com demandas distintas, certo? E se eu te dizer que um CRM consegue agrupar todos eles em um único lugar, mas favorecendo uma análise separada de cada um deles?
E não é só isso, pense que sua indústria precisa estar ciente dos negócios dos seus clientes, para assim saber designar as melhores soluções e produtos. O software de CRM, baseado no histórico de toda a jornada do cliente facilita e otimiza toda as etapas:
Pré-vendas
Ao optar por utilizar um bom CRM, você poderá gerenciar, organizar, monitorar e medir a eficácia de todos os processos comerciais, partindo do pré-vendas.
Isso é possível porque o software certo dispõe de recursos para esta demanda, incluindo funcionalidades que facilitam o controle e otimizam a captação, tornando a tarefa mais eficaz e descomplicada.
Vendas
Para realizar uma gestão mais eficiente dos processos comerciais, você poderá acompanhar no CRM em tempo real e gerenciar a agenda da sua equipe de vendas.
A fim de otimizar essa etapa, um bom software ainda permitirá que você emita suas propostas em PDF e envie por e-mail, diretamente da plataforma.
Além de gerenciar clientes, contatos e oportunidades de forma integrada, com visão 360°, é possível acompanhar, gerenciar e fechar negócios com apenas alguns cliques e em um único lugar.
Pós-venda
A etapa do pós-venda é essencial no gerenciamento do processo comercial, de modo a garantir a satisfação dos clientes. Logo, uma plataforma de CRM completa permite que o usuário crie tarefas e rotinas para o pós-venda.
Você e seu time de vendas poderão acompanhar de forma recorrente a satisfação dos clientes. Isso reduz a possibilidade de perda de clientes e aumenta a possibilidade de retenção.
Controle e assertividade nas visitas técnicas dos vendedores
Com a utilização de uma CRM na sua indústria de implementos agrícolas, você consegue acompanhar o desempenho dos vendedores externos, sem sair. Isso porque, é possível registrar tudo no software e ter um amplo controle do dia a dia dos vendedores nos atendimentos.
Mais agilidade e controle nas negociações tornam-se uma realidade quando:
- Relatórios podem ser feitos em tempo real, de forma detalhada, sem perder a qualidade e agilidade;
- Mesmo que o vendedor não feche a venda, as informações ficam no histórico do cliente no CRM. Todos que precisarem terão acesso e controle acerca das respectivas informações.
Acompanhamento das metas de vendas
Com as informações centralizadas em um só lugar, de forma clara e objetiva, fica mais fácil acompanhar as metas do time de vendas e assim, comparar com o que acontece de fato no cotidiano dos vendedores.
Com essa perspectiva é possível identificar obstáculos, alinhar novas estratégias e ter mais segurança na tomada de decisões em períodos mais curtos.
Efetue pedidos e propostas mais vantajosas em tempo real
Praticidade e agilidade são dois fatores constantes em indústrias de implementos agrícolas. Logo, se o vendedor poder efetuar o pedido do cliente em tempo real em uma visita e, inclusive poder negociar, fazer simulações e consultar informações, isso seria um avanço em tanto para os resultados comerciais.
Com um CRM isso não só é possível, como também através de ferramentas integradas à plataforma, o vendedor pode consultar estoques, reformular preços, dentre outras funcionalidades que irã garantir uma negociação mais robusta e ágil.
E então, quer ter todas estas vantagens na sua indústria?
Investir em um CRM, como você pôde ver neste conteúdo, só tende a trazer vantagens para o seu negócio. Se você quer ter esta contribuição de peso para as suas negociações comerciais, clique abaixo e solicite uma demonstração!