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Saiba o que é e como fazer uma gestão de vendas eficiente

Como sua empresa lida com a necessidade de sempre aumentar o número de consumidores? Em tempos de crise, garantir uma boa lucratividade pode ser uma tarefa realmente desafiadora para qualquer negócio. Por isso, a gestão de vendas pode ser uma ótima forma de contornar esse cenário.

Esse conceito é aplicado de forma contínua, com o objetivo de garantir que a empresa tenha produtos e serviços alinhados às necessidades de seu público. Além disso, permite que os variados departamentos da organização trabalhem em conjunto, por meio uso de tecnologias como um bom CRM.

Neste conteúdo, mostraremos o que é gestão de vendas, como ela pode ser realizada de modo eficiente e como um software de automação pode melhorar os processos. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é gestão de vendas?

Consiste em um conjunto de políticas e ações que têm como finalidade combinar soluções de TI e esforços para garantir que cada uma das etapas da rotina de compra de um determinado produto ou serviço sejam otimizados ao máximo.

Ou seja, gestão de vendas é a prática de elaborar um fluxo operacional que otimize as chances de as equipes converterem um comprador potencial em um cliente fidelizado.

Portanto, um dos principais preceitos é alinhar os times de marketing e vendas a outros departamentos, além de integrar ferramentas tecnológicas, para que as rotinas ganhem ainda mais qualidade e evitem falhas tradicionais.

Como fazer uma gestão de vendas eficiente?

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre o que é gestão de vendas, mostraremos algumas boas práticas para torná-la mais eficiente em seu negócio.

Elabore um planejamento de vendas

De forma resumida, é importante que você saiba se planejar. Ser capaz de projetar cenários futuros e compreender o que realmente está em jogo nos próximos períodos é crucial para a gestão de qualquer setor que acompanha a empresa.

Os cuidados com a previsão de vendas permitirão que os gestores tenham visão mais precisa sobre o andamento dos negócios, além de ajudá-los a programar investimentos, planejar estratégicas mais lucrativas e efetivas com base na realidade da empresa e, é claro, se antecipar às tendências de mercado.

Segmente e capacite sua equipe

Todo gerente de vendas profissional e responsável deve saber que, muitas vezes, é necessário trabalhar com clientes de diversos mercados e com diferentes necessidades. É exatamente nesse ponto que a segmentação e a capacitação do time de vendas se mostra importante, pois ajuda a prepará-lo para lidar com diversos tipos de negociações e processos comerciais.

Prazos, valores, produtos em estoque, formas de pagamento e perfil dos consumidores: é tudo o que a equipe que atua nas vendas, na prática, precisa estar por dentro. Desse modo, os colaboradores estarão sempre aptos para atender a cada tipo de cliente da melhor maneira possível, o que impactará em resultados mais positivos.

Tenha um alinhamento entre as equipes de marketing e vendas

Definitivamente, não basta somente oferecer um serviço ou produto de qualidade. O fato é que muitos empreendedores erram na gestão de vendas ao ignorar que, para otimizá-las, é necessário que o time de marketing caminhe em conjunto.

Lembrando que esse setor tem a responsabilidade de gerar as demandas para que os vendedores possam atuar de maneira produtiva. Por consequência, poderão gerar lucros para a empresa.

Sendo assim, o marketing tem como uma de suas principais funções fazer o levantamento das informações necessárias sobre o mercado — como definir o público-alvo do negócio, as necessidades dos clientes em potencial, entre outras questões — para elevar o interesse de consumo das pessoas em adquirir as soluções proporcionadas pela marca.

Uma gestão de marketing eficiente colabora diretamente com o setor de vendas, fazendo com que a equipe atinja suas metas com mais facilidade e eficiência, pelo menor custo possível, transformando os contatos em em clientes.

Fidelize seus clientes

Manter um relacionamento profissional, cortês e produtivo com os clientes é algo que deve ser encarado como uma medida prioritária para o negócio. É óbvio que a captação de novos consumidores também é importante, contudo, manter o público fidelizado traz resultados ainda mais relevantes.

Afinal, consumidores satisfeitos geram novas demandas e, até mesmo, novos clientes. Partindo desse ponto, considere mapear os consumidores mais lucrativos e trace planos de ação de fidelização. Invista nos diferenciais competitivos do negócio, como um atendimento personalizado e de qualidade.

Como uma ferramenta de CRM ajuda na gestão de vendas?

Antes de concluirmos este conteúdo, mostraremos o importante papel que a tecnologia tem na gestão de vendas.

Melhora o relacionamento com os clientes ativos

Sem dúvida, um dos pontos fortes do CRM na gestão de vendas é que ele melhora o relacionamento com os clientes que já estão ativos, aumentando a satisfação e incentivando sua lealdade.

Tudo isso, pois ele permite a organização e a automatização de diversas atividades. Assim, impactam o relacionamento, como a manutenção de serviços e produtos, o envio de comunicados, a resposta de dúvidas e, até mesmo, a efetuação de vendas.

O software também torna a compreensão de necessidades e comportamentos padrões dos consumidores muito mais clara, fazendo com que as ações de comunicação sejam feitas de forma personalizada.

Auxilia no aumento do ticket médio dos clientes

Um dos maiores benefícios que um CRM pode trazer é a coleta de dados de consumidores antigos, permitindo que as equipes de vendas e marketing tenham as informações necessárias para aumentar o ticket médio por cliente. O fato é que os vendedores têm acesso a todo o histórico de interações e compras de cada pessoa, além de suas preferências e opções em potencial que podem interessá-la.

Tudo isso pode ser usado em benefício para que uma comunicação personalizada com o cliente seja desenvolvida, o que também aumenta a possibilidade de negociações e ofertas feitas pelo vendedor.

Otimiza a comunicação das equipes de marketing e vendas

Outro ponto vantajoso de utilizar a tecnologia para a gestão de vendas é que ela também facilita a comunicação interna entre as equipes. Não apenas de marketing e vendas, mas também com times externos e de suporte.

Isso ocorre porque não é preciso se deslocar ou fazer procedimentos complexos para que ocorra uma comunicação fluída. Tudo fica registrado no sistema, que é integrado na nuvem.

À medida que essa comunicação integrada é facilitada, as equipes podem compartilhar o acesso aos dados e obter insights em tempo real. Assim, podem tomar decisões mais acertadas, pois os critérios são os mesmos.

Como você pôde contemplar neste artigo, a gestão de vendas é um conjunto de procedimentos, medidas e estratégias que têm como finalidade adaptar as soluções que a empresa oferece às necessidades e demandas do mercado. Além disso, mostramos como a tecnologia pode tornar o processo muito mais eficiente e gerar resultados lucrativos e precisos.

Quer entender melhor como podemos ajudar a otimizar a sua gestão de vendas? Então, entre em contato conosco para saber mais!