Gluo CRM

Como Motivar Equipe de Vendas? Confira 14 Melhores Dicas

motivar equipe de vendas
Neste post compartilhamos dicas, que realmente funcionam, para quem busca incentivar equipe de vendas. Confira!

Sumário

Uma equipe de vendas é de suma importância para qualquer empresa, desde pequena a grande, e a necessidade de motivá-la é maior ainda. Não há limite para um time bem motivado.

Então, a pergunta que não quer calar: como motivar uma equipe de vendas?

Antes de ler qualquer coisa, saiba de uma coisa: o dinheiro não motiva ninguém.

Ele é apenas a consequência dos objetivos alcançados.

Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de motivação de equipes, além de passar 14 dicas para sua aplicação em seu negócio. Confira!

👉 Você pode se interessar: Descubra como aplicar a metodologia SCRUM no time de vendas!

14 Dicas para motivar a equipe de vendas

Primeiramente, é importante salientar que não é possível motivar alguém que não deseja ser motivado.

E isso puxa para outra área, que é de recrutamento e seleção de candidatos para uma vaga.

Esse é o primeiro contato que você vai ter com seu futuro funcionário e já nesse momento é importante fazer perguntas chaves para saber se aquela pessoa se enquadra no perfil que você deseja para sua empresa.

Mas, para saber como motivar uma equipe de vendas, listamos dicas importantes que você deve seguir se deseja vender mais. Confira!

Dicas Relacionadas à Equipe:

Sua equipe de vendas deve ser bem treinada, pois o despreparo, muitas vezes, gera desmotivação.

Uma equipe, quando se encontra bem treinada, se sente mais preparada e confiante na hora de efetivar uma venda.

Mas, para criar um time bem preparado para qualquer situação, é necessário focar em vários segmentos que você deve reforçar:

1. Entendimento do produto ofertado

Uma venda se torna muito mais difícil quando o próprio vendedor não sabe, ou não entende, como o produto funciona.

Para começar a vender “como um louco”, é preciso que sua equipe de vendas conheça o que sua empresa está ofertando.

2. Entendimento do cliente

Ao entender o cliente, você vai poder estruturar uma estratégia que possa atingi-lo com uma maior efetividade.

Mas como fazer isso?

Você pode criar uma persona – um cliente fictício ideal, que tem características baseadas nos dados reais dos seus clientes.

Com a criação de uma persona, fica mais fácil:

  • desenvolver os conteúdos que você precisa para atingir seus objetivos;
  • definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;
  • entender onde os prospectos buscam suas informações.

3. Fechamento de um negócio

O mais importante e simples é a comunicação e, justamente por isso, ela acaba passando batido por muitos.

Mas isso prejudica muito ao fechar um negócio.

A comunicação deve ser amigável e, antes de tudo, prestadora.

Para fechar negócios, não se pode empurrar ideias, produtos ou serviços ao seu cliente, mas sim prestar serviço a ele.

Identifique suas necessidades e apresente uma solução. Mostre que em seu produto existe o que ele precisa para resolver todos os seus problemas.

Dicas Relacionadas ao Gestor – Seja o Lider!

Antigamente era muito comum ter como perfil de chefe uma pessoa que mandava, fiscalizava e desmotivava sua equipe.

Atualmente, as coisas mudaram: uma equipe de vendas necessita de um líder.

O líder não manda, mas oriente. Não fiscaliza, mas confia. Não desmoraliza, mas assume a responsabilidade.

Para ser uma pessoa assim e construir uma liderança firme com o seu time de vendas motivado, precisa apenas seguir algumas dicas:

4. Incentivo

Ao incentivar seus vendedores, é possível proporcionar um ambiente melhor de trabalho.

O que, consequentemente, gera uma maior produtividade. Mas como incentivar minha equipe?

O bom humor é crucial.

Todos sabem que ao fazer algo quando estamos felizes, sempre sai com melhor qualidade ou, até mesmo, mais rápido. Um ambiente alegre possibilita a criação de um local confortável de trabalho.

Por exemplo, ao chegar no escritório, sempre dar bom dia, perguntar como está o trabalho, se há alguma dúvida ou problema etc.

5. Apoio

Como líder, é preciso sempre estar lá quando seus empregados precisarem.

O auxílio é imprescindível e ele deve ser dado não somente quando falamos sobre trabalho, mas também sobre a vida dos seus vendedores.

Isto é, converse com eles quando não estiverem bem, de apoio emocional e construa uma relação amigável com eles.

6. Confiança

Já ouviu alguém falar que sem confiança não se constrói uma relação?

Nesse caso, é a mesma coisa!

É necessário acreditar que quando eles recebem um cliente, fazem uma ligação ou criam um conteúdo, estejam aptos para lidar com certa pressão.

Não seja aquele chefe que fica encima dos funcionários toda hora, ou desvalidando seus trabalhos.

Não estamos dizendo que se deve confiar seus clientes a qualquer um.

Essa confiança deve ser construída com treinamentos e atitudes que só serão mostrados com o tempo.

Ela deve ser de mão dupla: para que sua equipe possa se entregar de peito aberto, ela deve primeiro confiar no seu líder.

7. Colaboração

O nome já diz tudo.

Sua equipe de vendas alcançará seu auge apenas quando ela se comportar como um time.

A base de qualquer equipe é a divisão de tarefas.

O que vamos fazer? Como vamos fazer? Quem vai fazer?

São perguntas que devem ser feitas antes de tudo, que ajudarão a criar uma estratégia efetiva e organizada.

Essas perguntas, após respondidas, devem ser apoiadas pelo líder, que ficaria encarregado da orientação para que nada saia do que foi pré-determinado.

Dicas Relacionadas às Metas

O time de vendas alcança grandes conquistas quando se lança no desafio de atingir uma meta.

Apenas é preciso dar um passo de cada vez.

Mas, antes de agir, é preciso que as metas estejam bem claras na mente de cada vendedor.

👉 Você pode se interessar: Metas de Vendas: Como definir metas realistas + 20 Exemplos

8. Criação da meta

Para facilitar o entendimento, daremos um exemplo.

Digamos que a sua meta é fechar 10 negócios até o final da semana.

Para o planejamento, é preciso reunir o máximo de dados relevantes para averiguar, primeiramente, se essa meta é viável e se tem tudo o que é preciso para realizá-la.

Dentro da meta que estipulamos, devemos primeiro pensar como podemos alcançá-la, se é aumentando a intensidade das campanhas de marketing, dos anúncios, dos conteúdos etc.

Podemos fazer as seguintes perguntas:

  • Temos o tempo necessário?
  • Temos os recursos necessários?
  • Quem vai ser o encarregado?
  • Como vamos fazer?

Se as respostas forem negativas, é preciso rever a meta e criar outra que seja possível alcançar.

Caso contrário, se o processo de planejamento tiver corrido bem, é preciso passar ao próximo item.

9. Reunião de resultados

Após a planejamento, é preciso determinar se a meta em questão será diária, semanal, quinzenal ou mensal, para que sua equipe possa ir acompanhando os resultados.

Exemplo:

Seu time, para essa semana, realizou uma campanha de Páscoa. Nela, seriam enviados e-mails para a sua base de leads com códigos promocionais em sua loja virtual.

No e-mail, colocamos um link que leva para uma página da sua loja, contendo um formulário para cadastro.

Ao término da campanha, na reunião de resultados seriam apresentados os dados sobre ela. Sua equipe se reúne, e discute sobre:

  • Quantos % abriram o e-mail?
  • Quantos % clicaram no link?
  • Quantos % quiseram sair da lista?
  • Quantos % se cadastraram?
  • Quantos % efetivaram uma compra?

Com o levantamento dessas informações, você poderá avaliar se sua meta foi efetiva ou não. Se sim, continue com ela do jeito que está, apenas mudando pequenas coisas para aprimorá-la ainda mais.

10. Ações caso a meta não seja atingida

Com os dados extraídos da reunião de resultados, você e sua equipe de vendas poderá ver seus pontos fortes e fracos.

Com tais informações, volte para o estágio de planejamento e estruture uma estratégia para corrigir os erros que ocorreram na sua primeira tentativa.

Para não desmotivar sua equipe de vendas com uma meta não alcançada, mostre que a culpa não é deles e que, se eles deram tudo de si é o que importa.

Fale com seu time de uma forma que aumente sua moral e astral.

Principalmente, se você for um líder, confiança é a palavra-chave: e ela é mais importante ainda nos tempos difíceis.

Dicas relacionadas ao Relacionamento

Atualmente, não contratamos mais apenas mãos: empregamos mãos, pernas, mente, coração e alma.

A construção de um relacionamento forte e saudável com sua equipe de vendas é crucial para que ela esteja motivada e pronta para agir.

Sabemos que quando estamos fazendo algo para ou com alguém de quem não gostamos, acabamos desmotivados, sem vontade de dar o melhor.

Por isso, quando se trata de motivar sua equipe de vendas, saiba o que é preciso nesse quesito.

11. Conecte-se com seus vendedores

Criar um vínculo de amizade com seus funcionários, pois eles não trabalham apenas para, em troca, receber um salário.

A partir do momento em que entram na sua empresa, fazem parte de uma família.

A criação desse vínculo torna-se muito valiosa no futuro, pois seu time terá vontade de ir para o trabalho e dar tudo de si.

Mas para criar tal aproximação, não precisa ser forçado. Nesse momento, pequenas ações contam muito.

Por exemplo, se alguém da sua equipe não se encontra muito bem, convide-o para dar uma volta, conversar, comer alguma coisa. Pergunte como está indo o trabalho, a sua vida, tente entender o que acontece para saber se tem alguma forma de ajudar.

13. Valorize o time

Esse é outro ponto forte na motivação da sua equipe de vendas.

Quando um funcionário se sente valorizado ou importante para a empresa, vem com esse sentimento muita força e determinação.

A demonstração da importância de um vendedor não deve se dar somente nos tempos bons.

É preciso fazer isso também quando algo dá errado, pois tal ação pode “dar um gás” para sair da situação em que se encontra.

Caso isso não aconteça, a partir do momento em que seus vendedores perceberem que a relação deles com a empresa não passa de uma relação comercial, em que ele trabalha para apenas gerar lucro e receber um salário, com o tempo, a motivação para trabalhar acaba. Então, a vontade de continuar na empresa também.

Quando chegar nesse ponto, é bem mais difícil de voltar atrás.

14. Ofereça feedbacks

Eles são divididos em positivos e negativos e são bem auto-explicativos.

Quando você dá um feedback positivo para sua equipe ou uma pessoa específica, você quer comunicar algo bom que foi feito ou alcançado.

Já no caso contrário ocorre o feedback negativo.

Mas na hora de expressar seus pensamentos, é preciso ser bem cuidadoso:

  • feedback positivo: deve ser dado, preferencialmente, em público para elevar a moral das pessoas envolvidas. Quando mencionamos alguém em público, essa pessoa se sente mais valorizada e feliz com o que está fazendo. Essa simples ação fará com que a pessoa continue no ritmo que está, sempre dando tudo de si para que continue sendo reconhecido;
  • feedback negativo: ninguém gosta de um puxão de orelha, mas às vezes é necessário. Para evitar constrangimento, é muito importante que seja feito em particular. Ser franco, nessa hora, é essencial, mas lembre-se de que não deve ser grosso. Diga qual o problema e dê mais uma chance para que seja corrigido.

Qual a importância de motivar uma equipe de vendas?

A falta de motivação pode aparecer em tudo o que fazemos e dá sinais desde o momento em que acordamos.

Isso também repercute na equipe de vendas — profissionais desmotivados dão mais valor às oportunidades que deram errado.

Se você trabalha com gestão de vendas há algum tempo, certamente se deparou com as métricas: “taxa de conversão” ou “tempo médio de venda”, por exemplo. Já deve estar cansado de tanto analisá-las, não é?

No entanto, você sabia que a motivação pode ajudar a melhorar esses indicadores?

Ainda assim, ela não pode vir sozinha. O ideal é contar com um processo de vendas muito bem estruturado, observando a geração de leads, a abordagem de prospects e o fechamento das oportunidades.

Por fim, os profissionais motivados contam com características que profissionais comuns não têm, como criatividade, autossuficiência e confiança. Ou seja, o colaborador fica mais feliz por estar ali.

Como perceber se a equipe precisa ser motivada?

Você já sentiu que as métricas estão caindo sem uma causa aparente?

Se a resposta para essa pergunta for positiva, investigue para descobrir se os seus funcionários estão desmotivados.

Geralmente, a desmotivação acompanha alguns sinais muito comuns.

O principal é a queda de desempenho.

Imagine que o número de tarefas entregues por um funcionário se mantenha constante por um bom tempo.

A redução brusca da qualidade do trabalho, acompanhada de mudanças na postura, indica que alguma coisa está acontecendo.

Ao contrário do que se pensa, não é apenas a relação com as tarefas que importa. Isso porque as interações com os outros profissionais também contam.

Sabe quando acontecem conflitos na sua equipe? Coisas como discussões e energia baixa? Então, é um bom indício de desmotivação.

Fique de olho nos profissionais envolvidos nas discussões!

[Dicas Extras] O que mais pode ser feito para incentivar a equipe de vendas

Faça um planejamento estratégico

É muito difícil trabalhar para chegar a algum lugar, se sequer sabemos para onde ir, certo?

O planejamento estratégico faz uso de abordagens como a matriz SWOT para criar um passo a passo e direcionar seu time.

Crie metas SMART

SMART é uma sigla em inglês para metas específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo definido.

Aqui, a ideia é promover a motivação ao detalhar o que cada um deve fazer.

Invista no modelo SPIN

O SPIN direciona o processo de vendas com base em perguntas sobre solução, problema, implicação e necessidade.

O modelo facilita a vida dos vendedores e melhora a taxa de conversão.

👉 Você pode se interessar: Saiba o que é Spin Selling e como vender mais com esse método

Aposte na gamificação

A gamificação faz uso de um sistema de incentivos e recompensas para estimular os funcionários, despertar o engajamento e a motivação. O nome vem das mecânicas de jogos transportadas para o mundo corporativo.

Aprender como motivar uma equipe de vendas não é uma tarefa tão difícil.

No entanto, os resultados podem recompensar os esforços, já que o engajamento impacta diretamente a performance do time.

Não se esqueça de criar um bom processo seletivo. Às vezes, o problema não está ligado à motivação, mas à existência de algumas incompatibilidades do profissional com a filosofia organizacional ou com a cultura da empresa.

FAQ

O que fazer para motivar a equipe de vendas?

Para motivar a quipe de vendas você deve criar um ambiênte favorável para eles, tanto em relação ao ambiente de trabalho, relacionamento entre o gestor e o time de vendas quanto em relação à metas, que devem ser realistas. Além disso, sua equipe deve ser bem treinada, pois o despreparo gera desmotivação.

O que falar para motivar a equipe?

Motivar uma equipe requer mais do que palavras inspiradoras; requer uma abordagem genuína, coerente e contextualizada para as necessidades e desafios do grupo. No entanto, aqui estão algumas sugestões do que você pode dizer:

  • Reconhecimento do Esforço: “Eu vejo o trabalho duro que cada um de vocês está colocando neste projeto, e eu realmente aprecio isso.”
  • Desafio como Oportunidade: “Sim, temos desafios pela frente, mas são esses desafios que nos tornam melhores no que fazemos.”
  • Responsabilidade Individual: “Cada um de vocês tem um conjunto único de habilidades que nos fazem chegar mais perto dos nossos objetivos. Valorizo a contribuição individual que cada um traz à mesa.”
  • Perspectiva de Crescimento: “Esse projeto não é apenas uma tarefa; é uma oportunidade para todos nós aprendermos, crescermos e brilharmos.”

O que motiva a equipe a vender?

Motivar uma equipe de vendas geralmente envolve uma combinação de incentivos tangíveis e intangíveis. Entre os tangíveis estão comissões e bônus, que diretamente afetam o bem-estar financeiro do vendedor. Intangíveis incluem o senso de realização, o crescimento profissional e a cultura de equipe. Um ambiente competitivo, mas saudável, também pode impulsionar as pessoas a atingirem suas metas de vendas.

Como não desanimar nas vendas?

Manter-se motivado no campo de vendas, que é frequentemente desafiador e incerto, pode ser complicado. No entanto, aqui estão algumas sugestões para evitar o desânimo:

  • Metas Realistas: Estabeleça metas atingíveis para evitar frustrações. Divida metas maiores em metas menores e mais gerenciáveis.
  • Foco no Positivo: Concentre-se nas vendas bem-sucedidas e nos feedbacks positivos para manter a motivação em alta.
  • Aprenda com Rejeições: Em vez de ver a rejeição como falha, veja-a como uma oportunidade para aprender e melhorar.
Que tal receber novidades sobre Vendas B2B e Gestão?

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber novidades exclusivas, materiais ricos, ofertas e muito mais!

Receba dicas práticas

Preencha o formulário e receba dicas e conteúdos feitos para você vender mais.