Engana-se quem pensa que automatização de processos só é vantajosa para empresas digitais. Isso nunca foi verdade e hoje, mais do que nunca, a tecnologia é aliada na otimização de processos nos mais diversos segmentos, como por exemplo, indústrias de implementos agrícolas que buscam alavancar as vendas.
Para driblar necessidades específicas de cada implemento, contar com um CRM totalmente personalizável faz toda a diferença: você define campos, automações e relatórios exatos para o seu fluxo de vendas B2B, sem depender de soluções genéricas.
Nesse sentido, como o seu time comercial mantém o relacionamento com a carteira de clientes atuais e atraem novas oportunidades?
Caso a resposta para esta pergunta não seja clara, recomendo que continue a leitura e entenda como um bom sistema de CRM pode contribuir nas negociações comerciais, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda. Aqui vai um pouco do que encontrará neste conteúdo:
- Importância do CRM para indústrias de implementos agrícolas;
- Informações pontuais e detalhadas agilizam as atividades do time comercial através do CRM;
- Maior e melhor segmentação do seu público;
- Controle e assertividade nas visitas técnicas dos vendedores, e muito mais!
Se aprofunde no assunto CRM 👉 O que é CRM? O Guia Definitivo para 2024
Vale a pena ter um CRM em indústrias de implementos agrícolas?
Já adiantamos que sim, e no decorrer deste material vamos destacar os principais benefícios de um crm que o fazem ser uma verdadeira mão na roda para as indústrias de implementos agrícolas, em especial para o time de vendas.
A importância do relacionamento entre empresas e clientes
Independente do segmento, quem atua no mercado precisa manter um bom relacionamento com o cliente. Entretanto, negócios que vendem para um grupo específico de pessoas, como é o caso de indústrias do setor de agronegócio, precisam ficar ainda mais atentas a isso.
Pense que para converter oportunidades em vendas, o vendedor precisa ter dados relevantes, detalhes sobre o perfil do cliente e histórico de compras. Por mais que seu time comercial esteja bastante empenhado, é muito difícil manter todas essas informações no papel ou planilha no computador.
Não apenas na captação, mas também na manutenção e fidelização dos clientes, uma boa ferramenta de gestão de relacionamento é fundamental. E é aí que entra o software de CRM, como vamos mostrar nos próximos tópicos.
CRM para indústria de implementos agrícolas: um termômetro para o seu negócio!
Um CRM garante acesso a dados bastante precisos, fator valioso para desenvolver melhores estratégias de vendas e tomar decisões mais eficazes. Com todas as informações centralizadas em um único lugar, é possível realizar análises, identificar padrões e oportunidades com base em um panorama geral.
Essa precisão sobre os dados impulsiona os negócios, uma vez que a obtenção de relatórios pontuais permite decisões mais estratégicas por parte da sua indústria.
Ou seja, baseado em informações reais, seu time de vendas saberá desde quando é o melhor momento para abordar o potencial cliente, até a melhor forma para fazer isso, alinhado a uma oferta mais assertiva, de acordo com as necessidades e expectativas do cliente.
CRM na melhor segmentação do seu público
Dentro da sua área de atuação, você atende clientes com demandas distintas, certo? E se eu te dizer que um CRM consegue agrupar todos eles em um único lugar, mas favorecendo uma análise separada de cada um deles?
E não é só isso, pense que sua indústria precisa estar ciente dos negócios dos seus clientes, para assim saber designar as melhores soluções e produtos. O software de CRM, baseado no histórico de toda a jornada do cliente facilita e otimiza toda as etapas:
Pré-vendas
Ao optar por utilizar um bom CRM, você poderá gerenciar, organizar, monitorar e medir a eficácia de todos os processos comerciais, partindo do pré-vendas.
Isso é possível porque o software certo dispõe de recursos para esta demanda, incluindo funcionalidades que facilitam o controle e otimizam a captação, tornando a tarefa mais eficaz e descomplicada.
Vendas
Para realizar uma gestão mais eficiente dos processos comerciais, você poderá acompanhar no CRM o seu funil de vendas em tempo real e gerenciar a agenda da sua equipe de vendas.
A fim de otimizar essa etapa, um bom software ainda permitirá que você emita suas propostas em PDF e envie por e-mail, diretamente da plataforma.
Além de gerenciar clientes, contatos e oportunidades de forma integrada, com visão 360°, é possível acompanhar, gerenciar e fechar negócios com apenas alguns cliques e em um único lugar.
Pós-venda
A etapa do pós-venda é essencial no gerenciamento do processo comercial, de modo a garantir a satisfação dos clientes. Logo, uma plataforma de CRM completa permite que o usuário crie tarefas e rotinas para o pós-venda.
Você e seu time de vendas poderão acompanhar de forma recorrente a satisfação dos clientes. Isso reduz a possibilidade de perda de clientes e aumenta a possibilidade de retenção.
Controle e assertividade nas visitas técnicas dos vendedores
Com a utilização de uma CRM na sua indústria de implementos agrícolas, você consegue acompanhar o desempenho dos vendedores externos, sem sair. Isso porque, é possível registrar tudo no software e ter um amplo controle do dia a dia dos vendedores nos atendimentos.
Mais agilidade e controle nas negociações tornam-se uma realidade quando:
- Relatórios podem ser feitos em tempo real, de forma detalhada, sem perder a qualidade e agilidade;
- Mesmo que o vendedor não feche a venda, as informações ficam no histórico do cliente no CRM. Todos que precisarem terão acesso e controle acerca das respectivas informações.
Acompanhamento das metas de vendas
Com as informações centralizadas em um só lugar, de forma clara e objetiva, fica mais fácil acompanhar as metas do time de vendas e assim, comparar com o que acontece de fato no cotidiano dos vendedores.
Com essa perspectiva é possível identificar obstáculos, alinhar novas estratégias e ter mais segurança na tomada de decisões em períodos mais curtos.
Efetue pedidos e propostas mais vantajosas em tempo real
Praticidade e agilidade são dois fatores constantes em indústrias de implementos agrícolas. Logo, se o vendedor poder efetuar o pedido do cliente em tempo real em uma visita e, inclusive poder negociar, fazer simulações e consultar informações, isso seria um avanço em tanto para os resultados comerciais.
Com um CRM isso não só é possível, como também através de ferramentas integradas à plataforma, o vendedor pode consultar estoques, reformular preços, dentre outras funcionalidades que irã garantir uma negociação mais robusta e ágil.
E então, quer ter todas estas vantagens na sua indústria?
Investir em um CRM, como você pôde ver neste conteúdo, só tende a trazer vantagens para o seu negócio. Se você quer ter esta contribuição de peso para as suas negociações comerciais, clique abaixo e solicite uma demonstração!