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Entenda como a falta de relatórios individuais da equipe externa pode prejudicar sua tomada de decisão!

Com dúvidas se precisa ou não que o time de vendedores externos entregue relatórios individuais? Já adiantamos que sim, é de suma importância que isso seja feito, do contrário, a mensuração de resultados, criação de estratégias de vendas e a tomada de decisões não serão nenhum pouco precisas.

Então, se você deixa passar quando a equipe externa não entrega relatórios, saiba que isso pode estar prejudicando a qualidade da sua gestão e, como consequência, o próprio desempenho dos vendedores.

Quer saber mais sobre o assunto e tornar as suas ações mais assertivas no direcionamento do time comercial da sua empresa? Continue a leitura, pois nesse conteúdo abordaremos a importância dos relatórios individuais da equipe externa e como você pode fazer para torná-los mais práticos e assertivos!

O que são os relatórios individuais de vendas?

De forma objetiva, os relatórios individuais de vendas são um compilado de informações estruturadas em documentos e/ou apresentações.

Segundo Neilpatel, os relatórios individuais de vendas tornam possível observar:

  • Quantas vendas foram realizadas pelo vendedor;
  • Quais foram os gastos com transporte do vendedor;
  • Quantas vendas foram realizadas em cada região;
  • Quantas vendas foram realizadas por meio de cada canal digital;
  • Qual o valor em vendas total do vendedor;
  • Cumprimento de metas e comissões.

Sem relatórios: sem controle e sem mensuração

Quando sua equipe externa não apresenta os respectivos relatórios, como você faz para mensurar desempenho, entender a qualidade das vendas, identificar o que precisa de ajuste nos processos ou não?

Na verdade, estes são apenas alguns cenários onde os relatórios individuais externos se mostram altamente relevantes, do contrário, sem esse acompanhamento você estará prejudicando a qualidade e eficácia de novas estratégias, bem como, a tomada de decisão.

Assim como os relatórios internos, os externos têm um peso significativo, uma vez que informações a respeito das ações aplicadas pela equipe e seus respectivos resultados, são essenciais para o desenvolvimento do setor e para uma gestão de vendas eficaz.

Importância dos relatórios individuais

Medir e avaliar a performance dos vendedores externos é um desafio, e a falta de relatórios, só deixa essa tarefa ainda mais difícil.

Veja que a falta do acompanhamento da sua equipe externa, pode acabar deixando muitas informações importantes para trás, o que irá fazer falta e prejudicar a eficácia das novas estratégias de vendas.

Logo, a falta destes relatórios estará diretamente ligada à ineficácia na tomada de decisão e estruturação dos próximos passos. Sem falar que vendas é uma área que gira em torno de metas, mas como criar e manter as metas assertivas para a equipe, sem ter como avaliar o desempenho, resultados e desafios do período?

Outro ponto em que os relatórios individuais da equipe externa se mostram importantes, é na missão de integrar o time externo ao restante da equipe. Uma vez que é bastante comum haver um distanciamento entre os vendedores internos e externos na organização.

Pense que, ao ter um processo padronizado, o qual todo o time comercial, interno e externo, precisa seguir, você unifica a equipe em prol dos resultados, além de tornar as suas tarefas mais claras, objetivas e satisfatórias.

Dicas para criar relatórios individuais eficazes

Entenda como a falta de relatórios individuais da equipe externa pode prejudicar sua tomada de decisão!

De acordo com a Resultados Digitais, 3 dicas eficazes na definição de bons relatórios de vendas, são:

1. Defina um objetivo para o relatório de vendas

Antes de mais nada, é preciso definir quais informações são relevantes para direcionar seu time de vendas externas ao sucesso. Isso porque, é essencial que todos se adaptem ao processo e sigam a mesma direção.

Então, quais respostas os relatórios devem conter a fim de serem úteis na sua gestão do time? É isso que você precisa se questionar, e definir alinhado às necessidades da organização. Alguns exemplos são:

  • Analisar o desempenho do time no mês;
  • Acompanhar o ciclo de vendas do negócio;
  • Saber qual produto ou serviço traz mais retorno financeiro para a empresa.

Com essas informações esclarecidas, ficará mais fácil definir os períodos para entrega dos relatórios, bem como, as métricas que serão utilizadas.

2. Escolha as métricas que atendem o seu negócio

Aqui, não existe uma regra ou padrão. São muitas as métricas que podem ser mensuradas, por isso, cabe a você identificar quais atendem as demandas da organização. Abaixo, estão listadas algumas métricas que costumam estar presentes em relatórios de vendas:

  • Taxa de conversão;
  • Ticket médio;
  • CAC e LTV;
  • LTV;
  • Performance por vendedor;
  • Desempenho por produto.

3. Modelo para os relatórios individuais com linguagem clara e padronizada

Padronizar os modelos de relatórios, bem como, optar por uma linguagem clara e direta irá facilitar para os vendedores preencherem, assim como para você analisar.

O documento pode iniciar com uma introdução breve, seguida do desenvolvimento e, por fim, de uma conclusão com os pontos mais importantes.

Dica bônus: invista em um CRM

Caso a sua empresa ainda não tenha um bom e completo sistema de CRM, saiba que isso pode estar lhe causando a perda de melhorias significantes em seus processos comerciais. 

A começar pela padronização, que é fundamental para que os relatórios individuais da equipe externa sejam otimizados.

Um CRM unifica todos os dados necessários, de todos os contatos, atendimentos e fechamentos de vendas, que por si só, já geram um montante de informações relevantes para a tomada de decisão.

Além disso, uma plataforma completa irá integrar todo o seu time, seja interno ou externo, visto que todos terão acesso aos dados, através de computadores e/ou dispositivos diferentes, otimizando tanto as vendas, como os relatórios sobre elas.

E então?

Viu só como é importante que a sua equipe externa faça relatórios individuais? Como você pode ver neste conteúdo, o não acompanhamento do time externo, pode defasar as ações e resultados de todo o time comercial. 

Por isso, foram apresentadas ainda algumas dicas para desenvolver e acompanhar os relatórios de forma mais eficiente.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco. Agora, se você quer saber como o Gluo CRM pode ser um grande aliado referente aos processos comerciais do seu negócio, clique abaixo e solicite um orçamento sem compromisso!

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