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Processo de vendas: como funciona e como acompanhá-lo no CRM

processos de vendas
Desvende o processo de vendas: da estratégia à execução com CRM. Melhore a eficiência e rastreie resultados.

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Qualquer empresa que busque o sucesso nos negócios deve manter um processo de vendas eficiente. Atingir esse objetivo é um grande desafio, pois se trata de uma tarefa complexa, que envolve diversas etapas que precisam de um acompanhamento bem detalhado por parte da equipe.

Em cada uma dessas etapas é preciso utilizar uma boa estratégia, com o propósito de conduzir o potencial cliente até o momento da compra. Para acompanhar de perto todo esse processo, é necessário utilizar ferramentas adequadas, que possam auxiliar e guiar o time em todas as atividades.

A seguir, mostraremos quais etapas fazem parte desse processo, bem como de que forma um CRM contribui para o sucesso dessa atividade. Acompanhe a leitura!

Saiba quais são as principais etapas de um processo de vendas

Existem diversas etapas que têm o objetivo de fazer com que todo o processo seja finalizado com sucesso, ou seja, com a negociação concluída.

Prospecção

A fase de prospecção é aquela na qual é feito o primeiro contato com o potencial cliente, ou seja, os leads, que podem ser encontrados por meio de diferentes canais, como redes sociais, blogs, sites, entre outros.

Quando a equipe de pré-vendas entra em contato com os leads, diversos fatores podem interferir no sucesso dessa etapa, entre eles, o número do telefone informado não estar correto ou ninguém atender às ligações da sua empresa.

Nessa fase, é importante anotar as razões pelas quais os potenciais clientes não avançaram no funil de vendas. Dessa forma, será possível determinar ações futuras para tentar contornar a situação.

Qualificação

Na qualificação, a equipe de pré-vendas faz a identificação dos leads que têm maior probabilidade de seguir pelo processo e concluírem a negociação.

Nessa etapa, é importante que a equipe identifique as principais necessidades dos potenciais clientes e avalie se eles têm a real intenção de efetivar a compra. Aqui, é preciso saber a solução ideal que atenda às suas necessidades, bem como criar uma conexão com eles.

Apresentação

Na fase de apresentação a equipe de vendas já sabe quem é o lead e quais são as suas necessidades. Em função disso, deve mostrar a solução que ofereça a resolução do seu problema.

A apresentação é uma das etapas mais delicadas desse processo, pois qualquer descuido pode significar a perda de todo o esforço para concretizar a venda.

Fechamento

Apesar de ser a etapa mais esperada em todo o processo, é preciso que a equipe mantenha o interesse do cliente. Para isso, é ideal passar a ele um senso de urgência para que a concretização do negócio seja efetivada, pois é comum que haja uma tendência por parte do cliente de postergar esse momento.

Nessa hora, o vendedor deve ter a habilidade de esclarecer todas as eventuais dúvidas e receios do cliente para, enfim, realizar o fechamento do negócio.

Entenda como o CRM auxilia em todas as etapas de vendas

Todas as fases da venda devem ser devidamente documentadas e acompanhadas de perto por toda a equipe de vendas. Em função disso, é essencial o apoio de um CRM para auxiliar nesse processo.

Histórico de relacionamento

Em cada uma das fases, há um avanço no relacionamento com o cliente. Logo, é preciso registrar essas informações, pois elas servirão de base para a classificação do lead dentro das etapas de vendas. Além disso, o histórico ajuda na identificação de quais ações e formas de abordagem devem ser adotadas para reconduzir o lead pelo funil de vendas.

O CRM oferece o acompanhamento completo em cada uma dessas etapas, sendo possível estipular a duração de todo o processo. Dessa forma, identificam-se eventuais problemas em cada fase específica.

Integração de dados sobre o cliente

A utilização de um CRM permite a integração sobre os dados do cliente. Dessa forma, toda a equipe tem uma visão mais abrangente sobre a situação de cada lead e qual é o seu estágio no processo. Isso é importante porque os setores de marketing e vendas podem compartilhar informações, o que é essencial para garantir mais eficiência e agilidade às tarefas.

Automação

É difícil imaginar como fazer um bom acompanhamento de todas as fases da venda sem contar com o apoio da tecnologia. Ter processos automatizados proporciona mais agilidade e produtividade à equipe, que tem a oportunidade de se dedicar às estratégias de vendas com muito mais eficiência.

Vantagens da utilização dessa ferramenta no processo de vendas

Por todas as funcionalidades presentes em um CRM, a utilização da ferramenta proporciona uma série de benefícios à empresa.

Agilidade e segurança

Por meio da ferramenta, o gestor pode acompanhar todas as ações da equipe de vendas em todos os estágios do processo, ou seja, desde a fase de prospecção até o pós-venda. Essa característica proporciona mais agilidade e segurança a todos da equipe, pois é possível ter uma visão mais abrangente em relação ao atendimento de cada cliente.

Otimização do relacionamento com o cliente

A utilização do CRM contribui para otimizar o relacionamento com o cliente. Isso porque todas as informações sobre os clientes estão armazenadas no sistema, o que permite à equipe um maior conhecimento sobre a fase da etapa de vendas em que o lead está, além de oferecer um atendimento personalizado.

Dessa forma, há uma maior qualidade e otimização no relacionamento com o cliente, pois é possível identificar suas necessidades e apresentar a solução mais adequada às suas necessidades.

Relação custo-benefício

Por ser uma ferramenta que tem como principal objetivo permitir o aumento das vendas e aumentar a produtividade da equipe, uma grande vantagem em sua utilização é a relação custo-benefício, especialmente o Gluo CRM, que oferece um grande diferencial diante dos concorrentes.

Uma de suas funcionalidades é a captura automática de leads, que permite a integração do sistema ao site do cliente para que os leads captados por meio desse canal abasteçam a base no CRM. Além disso, o sistema oferece inúmeros recursos, como a gestão completa de todas as etapas do relacionamento com o cliente.

O processo comercial é amplo e complexo, por isso, deve ser acompanhado de perto em cada uma de suas etapas. Para auxiliar essa tarefa, é essencial a utilização de uma ferramenta como o CRM, que é capaz de gerenciar todas essas atividades com eficiência e agilidade, além de proporcionar inúmeros benefícios à empresa.

Agora que você já sabe como um CRM é importante para o setor de vendas, entre em contato com a Gluo CRM e conheça a nossa solução.

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