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Descubra como aplicar a metodologia SCRUM no time de vendas!

Um time comercial a todo vapor, com processos claros, bem estruturados e que garantem ótimos resultados para a empresa. Está aí o sonho de todo diretor comercial. E se eu te contar que a metodologia SCRUM pode ser uma grande aliada nessa missão?

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Um time comercial a todo vapor, com processos claros, bem estruturados e que garantem ótimos resultados para a empresa. Está aí o sonho de todo diretor comercial. E se eu te contar que a metodologia SCRUM pode ser uma grande aliada nessa missão?

Essa metodologia representa um tipo de abordagem com alto potencial para alavancar as negociações comerciais. No entanto, é necessário que ela faça parte da estruturação dos processos de vendas.

E é para isso mesmo que estamos aqui, para te mostrar por que e como aplicar a metodologia SCRUM no seu time de vendas. Se interessou? Continue a leitura, que temos muito para te mostrar!

O que a metodologia SCRUM tem a ver com o time de vendas?

O que a metodologia SCRUM tem a ver com o time de vendas?

O primeiro passo para entender a conexão entre eles, é saber o que é a metodologia SCRUM: dividir um processo em pequenos conjuntos de atividades, com base em ciclo de repetição. Aliviando assim, o volume de demandas, mas sem deixar de cumpri-las.

O método SCRUM tem se tornado cada vez mais popular porque é tão simples de entender, quanto é de aplicar. Além disso, ele é bastante favorável às mudanças, fator este que é a base em algumas ações de vendas.

Ou seja, por facilitar rápidas alterações no escopo, faz com que seu time comercial se mantenha sempre em sintonia com as mudanças do cliente

Como funciona?

A metodologia SCRUM consiste em ir desenvolvendo determinado projeto, conforme vai se obtendo informações. Na prática, é a divisão de uma tarefa em pequenos ciclos de trabalho. Ou seja, são partes menores, feitas com exatidão, que ao final, entregam o projeto total. 

Ainda não ficou bem claro? Não se preocupe, a seguir, vai ficar! 

Porque a metodologia SCRUM ajuda em vendas?

Vendas são processos baseados em premissas, probabilidades e estudos de mercado, certo? Então, para determinar uma estratégia de vendas, é preciso coletar informações e avaliar resultados já obtidos.

Por meio da metodologia SCRUM, esse processo é realizado de forma mais clara, em períodos mais curtos. Isso faz com que o profissional de vendas conheça melhor o perfil do cliente e consiga ajustar suas estratégias em tempo hábil.

Com isso, a metodologia SCRUM ajuda não apenas na captação do lead, como no relacionamento com o cliente. Auxiliando até mesmo na redução da taxa de churn.

Ou seja, os vendedores terão maior conhecimento sobre as tarefas que estão desenvolvendo. Assim, passam a ter mais confiança em suas atividades, sentem-se mais motivados e, adivinha só a consequência? Acertou se você pensou em maior e melhor volume de vendas.

Principais benefícios da metodologia SCRUM para o seu negócio

Principais benefícios da metodologia SCRUM para o seu negócio

Dicas para aplicar a metodologia SCRUM

Faça uma lista com tudo o que precisa ser feito

Defina os objetivos que devem ser alcançados em cada projeto. Assim, fica mais claro para todos visualizarem o que é necessário e designar esforços para concretizar.

Lembre-se que as atividades devem ser dispostas em pedaços mais curtos, considerando o projeto final. Visualize o seguinte exemplo:

Para fazer origami, você precisa antes determinar as tarefas, considerando cada pequena parte e etapa do que precisa ser feito, como:

  • Qual será a cor dos papéis;
  • Qual o melhor lugar para comprar o papel de qualidade, com preço atrativo;
  • Quais serão as formas desenvolvidas no papel;
  • As cores e formas dos origamis serão todas iguais ou será necessário papéis de diferentes cores e tamanhos?

O exemplo é simples, mas a ideia é captar a mensagem de que ao executar com tempo hábil e qualidade cada uma das pequenas tarefas, o resultado final será bem melhor do que se não fosse seguido tal processo.

Defina o tempo para desempenho de cada tarefa

Defina o tempo para desempenho de cada tarefa

A premissa da metodologia SCRUM compreende a divisão das atividades em blocos menores. Por esse motivo, é importante monitorar o andar da carruagem. Então, estipule um tempo de execução para cada atividade, com base na complexidade do trabalho e nas incertezas que podem surgir ao fazê-lo.

No começo pode ser mais desafiador, mas com o tempo, aplicando o SCRUM, você pegará o jeito e saberá exatamente o tempo e recursos que determinada tarefa demanda.

Tenha um quadro de tarefas

Um quadro de tarefas vai te ajudar a acompanhar em que etapa o projeto se encontra. Estruture o quadro de acordo com o período estipulado para cada tarefa, assim você saberá o que está no prazo e o que precisa ser melhorado.

Comunique-se

Comunicar é uma tarefa de ambas as partes – gestão e vendedores – você falar, não significa que a equipe comercial está ciente do que precisa ser feito. Certifique-se que todos entenderam suas responsabilidades, como fazê-las e que estão cientes dos prazos.

Por isso, mantenha um bom canal de comunicação com time, uma opção inteligente é investir em um aplicativo ou software para centralizar informações, com acesso por todos os que estão envolvidos em cada projeto. 

Invista em um bom sistema CRM

Realizar vendas sem um CRM hoje em dia é praticamente impossível, ou no mínimo menos eficiente. Sem ele, como você vai organizar todas as informações que precisa para atender com precisão cada cliente? 

Não tem como garantir um bom atendimento ao cliente sem um processo de vendas organizado, muito menos manter o setor de vendas alinhado. Para que a comunicação com o cliente seja eficaz, antes a comunicação interna precisa ser clara.

Com um bom sistema de CRM, será possível agilizar estratégias de vendas e otimizar todo o processo comercial, desde o pré-vendas até a fidelização de clientes com o pós-venda.

Para entender mais a fundo a importância de um CRM para a gestão de vendas, clique abaixo e assista em apenas 4 minutos o que um CRM como o Gluo pode fazer por você!

Revise

Ao fim de cada projeto, revise e veja o que funcionou e o que precisa de mudanças. Erros são comuns e válidos para aprendizado. 

Assim, você conseguirá evoluir seus processos comerciais constantemente, de modo que consiga não só trazer mais eficácia na execução das tarefas que envolvem o time, como também, verá uma evolução na abordagem junto ao cliente.

Pontos para manter a metodologia SCRUM a todo vapor na sua empresa:

  • Faça planejamentos semanais;
  • Realize reuniões semanais e diárias;
  • Mantenha os membros do seu time motivados e empoderados;
  • Preze por times interdisciplinares e pequenos.

É hora de colocar a mão na massa!

Você viu como a metodologia SCRUM ajuda a estruturar os processos comerciais e assim deixá-los mais otimizados e passíveis de melhores resultados. 

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de entrar em contato conosco. Aliás, sobre o uso de um CRM para auxiliar a aplicar a metodologia SCRUM no time de vendas, clique abaixo, solicite uma demonstração e saiba como podemos te ajudar!

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