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Pós-venda: descubra como o CRM pode colaborar para essa etapa!

O pós-venda é essencial no negócio, independente do segmento. Isso porque, depois de fechar uma venda, não significa que todo o trabalho está pronto, é ainda preciso garantir a satisfação do cliente e claro, iniciar o processo de fidelização.

Um bom CRM pode fazer toda a diferença nessa etapa, garantindo funcionalidades que otimizam o pós-venda e oferecendo vários benefícios para o seu negócio. 

Você ainda tem dúvidas quanto ao uso de CRM e a importância do pós-venda? Então continue a leitura, pois neste conteúdo vamos mostrar porque vale a pena investir em pós-venda e como um bom CRM pode ser o aliado ideal nesta etapa comercial!

Vale a pena investir em pós-vendas?

Felizmente, gestores das mais diversas áreas já não se perguntam mais se “vale a pena investir em pós-venda”, já que isso está deixando de ser discutível, e se fortalecendo como uma necessidade. 

Entretanto, ainda há aqueles que têm suas dúvidas quanto à eficácia e os benefícios que o pós-venda possui, então vamos aos dados:

  • De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 71% dos brasileiros recomendam marcas para amigos e familiares quando ficam satisfeitos. Mas, quando a experiência é ruim, 41% fazem comentários negativos sobre a empresa;
  • A Rock Content destaca que, segundo estudos, clientes fiéis compram até 10 vezes mais que novos compradores, e um aumento de 5% na taxa de retenção pode aumentar os lucros em 25% a 95%;
  • Reduzir o churn é mais um dos bons motivos para apostar em um pós-venda de qualidade. Um estudo da HubSpot, revelou que um aumento de 15% na retenção na primeira semana pode levar a taxas de retenção 50% mais altas na décima semana e além. Como mostra o gráfico a seguir.
Vale a pena investir em pós-vendas
Fonte: HubSpot

E olha que este são só alguns poucos exemplos que mostram a importância de um bom e estruturado processo de pós-venda.

Ainda é válido destacar o que Philip Kotler mostrou em seu aclamado livro “Administração de Marketing”: conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais que fidelizar os antigos. Ou seja, investir no pós-venda significa uma considerável economia de recursos e esforços na aquisição de clientes.

Importância do CRM para o pós-venda

Ter todos os dados e informações relevantes dos seus clientes dentro de um único software pode trazer mais assertividade no acompanhamento realizado após a venda. 

Funcionalidade que é primordial, uma vez que para a empresa se manter relevante no mercado, é preciso construir um bom relacionamento com o cliente.

Em um cenário que o seu negócio utiliza um CRM, se depois da compra o cliente apresentar problemas e entrar em contato com sua empresa, será muito mais fácil sugerir alternativas que melhor se adaptem a ele e verdadeiramente resolvam o caso. Impedindo assim, que a sua insatisfação tome proporções maiores, destaca i9tec.

Mas, isso está longe de ser tudo. Existem mais algumas formas em que o CRM pode ser útil no pós-venda:

  • Fluxo de informações otimizado;
  • Centralizar informações sobre cada cliente em um só lugar;
  • Garantir acesso objetivo a indicadores para melhoria das soluções oferecidas;
  • Histórico de interações e de compras completo, que pode ser acessado por todos os vendedores;
  • Utilização de filtros e geração de relatórios automáticos;
  • Identificação de novas oportunidades para recompra;
  • Melhor e maior integração entre os setores de marketing, vendas e atendimento.

Estratégias de pós-venda possíveis com o CRM

Executar um follow up de vendas eficiente

Uma das estratégias mais beneficiadas pela relação de CRM e pós-venda, é o follow up, que se trata do acompanhamento do cliente após o fechamento de uma compra, ou seja, contatos relevantes, que podem auxiliar na fidelização do cliente, dentre outras vantagens.

Mas, como o follow up é otimizado com o CRM? Simplesmente, porque as informações obtidas em todas as etapas de vendas, estarão armazenadas de forma clara na plataforma de CRM.

Isso quer dizer que o time comercial terá acesso à dados como data de compra, até as impressões e considerações do cliente sobre a solução adquirida. Informações estas que são primordiais para contatos futuros e a melhoria constante dos produtos/serviços do negócio.

Encantar o cliente para novas vendas

Encantar o cliente para novas vendas

O pós-venda, dentre outras coisas, visa atividades que proporcionem uma recompra no futuro, ação essa que se torna mais fácil, se a empresa encantar o cliente. 

Para essa etapa, o CRM ajuda a saber quais as vantagens que podem ser oferecidas e que fazem sentido para cada perfil de cliente. 

Assim, a empresa pode oferecer benefícios exclusivos, que sendo customizados de acordo com cada perfil, se tornam relevantes para o cliente, que se sentirá cativado pela empresa e estará mais propenso a comprar de novo.

Enviar conteúdos relevantes e personalizados

Outra forma de dar continuidade no relacionamento com o cliente após a venda, é enviando conteúdos que a sua empresa produza de acordo com a solução ofertada. Desde e-books, a textos de blog e e-mails.

Ao atuar dessa maneira, você estará potencializando a autoridade que a empresa possui naquele assunto, se mantendo na cabeça do consumidor, que ficará predisposto a escolher você e não o concorrente em uma compra no futuro.

Realizar práticas de Upsell

Ações de upsell se tornam quase que automáticas com o auxílio de um CRM. Com foco em complementar a solução que o cliente está adquirindo, ofertando produtos que se encaixem na demanda, o upsell é uma ótima maneira de aumentar as vendas e satisfação do cliente.

Dito isso, com os dados e informações que você possui no CRM sobre cada contato, fica mais fácil analisar quais produtos e serviços faz sentido oferecer ao cliente em questão. 

Suporte mais assertivo

Para prestar um suporte de qualidade quando o cliente volta com algum problema sobre a solução adquirida, é essencial ter um CRM para registrar tais reclamações e utilizá-las para que elas não se repitam no futuro.

Além disso, você terá acesso a todo o perfil e histórico de compra no CRM, o que irá ajudar em um atendimento mais otimizado e facilitar a resolução do problema. Neste cenário, um CRM irá evitar que o cliente precise ficar repetindo sua insatisfação e problemas para o atendimento e suporte várias vezes.

E então?

Viu só como é importante ter um pós-venda de qualidade e como um CRM é fundamental para isso?

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Fique à vontade para entrar em contato conosco, bem como para conferir outros conteúdos em nosso blog que podem ajudar a otimizar seus processos comerciais.

Agora, se você quer conhecer todas as funcionalidades do Gluo CRM e como ele pode auxiliar no pós-vendas da sua empresa, clique abaixo e solicite uma demonstração gratuita!

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