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Novo Sistema Pagamento de Boleto Bancário do Gluo CRM

sistema pagamento de boleto bancário
Explore as principais inovações do nosso Sistema de Pagamento de Boleto Bancário e simplifique a experiência de pagamento.

Sumário

Novo Sistema Pagamento de Boleto Bancário

Em julho de 2017, entrou em operação a Nova Plataforma de Boletos de Pagamento-Cobrança, registrada pela Federação Brasileira de Bancos — Febraban — o que trouxe inúmeras mudanças ao sistema de boletos bancários em funcionamento até então. A conclusão do processo de implantação foi em novembro de 2018 e permitiu a modernização de diversos processos de pagamento e cobrança.

A Febraban afirmou que as mudanças não afetarão os pagamentos de tributos. Além disso, a Febraban enfatizou que as concessionárias de serviços públicos e cobranças de tributos, em geral, não utilizam boletos de pagamento.

Neste artigo, mostraremos como foi o processo de implantação, bem como quais as principais mudanças e vantagens do novo sistema. Acompanhe a leitura!

Conheça os detalhes dessa novidade

O processo de implantação da Nova Plataforma de Cobrança, denominação dada pela Febraban para o novo sistema, ocorreu de forma escalonada, em ondas.

Desde março de 2018, todos os boletos com valor igual ou acima de R$ 800,00, que passaram pela Nova Plataforma foram adaptados ao novo sistema.

São pagos, anualmente, no Brasil cerca de 3,7 bilhões de boletos bancários de venda de produtos ou serviços e ainda doações. [Febraban]

Entenda o que ocorrerá com o boleto bancário sem registro

A princípio, não extinguirão imediatamente os boletos sem registros.

Contudo, tendem a serem desincentivados pelos bancos, em função de se tornarem, comparativamente, mais caros e porque nos novos convênios de cobrança os bancos vão priorizar a oferta de cobranças com registro.

Na prática, no médio prazo, os boletos registrados substituirão os boletos sem registros.

Entenda a operacionalização do fluxo de funcionamento do novo sistema de cobrança e conheça os principais agentes envolvidos:

  • empresa beneficiária: sua empresa;
  • instituição beneficiária: banco emissor do boleto;
  • plataforma de cobrança: sistema operador do processo de cobrança dos bancos;
  • pagador: seu cliente.

Confira as vantagens do novo sistema de cobrança

A Nova Plataforma de Cobrança permite a identificação do CPF ou do CNPJ do pagador, o que facilita o rastreamento de pagamentos.

Ao quitar o boleto, o próprio sistema verifica as informações. Se os dados coincidem com os da plataforma, validamos a operação.

Caso as informações apresentem divergências, você poderá realizar o pagamento no banco de origem da operação.

Além disso, ao visualizar os dados do boleto antes de concluir o pagamento, você saberá que o beneficiário apresentado receberá o crédito da liquidação, o que reduz os riscos de fraude.

Ainda, o comprovante de pagamento ficou mais completo, pois apresenta todos os detalhes do boleto (juros, multa, desconto etc.) e as informações do beneficiário e pagador.

Saiba quais são as vantagens para o pagador — cliente

Para o cliente, a mudança trará muitos benefícios e facilidades, confira alguns deles a seguir.

Débito Direto Autorizado

O Débito Direto Autorizado — DDA — permite que o cliente possa visualizar todos os seus boletos de maneira eletrônica, ou seja, não é preciso fazer o envio físico do boleto, o que contribui para diminuir a necessidade de impressão de documentos.

Pagamento de boleto vencido

Esquecer a data de pagamento gerava um grande transtorno, pois era preciso ir ao banco de emissão do boleto para fazer a liquidação do documento. Hoje, é possível fazer o pagamento em qualquer banco, ou seja, não é necessário que seja na mesma instituição financeira.

Através de canais de atendimento como internet ou aplicativo do banco, informe o código de barras do boleto vencido para revalidação. Um novo código de barras gerará automaticamente o cálculo de multas e encargos, possibilitando o pagamento atualizado do documento.

Apenas os últimos campos do código de barras sofrem alterações no processo de revalidação. Esse procedimento acaba com a necessidade da emissão da segunda via do boleto.

Duplo controle contra fraudes

Com a Nova Plataforma da Febraban, o sistema exige que os usuários registrem todos os boletos.

Além disso, sempre que um pagamento for efetuado, a instituição bancária realiza uma consulta no sistema para verificar a consistência dos dados do boleto com o registro na plataforma.

Se houver alguma divergência, o pagamento não é efetuado, sendo possível concluir somente no banco emissor do boleto. Além de conferir o código de barras e valores, o sistema emite um comprovante de pagamento com informações completas sobre a transação, inclusive com os dados pessoais do pagador.

Diferenciação do boleto de cobrança e de proposta

Existem duas modalidades de boletos: os de cobrança e os de proposta. Apesar de seus layouts serem os mesmos, há a diferenciação quanto à finalidade de pagamento para cada um deles.

O boleto de cobrança permite o pagamento de títulos, enquanto o boleto de proposta tem a finalidade de possibilitar o pagamento decorrente da aceitação de oferta de algum produto ou serviço, referente à proposta de contrato civil ou, ainda, para aceitar o convite para uma associação.

Essa modalidade requer a autorização prévia do pagador, ou seja, é preciso que ele mencione a vontade de receber esse tipo de boleto, pois seu pagamento é voluntário e a sua não efetivação não trará nenhum problema para o pagador. Além disso, essa informação deve ser clara para o pagador.

Redução de inconsistências de pagamento

Com a Nova Plataforma, há maior verificação sobre os dados contidos no boleto, o que contribui para evitar a inconsistência das informações.

Registrar todas as cobranças evita que ocorra o pagamento em duplicidade de um mesmo documento e impede alterações indevidas nas datas e valores.

Saiba como fica a situação das operações de e-commerce

As empresas que operam com vendas online por meio de boleto devem transmitir imediatamente os dados do documento para processamento pelo banco, caso o pagamento seja no mesmo dia.

Entretanto, este procedimento não ficou muito claro no guia apresentado pela Febraban, conforme abaixo:

Os bancos já dispõem de sistemas online para registro de boletos emitidos pelo e-commerce. Assim, quando o cliente fizer uma compra e optar por boleto para efetuar o pagamento, a empresa deverá encaminhar imediatamente ao banco, de forma online, o boleto para registro na base da Nova Plataforma.

A alternativa para este tipo de negócio será a integração com serviços especializados na intermediação entre o lojista e o banco, o que resolve o aspecto operacional, contudo, como diz o presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Maurício Salvador, um fator de grande preocupação diante da implantação da Nova Plataforma de Cobrança é o alto índice de inadimplência do boleto.

“Metade dos boletos gerados atualmente nas lojas virtuais não são pagos”, afirma. “Os lojistas terão que arcar com algo que não utilizaram, ou seja, boletos registrados que foram gerados no site e não receberam pagamento.”

Entenda como o Gluo CRM permite a emissão de boletos registrados

Ao final do processo de vendas no Gluo CRM, o usuário tem a opção de realizar o faturamento da venda e emitir boleto bancário, com a possibilidade de gerar os arquivos de remessa e captura dos arquivos de retorno.

Com este procedimento, todas as faturas e boletos gerados no Gluo CRM têm seus status automaticamente atualizados, permitindo assim, o acompanhamento do nível de inadimplência da sua base de clientes.

O Gluo CRM possui integração com o PJ Bank, para emissão automática de Boletos.

Através desta integração, o sistema gera e registra um link no CRM assim que emite um boleto. Este link deverá enviado para que o cliente possa emitir o Boleto. Assim que o cliente efetuar o pagamento, o CRM atualizará automaticamente o status do título para “Liquidado” por meio da integração.

Saiba a importância da emissão de boletos através do CRM

Qualquer empresa que trabalhe com a emissão de boletos no processo de faturamento da venda, ao dispor deste recurso em uma ferramenta de CRM, poupa muito tempo gerando a cobrança dentro do próprio Sistema e agiliza o processo de identificação da adimplência ou não do cliente, por parte do time de vendas, muito importante na liberação de crédito, através da venda a prazo/parcelada.

A implantação da Nova Plataforma de Cobrança da Febraban exige que os boletos emitidos pelas empresas estejam de acordo com suas especificações.

Por isso, é fundamental contar com o apoio de um sistema de emissão de boletos integrado, disponível no Gluo CRM, que atende a todos esses requisitos.

Agora que você já sabe como funciona a Nova Plataforma de Cobrança e a importância de um CRM com esta funcionalidade, entre em contato e solicite uma demonstração do Gluo CRM e veja como isso ocorre na prática.

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