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Entenda a importância do follow up de vendas e veja como fazê-lo

Tão importante quanto vender, é manter os clientes conquistados. Uma forma eficiente de fazer isso é manter um follow up de vendas, ou seja, é acompanhar os passos do cliente durante todo o processo de vendas. Existem inúmeras vantagens em fazer esse acompanhamento, como ajudar na tomada de decisões e aumentar as chances de novas vendas.

Entretanto, o follow up também precisa ser bem estruturado para atingir o seu objetivo, que é obter informações sobre o processo de vendas. A seguir, mostramos quais os benefícios dessa atividade e o que é preciso para desenvolver essa estratégia com eficiência. Continue a leitura!

Conheça as vantagens de fazer o follow up de vendas

Existem vendas que são mais complexas, ou seja, elas não são feitas tão rapidamente, pois há todo um processo até que o negócio seja fechado. Por isso, o follow up proporciona uma série de benefícios. Confira os principais a seguir.

Coletar informações importantes sobre a performance das vendas

É importante coletar informações, pois elas ajudam a avaliar se a quantidade de vendas em determinado período é satisfatória. Para fazer essa análise e medir a performance de vendas é preciso acompanhar algumas métricas e indicadores de desempenho, entre elas:

  • número de oportunidades abertas e fechadas;
  • tempo para que uma venda seja concluída;
  • média de negócios por vendedor.

Auxiliar na tomada de decisões do setor

Com base nas informações coletadas durante o follow up, é possível identificar pontos que precisam de ajustes, bem como entender em qual etapa do processo de vendas existe alguma falha. Dessa forma, pode-se definir novas estratégias para melhorar os resultados.

Aumentar a probabilidade de boas reviews

A empresa que faz o follow up demonstra aos clientes a sua atenção e preocupação com a qualidade do serviço ou produto oferecido. Isso contribui para que eles façam uma avaliação positiva da empresa perante o mercado, o que é essencial para ter uma boa reputação e conquistar novos clientes.

Saiba como fazer essa estratégia

Para executar um follow up de vendas eficiente e obter bons resultados com a sua utilização é preciso que ele tenha alguns processos específicos. Confira as principais características dessa estratégia.

Faça o contato posterior à venda

O contato pós-venda é essencial para captar informações importantes sobre a experiência do cliente. Durante essa interação é importante não fazer novas ofertas diretas, mas sim saber se ele precisa de algum auxílio e aproveitar o momento para estreitar o relacionamento para que fique aberta a possibilidade de novos contatos.

Faça um planejamento sobre o que dizer

Ao entrar em contato com o cliente, é importante ter bem definido o que será abordado nesse momento. Além disso, é preciso ter em mente quais as possíveis situações podem ocorrer e o que dizer a ele em cada caso específico.

Os dias e horário de contato também devem ser planejados para não correr o risco de que o cliente não atenda as ligações. Por isso, é importante manter um cronograma para garantir o bom andamento do follow up.

Determine um canal direto de comunicação

Outro fator que deve ser observado é a definição um canal eficiente de comunicação. Ou seja, é preciso definir se o contato será por e-mail ou telefone, por exemplo. O importante é oferecer alternativas que sejam satisfatórias para os clientes e que eles se sintam confortáveis nesse canal.

Dessa forma, será possível estabelecer uma comunicação eficiente em que tanto o cliente poderá expor as suas necessidades, quanto o vendedor terá a oportunidade de oferecer conteúdos de qualidade.

Esclareça todas as dúvidas do cliente

Durante os contatos realizados é importante esclarecer qualquer tipo de dúvida que o cliente possa ter com relação à empresa ou ao produto. Portanto, os profissionais que fazem essa atividade também precisam ter o conhecimento adequado para prestar qualquer esclarecimento.

Manter o follow up de vendas é essencial para obter informações importantes sobre o processo de vendas e, com isso, adequar tarefas e conquistar melhores resultados. Portanto, é preciso entender os passos para desenvolver essa estratégia e melhorar o relacionamento com o cliente.

Já que você se interessou pelo processo de follow up, confira este material com um passo a passo completo para um processo de vendas!