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Como Prospectar Clientes pelo Whatsapp: 5 Dicas + 15 Mensagem

como prospectar pelo whatsapp
Saber como prospectar clientes pelo whatsapp é essencial para venda! Aqui você encontra dicas de como abordar clientes e 15 mensagens prontas.

Sumário

Se você está aqui, é porque quer aprender como prospectar clientes pelo WhatsApp.

E olha, devo te falar, essa foi uma ótima ideia…

percentual de brasileiros que utilizam o whatsapp para se comunicar com marcas

Segundo pesquisas, 80% dos brasileiros utilizam o zap para se comunicar com marcas. E você, vai ficar de fora?

Logo, se você busca aumentar suas vendas pelo WhatsApp, esse é o post certo para você!

Continue a leitura e entenda como.

O que você precisa para prospectar via Whatsapp

Se quer prospectar clientes pelo whatsapp da forma certa, você vai precisar de algumas coisas antes de começar. 

Listamos 3 coisas indispensáveis para iniciar a prospecção pelo watsapp, o quanto antes!

Use o Whatsapp Business

Vamos direto ao ponto! Com o Whatsapp Business você aumenta a sua credibilidade e as chances de conversão.

Tá, mas por que isso acontece?

A sua credibilidade aumenta com o Whatsapp Business porque você pode adicionar informações que profissionalizam seu perfil. Como por exemplo:

  • Tipo da empresa
  • Segmento do seu negócio
  • E-mail para contato
  • Sua localização
  • Link para o seu site
  • Breve descrição de seu portfólio de produtos/serviços.

Mas não parou por aí… Sua taxa de vendas pelo zap pode aumentar, pois o Whatsapp Business também facilita as suas interações com o cliente com diversas funcionalidades, como:

  • Respostas rápidas
  • Mensagens automáticas
  • Pagamentos pela plataforma
  • Etiquetas para categorizar contatos
  • Catálogo de produtos
  • Mensagem interativa

Deu para compreender a importância desta ferramenta?

Se você busca entender como abordar clientes pelo whatsapp, este é o seu primeiro passo!

Você pode se interessar👉 Como usar o whatsapp business? Confira 4 dicas para vender mais

Tenha uma boa lista de contato

Ter uma lista de contatos bem organizada é crucial para qualquer estratégia de prospecção e vendas, e isso não é diferente quando se trata de prospectar pelo WhatsApp.

O aplicativo permite uma comunicação direta, rápida e personalizada com potenciais e atuais clientes, e é aqui que suas listas de contatos bem segmentadas entram em cena.

Lista de contatos para Prospects

Para aumentar vendas pelo WhatsApp, o primeiro passo é abordar seus leads da forma certa.

Contar com uma lista de potenciais clientes (prospects) é o ponto de partida! 

Você pode segmentá-los por diversos critérios como interesses, informações demográficas, histórico de compras anteriores em outras plataformas, etc. 

A abordagem inicial deve ser cuidadosa e personalizada para cada segmentação, utilizando técnicas de vendas pelo WhatsApp que podem variar desde o envio de um conteúdo útil até promoções exclusivas.

Lista de contatos para Clientes Atuais

Já para o público que já efetuou uma compra, a estratégia deve ser focada no pós-venda, com up-selling e cross-selling

Nesse cenário, o relacionamento já está estabelecido, e o objetivo é aumentar o LTV (Lifetime Value) da sua base de clientes. 

Você pode utilizar o WhatsApp para enviar pesquisas de satisfação, informar sobre novos produtos ou atualizações e até mesmo oferecer promoções exclusivas para essa base.

Utilize um CRM integrado ao Whatsapp

Ter um CRM integrado ao Whatsapp pode ser um divisor de águas para qualquer estratégia de vendas e prospecção. 

Este arranjo não apenas melhora a eficiência operacional, mas também enriquece a qualidade do engajamento com os clientes. 

Abaixo, listamos os principais benefícios dessa integração:

  • Informações centralizadas no CRM
  • Base de dados do CRM
  • Acompanhamento da cadência de prospecção
  • Aumentar vendas pelo WhatsApp

Você pode se interessar 👉 CRM Integrado com Whatsapp: como usar para ter resultados

Informações Centralizadas no CRM

Contar com todas as informações dos clientes em um único lugar permite uma abordagem muito mais personalizada. 

Por exemplo, um estudo da Salesforce mostrou que 79% dos leads de vendas nunca se convertem em vendas devido à falta de gestão de relacionamento com o cliente

Ter acesso ao histórico de compra, as preferências e até mesmo as interações anteriores facilita e muito a comunicação, além de aumentar as chances de conversão nas vendas pelo zap.

Base de Dados do CRM

Uma base de dados robusta e bem gerenciada é como um tesouro para sua empresa!

De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, empresas que investem em análise de dados têm produtividade e lucratividade 5% a 6% maiores do que as demais

Ao analisar a base de dados no CRM, você pode segmentar suas listas de forma mais assertiva, o que é fundamental para uma prospecção pelo WhatsApp mais eficiente.

Acompanhamento da Cadência de Prospecção

Saber o momento certo para interagir com um cliente ou lead é crucial para o fechamento da venda! 

Um estudo da Inside Sales revelou que 35-50% das vendas são fechadas pelo vendedor que responde primeiro

Com um CRM integrado ao WhatsApp, você pode programar e monitorar todas as etapas da prospecção, aumentando suas chances de ser o primeiro a responder e, portanto, fechar a venda.

Além de programar envios automáticos de mensagens via WhatsApp.

Você pode se interessar 👉 CRM para vendas: saiba como funciona e como escolher o melhor

CRM e WhatsApp

Dá para ver que ter um CRM integrado ao WhatsApp não é apenas uma conveniência operacional, mas uma estratégia poderosa!

Mas eu te digo… Ter uma integração simples, apenas com o WhatsApp Web, não é recomendado.

As informações se perdem…

Ter um CRM realmente integrado ao WhatsApp traz uma visão 360 de todos os pontos de contato com o cliente, além de trazer praticidade ao processo de venda.

Automatizar mensagens, guardar histórico de conversas, transferência de responsável pelo chat e muito mais… Fale com um de nossos especialistas e conheça o Gluo Connect, use o WhatsApp de dentro do seu CRM e tenha todo controle na palma da sua mão!

Como abordar um Cliente pelo Whatsapp: 5 Dicas

Como falamos acima, o WhatsApp tornou-se uma ferramenta indispensável, especialmente na era digital em que vivemos. 

Isso porque essa plataforma permite o estreitamento de relacionamentos e impulsiona vendas através de uma comunicação direta, pessoal e instantânea.

Mas já vou te falando… saber como abordar um cliente pelo WhatsApp é fundamental para o sucesso dessa estratégia! 

Nesta seção, vamos explorar cinco dicas essenciais que abrangem desde a primeira mensagem de apresentação até as técnicas mais refinadas para aumentar vendas pelo WhatsApp

Este guia prático foi feito para você, seja um novato nas vendas pelo zap ou um profissional experiente em prospecção pelo WhatsApp. 

Vamos mergulhar nas melhores práticas e exemplos de como tornar sua abordagem não apenas eficaz, mas irresistível para seus clientes.

Você pode se interessar 👉 Técnicas de negociação: 7 para conseguir a venda em 2024

1- Diga ao cliente como você entrou em contato

A transparência é a chave para iniciar uma relação de confiança com o cliente, e isso começa já na primeira abordagem. 

Imagine receber uma mensagem de um número desconhecido falando sobre um produto ou serviço; a primeira reação de muitas pessoas seria de desconfiança ou até mesmo de irritação. 

Por isso é vital esclarecer como você obteve o contato do cliente.

Se você já tem um histórico de interações com o cliente, essa etapa fica mais fácil. 

No entanto, se o contato é um lead frio, você pode dizer algo como:

“Olá [Nome do Cliente], meu nome é [Seu Nome], e sou da empresa [Nome da Empresa]. Consegui seu contato através de nosso site, onde você baixou nosso e-book sobre [Tema do E-book]. Espero que tenha sido útil para você!”

Se o contato foi adquirido por meio de uma parceria, por exemplo, isso também deve ser esclarecido:

“Oi [Nome do Cliente], sou [Seu Nome], da [Nome da Empresa]. Estamos em parceria com [Nome da Empresa Parceira], onde você realizou sua última compra, e eles nos recomendaram que entrássemos em contato com você.”

Essa abordagem transparente não apenas atende às boas práticas de como abordar clientes pelo WhatsApp, como também estabelece um terreno seguro para interações futuras. 

Além disso, ela está em conformidade com as regulamentações de privacidade de dados, LGPD no Brasil, que exigem transparência na coleta e uso de informações pessoais.

2- Não mande mensagens longas

Então você quer saber como prospectar clientes pelo whatsapp? Já vou lhe dizer… seja claro e direto ao ponto!

Ao invés de escrever…

Mensagem Longa:

“Olá, [Nome do Cliente]. Espero que esteja bem. Meu nome é [Seu Nome], e sou o representante de vendas da empresa [Nome da Empresa]. Estamos no mercado há mais de 10 anos, e nosso principal objetivo é fornecer soluções inovadoras para pessoas como você. Gostaria de lhe apresentar nosso mais novo produto que acredito estar perfeitamente alinhado com suas necessidades…”

Escreva…

Mensagem Curta:

“Oi, [Nome do Cliente]. Sou [Seu Nome] da [Nome da Empresa]. Estamos há mais de 10 anos no mercado e temos um novo produto que pode te interessar. Posso te contar mais?”

Qual dessas mensagens você acredita que tem mais respostas? Vou acabar com o suspense…

A segunda mensagem, disparada, recebe mais respostas! 

E pessoalmente, se eu recebesse a primeira mensagem, não responderia, acho que muito menos leria tudo.

3- Personalize as suas mensagens

Personalização é mais do que apenas um “plus” na hora de abordar um cliente pelo WhatsApp – é uma necessidade! 

Um contato personalizado não só faz o cliente se sentir mais valorizado, mas também aumenta significativamente suas chances de engajamento e conversão. 

Segundo um estudo da Accenture, 91% dos consumidores afirmam que têm mais probabilidade de comprar com empresas que oferecem ofertas e recomendações relevantes.

Para personalizar suas mensagens, o primeiro passo é utilizar o nome do cliente. Mas não pare por aí. 

Use as informações que você já tem sobre o cliente para tornar a conversa mais relevante. 

Informações que podem ser usadas para personalizar as mensagens para abordar cliente no whatsapp:

  • Histórico de Compras: Sugira produtos ou serviços complementares com base nas compras anteriores da empresa.
  • Interesses Demonstrados: Alinhe a conversa com temas ou produtos que a empresa já mostrou interesse em outros canais.
  • Dados Demográficos da Empresa: Utilize o setor de atuação, tamanho da empresa ou localização geográfica para personalizar ofertas.
  • Interação Anterior: Faça referência a reuniões, calls ou e-mails anteriores para mostrar que você está acompanhando a relação comercial.
  • Feedback do Cliente: Utilize feedbacks anteriores para abordar soluções específicas que atendam às necessidades ou preocupações da empresa.
  • Status de Contrato ou Assinatura: Se a empresa é uma cliente recorrente, mantenha-a informada sobre o status do seu contrato ou benefícios adicionais disponíveis.
  • Decisores: Personalize a mensagem para o nível hierárquico da pessoa com quem você está falando, seja um gestor de compras ou um executivo C-level.

4- Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são estratégias de persuasão que se aproveitam do nosso modo natural de pensar para induzir uma ação, como uma compra ou um clique.

Eles são particularmente eficazes quando se trata de como abordar um cliente pelo WhatsApp e são uma técnica de vendas pelo WhatsApp que não deve ser ignorada.

Os gatilhos mentais podem aumentar as vendas pelo WhatsApp ao criar uma sensação de urgência, exclusividade ou confiança.

Exemplos de Gatilhos Mentais:

  • Escassez
    • “Esta oferta é limitada aos primeiros 10 clientes. Não perca!”  
  • Urgência
    • “A promoção termina em 24 horas. Garanta já o seu desconto!”
  • Autoridade
    • “Recomendado por especialistas no setor, nosso produto oferece a melhor solução para sua empresa.”
  • Prova Social
    •  “Junte-se às milhares de empresas satisfeitas que já usam nosso serviço.”
  • Reciprocidade
    • “Oferecemos uma consultoria gratuita para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para sua empresa.”
  • Exclusividade
    • “Esta oferta é exclusiva para nossos clientes VIP. Aproveite antes que acabe!”

Utilizando esses gatilhos mentais de forma ética e estratégica, você pode motivar a ação por parte do cliente, seja para prospectar pelo WhatsApp ou para impulsionar o pós-venda, up-selling e cross-selling.

5- Tenha um bom Call-to-Action

Um bom Call-to-Action (CTA) é crucial para direcionar o cliente na jornada de compra e é uma técnica de vendas pelo WhatsApp extremamente eficaz. 

O CTA deve ser claro, conciso e incentivar uma ação imediata, seja para aumentar vendas pelo WhatsApp ou para prospecção.

Se o mesmo for bem elaborado se torna a chave para encaminhar o cliente à próxima etapa do funil de vendas ou para fechar um negócio.

5 Mensagens de Apresentação para Clientes WhatsApp

Mensagem 1: Apresentação e Oferta de Valor

Olá [Nome do Cliente],

Meu nome é [Seu Nome], e sou o(a) [Cargo] da [Nome da Empresa]. Nós ajudamos empresas como a sua a [Resolver um Problema Específico]. Gostaria de agendar uma conversa para explorar como podemos contribuir para o crescimento da sua empresa?

Aguardo sua resposta.

Mensagem 2: Referência a um Evento da Indústria

Oi [Nome do Cliente],

Notei que sua empresa esteve no [Nome do Evento da Indústria]. Foi ótimo ver tantas empresas inovadoras reunidas. A [Nome da sua Empresa] oferece [Produto ou Serviço] que poderia realmente complementar a sua estratégia atual. Podemos conversar esta semana para discutir isso?

Atenciosamente,

[Seu Nome]

Mensagem 3: Foco no ROI

Olá [Nome do Cliente],

Sou [Seu Nome] da [Nome da Empresa]. Sabia que nossas soluções podem aumentar o seu ROI em até [Percentual]? Gostaria de agendar uma reunião para demonstrar como podemos alcançar isso para a sua empresa?

Fico à espera.

Mensagem 4: Abordagem de Solução de Problema

Oi [Nome do Cliente],

Meu nome é [Seu Nome], e eu trabalho na [Nome da Empresa]. Nós especializamos em [Produto ou Serviço], ajudando empresas como a sua a superar [Desafio Específico]. Você estaria interessado em discutir como podemos resolver este problema juntos?

Obrigado.

Mensagem 5: Oferta Exclusiva

Olá [Nome do Cliente],

Sou [Seu Nome], da [Nome da Empresa]. Temos uma oferta exclusiva que acredito que seria extremamente benéfica para a [Nome da Empresa do Cliente]. Você tem alguns minutos esta semana para uma conversa rápida?

Fico no aguardo.

5 Mensagens de Vendas pelo WhatsApp para empresas B2B

Mensagem 1: Introdução de Novo Produto

Olá [Nome do Cliente],

Temos um novo produto que pode aumentar a eficiência da sua equipe em até 20%. O que acha de marcarmos uma demonstração?

Mensagem 2: Promoção Temporária

Oi [Nome do Cliente],

Nossa promoção exclusiva para [Produto/Serviço] termina em 48 horas. Quer aproveitar esse desconto de 15%?

Mensagem 3: Reengajamento

Olá [Nome do Cliente],

Notei que você não concluiu sua compra de [Produto/Serviço]. Posso ajudar a esclarecer alguma dúvida?

Mensagem 4: Recomendação Baseada em Compra Anterior

Oi [Nome do Cliente],

Com base na sua última compra, acho que você vai gostar do nosso novo [Produto Adicional]. Quer mais informações?

Mensagem 5: Oferta Personalizada

Olá [Nome do Cliente],

Criamos um pacote de serviços especialmente para empresas do seu setor. Gostaria de conhecer os detalhes?

5 Mensagens de Pós-Venda pelo WhatsApp para empresas B2B

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Mensagem 1: Agradecimento pela Compra

Olá [Nome do Cliente],

Obrigado pela sua compra! Como foi sua experiência conosco?

Mensagem 2: Feedback

Oi [Nome do Cliente],

Seu feedback é valioso para nós. Você poderia dedicar um momento para nos avaliar?

Mensagem 3: Informação de Utilização

Olá [Nome do Cliente],

Espero que esteja aproveitando [Produto/Serviço]. Aqui estão algumas dicas para você tirar o máximo proveito dele.

Mensagem 4: Oferta de Up-selling

Oi [Nome do Cliente],

Como cliente valioso, gostaríamos de oferecer um upgrade exclusivo para o nosso novo [Produto/Serviço Premium]. Interessado?

Mensagem 5: Lembrete de Renovação ou Reposição

Olá [Nome do Cliente],

Notei que sua assinatura/suprimento de [Produto/Serviço] está prestes a acabar. Gostaria de renovar ou repor?

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