O Custo de Aquisição de Clientes (ou simplesmente CAC) consiste em uma métrica de marketing que mostra qual o investimento de uma empresa para conquistar um novo cliente.
Sendo assim, quanto mais o CAC for reduzido, melhor será a lucratividade do seu negócio.
Visando este resultado, é necessário o uso de estratégias que vão desde atração de visitantes até a finalização da compra.
Para calcular o CAC é feito dividindo a soma do que foi investido para a aquisição de um cliente pelo número de clientes conquistados em um período determinado.
Para calcular o CAC de maneira correta, é fundamental ter as informações necessárias do ciclo de venda.
Se quer entender mais sobre o Custo de Aquisição do Cliente, continue com a leitura. Vamos explicar dicas para melhorar esse número e, assim, obter um melhor desempenho para o seu negócio. Confira!
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Invista em boas estratégias de marketing
Fidelizar os clientes atuais é um passo fundamental para reduzir o CAC e, para isso, investir em boas estratégias de marketing é o mais indicado.
Para que isso seja possível, é preciso divulgar seus produtos ou serviços direcionando-os para aqueles que realmente estão interessados em fazer essa aquisição.
A internet causou uma mudança no comportamento do consumidor, possibilitando que ele tenha acesso às empresas com mais rapidez e facilidade.
Assim, estar presente no ambiente online permite ampliar as chances de venda, já que seu alcance é maior e há a possibilidade de segmentar o seu público.
Entre as estratégias mais comuns estão o Marketing de Conteúdo, o SEO e as redes sociais.
Ao investir corretamente em mídias pagas segmentando o público de maneira correta, é possível obter ótimos resultados.
Já o uso da automação de marketing faz com que você economize não apenas tempo, mas também recursos. É possível, por exemplo, fazer o envio de e-mails automáticos para os usuários e realizar ações de remarketing.
Defina quais as métricas mais relevantes para o seu negócio
As métricas são indispensáveis para a empresa que busca uma redução do custo de aquisição do cliente.
Afinal, é essa mensuração que permite compreender os resultados das estratégias de marketing adotadas e concluir se o CAC se encontra compatível com o orçamento de marketing da empresa.
Para ter uma análise sólida, é preciso que as informações obtidas sejam cruzadas com métricas como ticket médio, lifetime value e ROI.
Lembrando que o ideal é acompanhar apenas duas ou três métricas para monitorar os resultados, analisando quais são as ideais para sua empresa.
Compartilhe conhecimento em uma venda consultiva
A venda consultiva é um tipo de venda em que o vendedor atua como um consultor, ouvindo o cliente para então buscar a solução que seja mais adequada para ele.
Nesse sentido, o vendedor deve buscar uma solução que melhor se encaixe para solucionar o problema enfrentado pelo cliente.
Esse tipo de abordagem traz vários resultados, entre eles a redução nos cancelamentos (churn).
Isso porque a venda consultiva faz com que o produto ou serviço esteja alinhado com a necessidade do cliente desde o princípio.
Outra vantagem da venda consultiva é o aumento das chances de um maior valor do ticket médio, o que é resultado da satisfação do cliente.
Para realizar a venda consultiva de maneira eficaz, é fundamental seguir algumas dicas:
- criar uma conexão com o cliente, ouvindo-o e buscando entender profundamente o que ele precisa, colocando-se em seu lugar;
- mostrar interesse e fazer com que o seu cliente sinta que você realmente está ali para ajudá-lo;
- compreender as objeções apresentadas pelo cliente para poder contorná-las e chegar a um acordo que beneficie ambos os lados;
- demonstrar empatia e transparecer que está focado em uma abordagem consultiva, não agindo como se estivesse apenas interessado em fechar a venda.
Fale com o público certo
Quando a empresa não conhece o seu público, existe uma grande chance de a comunicação ser direcionada para as pessoas erradas.
Como resultado, isso pode elevar o seu CAC e impossibilitar um retorno positivo das ações realizadas. Por isso, é importante ter uma segmentação que seja adequada.
As chances de a sua empresa efetuar uma venda são bem maiores quando você está falando com o público que demonstra interesse no produto ou serviço que está sendo oferecido.
Dessa forma, quanto mais as ações forem direcionadas para o seu público-alvo, menor vai ser o CAC da empresa.
É fundamental que você entenda quem é seu cliente e, para isso, é preciso ir além de dados demográficos, como gênero e faixa etária.
O mais indicado é elaborar as personas do seu negócio, ou seja, personagens semifictícios que representam o seu público ideal.
Assim será possível identificar quais são as reais necessidades e desejos do seu cliente.
Entenda continuamente os resultados das estratégias adotadas
Para saber se as estratégias para reduzir o CAC estão funcionando como o esperado, é essencial fazer o acompanhamento periódico das ações que foram realizadas.
Afinal, isso vai impedir que você atue com base em suposições e tenha resultados mais assertivos.
A performance da empresa deve ser monitorada, comparando os resultados em tempo integral.
Para isso, o marketing digital permite acompanhar os resultados com precisão por meio de ferramentas de mensuração. Com base nos resultados, é possível identificar os erros que podem afetar o seu CAC.
Conhecer os erros é importante para mudar aquilo que não está funcionando como o esperado.
Assim, você vai poder aprimorar o desempenho de cada uma das ações e, caso seja preciso, melhorar as estratégias usadas para potencializar os resultados.
Conforme as ações são realizadas, haverá uma redução no custo de aquisição de clientes, tornando a empresa mais competitiva.
Com o uso das táticas que foram apresentadas, você será capaz de diminuir o custo de aquisição de clientes na sua empresa.
Por isso, não espere mais e comece a implementá-las o mais breve possível para alcançar melhores resultados.
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