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Cadência em processos comerciais: o que é e sua importância

Como é a cadência em processos comerciais na sua empresa? Veja como dar um ritmo e rumo inteligente em cada atividade e aumente as vendas!

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Como é a cadência em processos comerciais na sua empresa? Pergunto isso porque, infelizmente, a falta de um bom ritmo na estruturação de processos, é a causa de muitos problemas no setor comercial.

É comum, por exemplo, que a baixa taxa de conversão esteja ligada à ausência de uma cadência de contatos e discursos bem estruturados. Muitas vezes o setor não tem um processo claro e acaba perdendo boas oportunidades, por ignorar um novo contato com o lead, por exemplo. 

Continue a leitura e entenda a importância da cadência em processos comerciais. Veja como dar um ritmo e rumo inteligente em cada atividade pode contribuir para o aumento das vendas na sua empresa!

Porque você deve fazer a cadência em processos comerciais

A importância da cadência em processos comerciais

Você nunca deve finalizar uma atividade sem ter um próximo passo, quando isso acontece, falta cadência em processos comerciais. Ou seja, essa estruturação passo a passo, é como se fosse o “caminho para o sucesso” no setor de vendas.

Não pense que estamos falando de uma fórmula mágica para fechar mais vendas. Mas sim, de um processo claro e eficiente para converter seus leads em clientes. A cadência ajuda a dar ritmo a todo o processo de vendas, principalmente na prospecção, mas também no pós vendas e na fidelização do cliente.

Ainda neste conteúdo, detalharemos um estudo da Meetime sobre cadências no setor comercial, mas antes, vamos entender um pouco mais sobre este termo.

O que é a cadência em processos comerciais?

Gabe Larsen define cadência de vendas como “plano sistematizado de uma série de interações que utilizam diferentes métodos de comunicação a fim de aumentar as chances de contato com um prospect”.

Ou seja, é como se fosse a organização e execução de um plano, com um ritmo pré-definido de tentativas de contato e intervalos entre uma atividade e outra. Essa ação ajuda a empresa a entender o timing do cliente, evoluir seu próprio processo e então, padronizá-lo. 

A imagem a seguir mostra um exemplo de como funciona um fluxo de cadência na prática:

A importância da cadência em processos comerciais

Fonte: Insidesales.com

Resumindo…

A cadência em processos comerciais é importante para possibilitar uma estrutura de atividades no setor de vendas, que possam ser executadas e repetidas pelos vendedores para otimizar o tempo e melhorar os resultados nesta área da empresa.

infográfico 11 passos para elaborar proposta de vendas

Sua empresa tem uma boa cadência em processos comerciais?

Quer entender como está a cadência nas atividades do seu time de vendas? Responda para si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quantas tentativas de contato (incluindo ligações) são feitas por dia? 
  • E quantas tentativas de falar com um lead são feitas antes de desistir? 

O Inside Sales Benchmark Brasil 2021 usou estas informações como base e o resultado da pesquisa você confere a seguir:

A importância da cadência em processos comerciais

O gráfico evidencia que 31% dos respondentes fazem 4 tentativas ou menos com seus leads. O diagnóstico é que as empresas brasileiras, em média, demoram mais de 10 minutos para contatar um lead e desistem relativamente rápido.

Outro estudo realizado com base de clientes da Meetime, revelou que apenas 79% dos leads são ganhos até o quinto contato, conforme o gráfico abaixo:

A importância da cadência em processos comerciais

Estes dados mostram a importância da cadência em processos comerciais, uma vez que ela deve ser desenvolvida com base no seu perfil de clientes, alinhado às melhores práticas e estratégias de vendas, a fim de trabalhar em um ritmo que funcione. 

Pense que o seu lead quente pode estar a apenas mais uma ligação de distância.

A cadência coloca ritmo na performance dos vendedores

Como menciona o Canaltech, finalizar uma ação e saber qual é o próximo passo traz mais fluidez às atividades desenvolvidas, economiza tempo e consequentemente impacta na quantidade de oportunidades e tarefas que o vendedor consegue realizar.

Ao invés de enumerar quantas atividades os vendedores precisam realizar no dia, pense quais são as ações que precisam ser tomadas e o que será oferecido depois.

Se for preciso processar mentalmente a próxima ação até descobri-la é porque houve uma falha no mapeamento da rotina. Por isso, é preciso planejar todas as atividades e entender qual resultado precisa ser alcançado. Isso ajuda a criar uma cadência, otimizar o tempo e mudar a estratégia com foco no resultado.

Para uma boa cadência em processos comerciais utilize o CRM a seu favor

Um software de CRM serve como base para desenvolver uma boa cadência nos processos de vendas. Isso porque, nele é possível salvar todas as informações sobre o contato com o seu cliente.

O CRM centraliza todos os dados em uma única plataforma, o que contribui para não perder informações valiosas, como o melhor dia para follow-up e agendamento de reuniões, por exemplo.  Além disso, outros vendedores que venham a atender o cliente já terão todo o histórico de conversas.

Neste ponto, o Gluo CRM entra em ação! Clique abaixo e saiba como podemos contribuir para a eficiência na cadência em processos comerciais do seu negócio e assim, alavancar os seus resultados em vendas!

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