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Como estruturar vendas de alta performance?

vendas de alta performance
Quer um novo cenário comercial para seu negócio? Foque em estruturar vendas de alta performance! Quer aprender como? Confira!

Sumário

Quer um novo cenário comercial para seu negócio? Foque em estruturar vendas de alta performance! Mas, o que é isso? Como fazer?

Para ter um time de vendas focado na alta performance você precisa estar ciente que a sua área comercial deve entregar resultados de forma contínua e constante, atingindo as metas regularmente. 

Ou seja, vender muito em um mês e pouco em outro não é seguro, muito menos bom para seu negócio. Além disso, correr atrás dos resultados só nos últimos dias do mês é uma receita pronta para o insucesso!

A venda de alta performance está sustentada pelo pilar da previsibilidade, você precisa ter isso em mente para estruturar os processos de maneira lógica e funcional. 

E também, para montar o time de vendas com colaboradores que apresentem comportamentos e habilidades em harmonia com o que o setor precisa e deseja, ou então treinar seus vendedores para isso.

Desta forma, hoje vamos falar sobre o que um time de alto desempenho precisa ter e como você pode criar uma área comercial focada em vendas de alta performance! 

O que é um time de vendas de alta performance?

Para uma equipe entregar bons resultados e desenvolver a alta performance é fundamental que a área conte com um bom líder. 

Ele precisa utilizar as ferramentas corretas, manter os colaboradores alinhados com a estratégia e valores da empresa, ter processos e métricas bem definidas e acompanhar periodicamente os resultados.

Tudo isso é alcançado implementando boas práticas de gestão. Para isso, foque nas 7 dicas a seguir de como criar uma área comercial focada em vendas de alta performance!

1 Tenha um líder de vendas

O líder tem uma importância fundamental para o desenvolvimento do time de vendas e, consequentemente, para alavancar o sucesso do negócio. 

Mas, quais as características que um excelente líder do setor comercial precisa para liderar vendedores de alta performance?

  • Grande conhecimento do negócio: só vende bem aquele que conhece exatamente o que vende e o modelo de negócio da empresa em que trabalha;
  • Possuir ótimo relacionamento interpessoal: um líder deve obrigatoriamente apresentar boas habilidades de comunicação com o time. Além de ser capaz de lidar com diferentes tipos de pessoas e perfis profissionais;
  • Ser orientado para resultados: conhecer as metas do setor com clareza, apresentá-las aos time e acompanhá-las com regularidade, conhecer e explicar os processos e atividades de maneira assertiva e saber lidar com situações corriqueiras que podem atrapalhar o rendimento do time; 
  • Ter autoridade: ter autoridade não é ser ranzinza nem autocrático, mas sim ter firmeza ao estar no comando, resolver os problemas com eficácia e ganhar o respeito do time como alguém que tem conhecimento e boa capacidade de mentoria;
  • Ser ágil e seguro nas tomadas de decisão: fazer reuniões rápidas com a equipe (especialmente as diárias), avaliar o ciclo mensal passado e planejar o futuro de maneira prática, ter experiência profissional e conhecimento do mercado;
  • Orientar-se por dados: o famoso data-driven, é o líder que acompanha diariamente as métricas de venda e entende, com objetividade, o que está dando certo e o que necessita mudanças.

2 Defina processos

Ter os processos de vendas bem definidos é o segundo segredo para alcançar a alta performance.

Uma equipe sempre trabalha melhor e com mais rendimento quando é orientada por processos bem definidos e que estejam alinhados entre todos do setor. 

Para isso, desenvolva documentos com as regras e ações da área comercial e garanta que seu time as conheça e as entenda, fazendo o repasse adequado sempre que um novo vendedor chegar à empresa.

3 Capacite seu time para vendas de alta performance

É claro que contratar os melhores vendedores do mercado pode garantir uma excelente performance de vendas, mas isso nem sempre é praticável, já que tem um alto custo e pode colocar no time pessoas desalinhadas com os valores do seu negócio. 

Por isso, aproveite e invista nos colaboradores que já conhecem a cultura da sua empresa. Isso é mais acessível e também gera ótimos resultados! 

Treine a equipe de vendas constantemente, através de cursos e workshops, mantendo os vendedores atualizados sobre as melhores e mais atuais práticas de vendas. E lembre-se de aprimorar não apenas as habilidades técnicas, mas também de comportamento! 

4 Alinhe setores

O setor de marketing e o setor de vendas devem estar conectados e alinhados. Para isso, uma técnica de sucesso é criar um Acordo de Nível de Serviços (mais conhecido como SLA – Sales Level Agreement) entre as duas equipes. 

Neste documento, descreva em detalhes as responsabilidades e metas de cada time, especialmente quanto aos leads a serem repassados de uma área para outra, mas também quanto a todas as atividades que envolvam os dois setores.

5 Acompanhe periodicamente os times

Como já citamos nas características que o líder de um time de vendas deve ter, acompanhar a equipe através de reuniões periódicas é um método essencial para avaliar e revisar as estratégias.

Sem esse contato contínuo, é impossível formar e gerir uma equipe de vendas de alta performance!

Essas reuniões também possibilitam abertura para os feedbacks e criam espaço para que os vendedores deixem explícitos os problemas internos que estão enfrentando e até tragam soluções e melhorias para o desenvolvimento do setor.

6 Valorize os vendedores de alta performance

Desenvolva um sistema de reconhecimento e valorização dos vendedores do seu time. O método é de livre escolha! Pode ser desde um e-mail com uma mensagem de reconhecimento ou uma recomendação qualificada no LinkedIn, até troféus e brindes, ou retornos monetários. 

Tenha em mente que vendedores devidamente reconhecidos por seus resultados entregam mais e desempenham com mais entusiasmo suas atividades!

7 Use ferramentas de automação focadas em vendas de alta performance 

Alguns erros básicos podem atrapalhar – e muito! – os resultados da área comercial:

  • informações descentralizadas.
  • planilhas sem conexão.
  • relatórios com erros.
  • falta de métodos eficazes para acompanhar o resultado de cada vendedor.

Mas, hoje em dia, já temos a sorte de contar com tecnologias que facilitam a gestão e o dia a dia do setor de vendas.

Com um CRM completo é possível controlar processos comerciais em um único lugar. Além de organizar todas as tarefas, fazer o registro de atividades (como ligações, reuniões e e-mails) e inclusive visualizar o desempenho dos vendedores.

A energia antes gasta com atividades operacionais pode e deve ser redirecionada para o que realmente importa: fechar vendas e alcançar metas!

O Gluo CRM conta com funcionalidades em prospecção, vendas e suporte. Para prospecção ativa, é possível criar cadências mistas e semiautomáticas, classificar e qualificar os leads. As funcionalidades de vendas se adéquam às necessidades da sua empresa e otimizam os resultados. 

Com o suporte é possível aumentar a satisfação dos clientes e potencializar o relacionamento com eles. Tendo acesso a um histórico de necessidades e demandas, alavancando o potencial de vendas da sua empresa! 

Se você quer saber todos os recursos do Gluo CRM que podem contribuir para a sua construção de um time de vendas de alta performance? Clique abaixo e solicite uma demonstração gratuita!

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