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Proposta comercial: como o CRM ajuda neste processo

proposta comercial
Descubra como o CRM revoluciona o processo de proposta comercial, otimizando vendas e impulsionando o crescimento dos negócios.

Sumário

A apresentação da proposta comercial de vendas é uma das fases mais importantes para a concretização de um negócio. A partir de seu envio, o cliente fará a análise das informações contidas no documento, o que pode significar a efetivação de uma venda.

Para ter uma vantagem competitiva é necessário que esse documento seja bem elaborado, de modo que informações importantes tanto sobre o cliente quanto sobre o produto ou serviço oferecido estejam presentes na proposta. Por isso, a utilização de um CRM facilita o processo de elaboração desse documento.

A seguir, mostramos qual é a importância da utilização de um CRM nessa atividade, bem como quais as principais boas práticas para elaboração de uma proposta de sucesso. Acompanhe a leitura!

Entenda a importância da utilização de um CRM

Basicamente, o CRM — Customer Relationship Management — que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta utilizada para fazer o gerenciamento sobre a relação que a empresa tem com o cliente.

Por meio dela, é possível entender quais as principais necessidades dos clientes, bem como acompanhar todo o processo de relacionamento, desde a fase de prospecção até o pós-venda. Isso porque o sistema conta com algumas características e funcionalidades que permitem essas facilidades.

Uma delas permite a automação de propostas, ou seja, por meio do CRM a emissão do documento é personalizada e tem como base o perfil do cliente e o serviço desejado por ele. Outra característica é o controle de dados, o que permite ao sistema monitorar as diversas etapas do processo de vendas.

A acessibilidade também é outra característica essencial em um CRM, pois, permite que as informações sejam acessadas facilmente em qualquer local e a qualquer momento.

Conheça boas práticas sobre como fazer uma proposta comercial

Quando um cliente recebe uma proposta comercial é preciso que alguns elementos essenciais façam parte de sua construção. Para isso, utilize algumas boas práticas para a seu desenvolvimento.

Estude o cliente

Antes de fazer a proposta, faça um levantamento sobre o perfil do cliente, nada mais constrangedor que enviar um documento com informações inconsistentes. Com o grande número de concorrentes, um erro como esse pode significar a perda do negócio.

Por isso, é essencial manter o perfil do cliente completo e atualizado, com informações como seu comportamento, suas principais dúvidas e necessidades. Dessa forma, será possível oferecer a solução adequada a cada caso no desenvolvimento da proposta.

Atenda às necessidades do cliente

Uma boa proposta deve atender as necessidades do cliente. Seu principal objetivo é que ele perceba os benefícios que a contratação do serviço ou produto oferecido pela empresa proporcionará ao seu negócio.

Portanto, com base nos dados levantados pelo CRM sobre as necessidades do cliente, adicionadas ao levantamento feito pelo vendedor, elabore uma proposta que atenda a cada um dos itens observados.

Elabore a proposta com um conteúdo atraente e personalizado

Os dados contidos em uma proposta de venda devem ser bem completos e abrangentes. Para se destacar no meio de outras propostas, é importante investir na elaboração de um documento que tenha um diferencial em relação aos apresentados pela concorrência.

Uma maneira de conseguir isso é por meio da inserção de gráficos e imagens no documento, que é uma das funcionalidades oferecidas pelo CRM. Dessa forma, sua proposta trará destaques a dados importantes e de maneira visual para a concretização do negócio.

Detalhe regras e condições de pagamento

É importante que conste na proposta qualquer regra específica e condições especiais para o fornecimento do produto ou serviço descriminado no documento. Devem constar informações como a data de validade da proposta, além das formas e condições de pagamento adotadas.

Outra informação que não pode faltar são os prazos para a entrega referente aos itens da proposta. Todas essas informações são necessárias para que o cliente tenha a real dimensão sobre o tempo até a conclusão do seu pedido.

Atualize o CRM com informações relevantes sobre o cliente

Uma maneira de garantir o bom atendimento ao cliente em futuros contatos ou negociações é manter informações importantes sobre ele no sistema. Dessa forma, ao elaborar novas propostas, esses registros serão extremamente úteis.

No CRM é possível manter a consistência dos dados, ou seja, evitar a duplicidade no cadastro de clientes, o que contribui para um melhor gerenciamento sobre as informações.

Seja ágil no envio da proposta

A agilidade no envio do documento pode significar alguns passos à frente da concorrência. Portanto, uma vez que a proposta esteja finalizada, com todas as informações necessárias bem especificadas, faça o envio para o cliente.

Por meio do CRM é possível gerar o arquivo da proposta em formato PDF e enviá-lo por e-mail automaticamente para o cliente. Dessa forma, há um aumento em produtividade, já que não é preciso sair do sistema para fazer o envio do documento.

Faça o acompanhamento da proposta junto ao cliente

Uma boa negociação não é feita somente do envio da proposta. Uma maneira de possibilitar a concretização da venda é fazer o seu acompanhamento posterior. Por isso, mantenha contato com o cliente alguns dias após o envio do documento. Essa é uma excelente oportunidade para esclarecer eventuais dúvidas que possam existir.

Qualquer nova informação ou dúvida apresentada pelo cliente deve ser registrada no sistema. Dessa maneira, elas poderão ser utilizadas nos próximos contatos. Além disso, toda essa monitoração deve ser acompanhada por meio do sistema, que permite a visualização de cada estágio do processo de vendas.

Entenda porque a utilização de um CRM contribui para o processo de vendas

Os estágios de vendas devem ser acompanhados com muito cuidado e atenção e o CRM é a ferramenta ideal para gerenciar esse processo com segurança e muito mais agilidade.

Uma das grandes vantagens na utilização dessa ferramenta é a otimização de tempo. Isso porque é possível manter a organização e controle durante todas as fases do processo de vendas, além de facilitar e direcionar as atividades dos vendedores.

Existem inúmeros outros benefícios em sua utilização, como as informações fornecidas pelo sistema e os relatórios gerenciais, pois, eles facilitam a gestão e a tomada de decisões estratégicas pela empresa.

O desenvolvimento e o acompanhamento de uma proposta comercial de vendas devem seguir algumas práticas essenciais para conter todas as informações necessárias e atender às necessidades do cliente. Nesse momento, é essencial contar com o apoio de um software de CRM, que permite a gestão completa sobre cada fase do processo comercial.

Agora que você já sabe como a utilização de um CRM é importante para a gestão de vendas, entre em contato com a Gluo CRM e solicite uma demonstração!

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