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Geração de Leads: 5 passos para elaborar essa estratégia

geração de leads
Descubra os 5 passos essenciais para elaborar uma estratégia eficaz de geração de leads e alcançar o crescimento sustentável do seu negócio.

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Você sabe qual é a importância da geração de leads para os negócios? Esse conceito pode ser desconhecido por muitos empresários, no entanto, ele é um dos principais fatores que contribuem para que a sua empresa tenha sucesso no mercado. Nesse sentido, vale muito a pena se dedicar para entender e, depois, implementar essa prática na sua empresa.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, explicaremos detalhadamente o que é um lead, apresentaremos quais são os principais passos para elaborar uma estratégia de gestão de contatos e destacaremos sobre a importância de se utilizar uma ferramenta CRM para fazer esse procedimento. Acompanhe!

O que é um lead?

Antes de explicar o passo a passo de como fazer uma estratégia de geração de leads eficiente é importante entender o conceito do termo. Ele faz referência a um indivíduo que, de alguma maneira, tem interesse em um produto ou serviço da sua organização. Ele pode ver muitas vezes como um contato que a sua companhia tem ou um possível comprador.

O grande ponto positivo de ter um lead é que, ao invés da sua organização utilizar estratégias pouco eficientes (uma ligação, por exemplo), a comunicação tende a acontecer primeiramente por parte do usuário. Isso ocorre porque ele se sentiu atraído e gostou de algo fornecido pelo seu negócio.

Agora, você deve estar se perguntando: como esse lead pode ser construído? Existem várias possibilidades de obter esse resultado. A principal forma utilizada atualmente é explorada pelos formulários. Por meio deles, a pessoa coloca alguns dados (nome, telefone e e-mail) antes de participar de uma determinada pesquisa.

Depois de obter o dado por parte do lead, sua empresa pode, posteriormente, enviar um e-mail a ele. Nesse momento é possível perguntar, por exemplo, como a sua organização pode ajudar a resolver um determinado problema ou necessidade do consumidor.

Perceba que esse processo é bem menos invasivo do que, por exemplo, ligar ou mandar um e-mail já oferecendo os produtos ofertados. Por isso, a gestão de leads é muito importante para os negócios.

Como elaborar uma estratégia de geração de leads?

Esse processo pode até parecer complexo inicialmente. No entanto, seguindo alguns passos a sua empresa terá sucesso na estratégia. Entre as melhores práticas estão a elaboração de ofertas atraentes, criação de CTAs atrativos, landing page focada em conversão, explorar novos canais na geração de leads e o uso de CRM.

Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue a leitura!

1. Elaborar ofertas atraentes

O principal objetivo de uma companhia é fazer com que as pessoas digam sim para as ofertas e não há segredos em relação a isso. Nesse sentido, é importante fazer propostas atraentes e há diferentes maneiras de conduzir essa prática. A primeira delas é transmitir senso de urgência. As ofertas com duração ou quantidade limitada podem atrair vários clientes ao seu negócio.

Vale destacar, ainda, que uma oferta diferenciada se inicia com um bom título. Pode ser de um e-book, períodos de teste, webinar, kits ou whitepapers. Além disso, por ser a mensagem inicial da sua oferta, o título também deve ser provocativo e despertar a curiosidade por parte do cliente. Dessa forma, aumentam-se as chances dele ficar interessado.

2. Criar CTAs atrativos

O call-to-action (CTA) deve ser atrativo e também precisa ter a função de incentivar o internauta ao clique. Vale destacar também que os CTAs não são usados somente para landing pages (páginas de captura). Eles também podem ser utilizados em outros canais no marketing digital, como nas redes sociais, blog posts, anúncios, e-mails etc.

Outra questão importante em relação ao CTA é que ele deve ser claro e precisa conduzir o usuário a executar uma ação, por exemplo, fazer o download de um e-book, falar com um consultor e seguir a empresa nas redes sociais.

3. Ter uma landing page com foco em conversão

Sem dúvida, a landing page é uma das principais ferramentas que ajudam as organizações a conseguir gerar novos leads. Isso porque, se a página for bem elaborada, ela converterá novos visitantes.

No caso de você estar se perguntando: quais são os elementos que caracterizam uma boa landing page? Não há muitos segredos em relação a isso, basta ter apenas os seguintes itens:

  • bom título;
  • descrição breve da oferta;
  • ao menos uma imagem com o intuito de demonstrar a oferta;
  • um formulário para captar dados.

4. Explore novos canais para gerar leads

Vale muito a pena buscar novas fontes para gerar mais leads à sua empresa e essa tarefa pode ser realizada de diferentes formas. Entre elas estão as campanhas de e-mail marketing, redes sociais, compra de mídia (Facebook Ads, Google Ads). Todos esses canais podem servir como nova fonte de tráfego e, consequentemente, mais visitantes serão convertidos.

5. Utilizar o CRM

Hoje o mercado oferece diversos CRMs que se adequam para as necessidades de cada empresa, mas poucos possibilitam a geração e gestão dos leads.

A primeira coisa que você deve ter em mente é se o CRM se encaixa no seu processo e se realmente vai ajudar a alcançar os objetivos desejados pela empresa.

CRM nada mais é do que a abreviação de Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com Cliente), e como o nome mesmo diz, tem como objetivo principal te conectar com a sua base de clientes, para gerar melhor atendimento e rendimento nas vendas. Por isso é tão importante que seu CRM te conecte com todos os processos da venda, desde o pré até o pós-venda.

Um exemplo de CRM que te ajude na geração de leads, assim como na sua gestão, é o Gluo CRM. Como comentado acima, um CRM deve te conectar com seu cliente, e é exatamente isso que o Gluo faz. Além de possibilitar a gestão de todo o processo, do pré ao pós-venda, há a possibilidade de capturar leads a partir de formulários criados no Gluo CRM Online, o que permite a integração do site com o CRM e o uso o Lead Scoring, com a intenção de fazer a qualificação de leads perfeitos para a empresa. Muito bom isso, não é mesmo?

A geração de leads é extremamente importante para os negócios, pois é uma das formas que ajudam as empresas a conquistarem mais clientes. Nesse contexto, é fundamental contar com uma ferramenta de CRM Completa, pois ela potencializará a vinda de novos contatos e a gestão especializada dos mesmo.

O conteúdo foi útil? Você está com alguma dúvida sobre como elaborar uma estratégia eficiente para seu negócio? Entre em contato conosco! Estamos dispostos a esclarecer as suas dúvidas em relação ao assunto.

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