Skip links

Entenda qual a importância e como calcular o ticket médio

Você sabe como calcular ticket médio? Essa é uma métrica importante e quando aliada a outros indicadores podem transformar os resultados de uma empresa. Pois permite acompanhar a saúde financeira de qualquer negócio e entender o comportamento de consumo dos consumidores.

No entanto, muitos gestores não acompanham essa métrica e, com isso, não são capazes de ter uma visão mais profunda dos reais resultados alcançados pelos times de vendas e de marketing. Por isso, neste artigo vamos mostrar para você a importância de calcular o ticket médio.

Bem como calculá-lo e qual o impacto de outros indicadores aliados ao ticket médio no seu negócio. Confira!

O que é ticket médio e por que é importante calculá-lo?

O ticket médio é um indicador de performance de vendas, que leva em consideração o valor médio gasto pelos clientes de um negócio, seja ele online ou físico. Quando aliado a outras métricas, fornece informações valiosas para aumentar o faturamento e a lucratividade de qualquer empresa.

Pois, é por meio dele e outras métricas que é possível analisar quais produtos ou serviços têm maior saída. Ou quais clientes são mais rentáveis para a sua empresa. A partir desses dados, traçar metas de vendas mais específicas e elaborar estratégias de marketing de acordo com o perfil das pessoas.

Mas para entender esse conceito de forma mais assertiva, devemos levar em consideração suas aplicações. O ticket médio pode ser utilizado para avaliar a performance dos vendedores. Para tanto, usa a quantidade de vendas de serviços ou produtos de um determinado período.

Também para calcular o valor do consumo individual com base na quantidade de clientes conquistados em um período específico e o dinheiro gasto em seu negócio. Para ficar mais claro, veja a seguir como calcular o ticket médio de vendas em sua empresa.

Como calcular o ticket médio de vendas?

O cálculo do ticket médio é simples, para começar basta ter em mãos os dados referentes ao valor total faturado, o número de clientes ou o total de vendas. Lembrando que é preciso definir um período de análise. Alguns profissionais preferem fazer uma análise mensal.

Assim sendo, temos as seguintes fórmulas para calcular o ticket médio: ticket médio = faturamento total / volume de vendas ou ticket médio = faturamento total / número de clientes. Vamos a um exemplo prático para entendermos melhor.

Se o faturamento mensal de uma empresa é de R$ 200.000,00, e nesse período 250 clientes gastaram na sua empresa. Então, o ticket médio desse período foi de R$ 800,00. Ao comparar esse valor com o Custo de Aquisição de Cliente podemos descobrir se teve prejuízo ou lucro.

Para tanto, divida o total investido em marketing pelo total de clientes efetivamente conquistados. Se esse número for maior que o ticket médio, então teve prejuízo. Assim, aumentar focar em estratégias para aumentar o consumo dos atuais clientes é mais lucrativo para você.

Quando utilizamos a margem de lucros, é possível identificar o Retorno sobre o Investimento. Para calculá-lo, use a seguinte fórmula: (lucro – investimento inicial) / investimento inicial. Por exemplo, se o lucro for de R$ 60.000,00 e o investimento inicial de R$ 18.000,00. Então, o retorno foi de 2,33 vezes sobre o valor aplicado.

Portanto, saber como calcular o ticket médio é fundamental para o seu negócio. Para facilitar a análise dessa e de outras métricas, utilize um sistema de gestão completo que conecta as informações de diversas áreas da empresa e emita relatórios detalhados.

E aí, você quer aumentar seu ticket médio? Então, baixe nosso e-book e veja o passo a passo completo para um processo de vendas que pode ajudar a melhorar os resultados do seu negócio!