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Social Selling: o que é e como utilizá-lo para gerar novas vendas!

Quer ver as vendas do seu negócio aumentarem significativamente? O Social Selling pode ser uma estratégia eficaz para essa tarefa!

Pule para onde você quer

Quer ver as vendas do seu negócio aumentarem significativamente? O Social Selling pode ser uma estratégia eficaz para essa tarefa!

Pense: Enquanto você está lendo este artigo para aprimorar suas ações, existem pessoas em algum lugar, que precisam exatamente da solução que você oferta. Mas a pergunta que fica é: como chegar até esses potenciais clientes?

É exatamente para isso que desenvolvemos este conteúdo! Continue a leitura e desvende um método para gerar novas vendas na sua empresa com a ajuda do Social Selling.

O que é Social Selling?

Antes de mais nada, vamos entender o que é e qual o objetivo do Social Selling. Tenha em mente que este é mais um termo que o marketing digital agregou no vocabulário das equipes de marketing e vendas.

Mais do que um simples termo, é uma ferramenta poderosa para quem busca alavancar vendas e estreitar relacionamentos entre empresas e clientes.

Em tradução livre para o português, Social Selling significa venda social. O intuito dela é utilizar as redes sociais para construir relacionamento com potenciais clientes. Mas antes disso, é preciso que a sua empresa esteja alinhada com alguns fatores, confira a seguir!

Como se preparar para adotar o Social Selling na sua empresa?

Através das redes sociais é possível se aproximar mais sutilmente das pessoas que possuem o perfil da sua marca. Além disso, as redes e mídias sociais podem ser utilizadas nas etapas do funil de vendas.

Mas antes de formar uma estratégia, é preciso se atentar a certos pontos, o que também podemos chamar de primeiros passos para aumentar vendas com Social Selling:

  • Definir a buyer persona do seu negócio;
  • Identificar em quais canais seu público mais está presente;
  • Construir uma marca profissional e usar as páginas da sua empresa nas redes para encontrar perfis de usuários ou influenciadores que combinem com o propósito da sua empresa;
  • Compartilhar conteúdo próprio e relevante.

Com isso, podemos partir para a próxima fase!

Colocando o Social Selling em prática!

Analise qual a rede social mais relevante

Isso não quer dizer qual a rede social que está bombando no momento, mas sim, aquela onde está o seu cliente potencial.

Esta é a base para o Social Selling. Quer exemplos? Vendedores do setor de design, moda e arte, se destacam no Pinterest. Assim como diretores comerciais B2B tem o LinkedIn como uma ótima plataforma para gerar leads.

Ative notificações instantâneas para quando os clientes potenciais entram no LinkedIn

Se manter antenado é crucial para continuar relevante no mercado. Uma boa tática, principalmente para ações comerciais em indústrias, é usar o recurso pesquisa salva do LinkedIn.

É possível criar uma pesquisa com base no seu perfil de cliente ideal e, então, o LinkedIn vai notificar sempre que uma nova inscrição corresponder a esse perfil. Para colocar essa ação em prática é preciso utilizar o LinkedIn Sales Navigator.

Faça parte de grupos do LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social com alto potencial para identificar oportunidades comerciais, formar um bom networking, receber indicações, etc. Para isso, uma boa ideia é fazer parte dos grupos dessa rede.

Então, busque por tópicos da especialidade do seu negócio para achar grupos mais assertivos para fazer parte.

Mas lembre-se: A ideia não é fazer integração com vendedores, porque eles também estão ali para vender. O objetivo é se relacionar com clientes em potencial, compartilhando conhecimento e experiências.

Faça conexão com clientes em potencial no LinkedIn

Ao fazer parte e contribuir em grupos, notará que mais pessoas visualizarão seu perfil. Logo, quando alguém visualizar seu perfil, envie um convite para se conectar.

Uma boa forma de iniciar uma conversa com um cliente em potencial que demonstrou interesse no que você faz é alterar a mensagem padrão de “Gostaria de me conectar com seu LinkedIn” para algo como “Olá, obrigado por ver meu perfil. Gostaria de se conectar no LinkedIn? ”, quando você enviar uma solicitação de convite.

Forneça valor compartilhando conteúdo de qualidade

Identifique qual o tipo de conteúdo mais popular entre seu público-alvo. Aliás, este ponto deve ser um dos mais relevantes em uma estratégia de Social Selling.

Não por menos, uma vez que se a sua empresa não consegue gerar valor ao cliente, as ações de follow-up não serão úteis, já que “Oi, está tudo bem?”, não gera vendas.

Para gravar isso e ter sempre como princípio nas suas estratégias basta pensar no conteúdo como a bola em uma partida de futebol, sem ela não tem jogo!

Fique atento: Instagram e Facebook

Quando o assunto é relacionamento marca x cliente através das redes sociais, não tem como deixar as duas gigantes de lado: Instagram e Facebook

Para fazer um bom Social Selling nestas redes, aqui vão algumas dicas:

  • Conteúdo relevante, sempre! Ofereça pautas que realmente instiguem e sejam úteis ao seu potencial cliente.
  • Fotos com alta qualidade: Ambas são plataforma bem visuais, então esse pode ser um fator decisivo para conquistar a confiança dos clientes.
  • Uso de hashtags: Esse ponto é direcionado ao Instagram, elas são fundamentais para que as suas postagens atinjam um público maior.

Na atuação da sua empresa nas redes sociais, ainda é inteligente atender a demanda de atendimento ao consumidor que surgirá.

Uma dica é ter um profissional a postos para ajudar mesmo os contatos que não representam oportunidades de negócio para a sua empresa.

Isso porque, é possível que pela atenção ao usuário e a construção de autoridade, você consiga transformar contatos informais em leads e oportunidades valiosas.

Preste atenção no que o seu público está “dizendo”

É fato que como meios interativos, as redes sociais são um termômetro para entender o que mais agrada seu público, o que procuram e o que não querem.

Logo, através do Social Selling, sua empresa pode conquistar um relacionamento direto com os usuários e assim ter insights que aprimorem a abordagem dos vendedores e a relevância de seus produtos/serviços e campanhas.

Além disso, com o ajuda de ferramentas como o CRM, por exemplo – a empresa pode fazer o scoring de seus leads e assim conseguir abordá-los no momento certo e da melhor maneira. Esse tipo de ação aumenta consideravelmente as chances de conversão.

E então?

Neste conteúdo você pôde conferir o que é o Social Selling, ações e pontos importantes para ficar atendo para aplicar no seu negócio.

Se a sua empresa atua no setor industrial, vale enfatizar ainda que o LinkedIn não pode ficar de fora da sua estratégia de venda social, inclusive, existem várias ferramentas para gerar Leads no LinkedIn.

Esperamos que este material possa te ajudar a gerar novas vendas e alavancar a forma como o setor comercial da sua empresa atua.

E se você gostou desse conteúdo, em nosso blog você encontra muito mais, aproveite e acesse: Confira 3 modelos de vendas e saiba o que avaliar antes de optar por um deles!

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