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Como usar o whatsapp business? Confira 4 dicas para vender mais

Vender pelo celular nunca foi tão simples como ultimamente. Por meio do WhatsApp, é possível conversar com clientes de qualquer lugar do mundo, seja por áudio, seja por vídeo, o que torna a comunicação mais rápida e agiliza as transações comerciais. E isso ficou ainda melhor com a versão empresarial do aplicativo.

Com a ferramenta business, você consegue profissionalizar a comunicação, categorizar as informações, salvar respostas automáticas e muito mais. Inclusive, até 2019, mais de 5 milhões de empresas já utilizavam a plataforma, o que mostra o crescimento do aplicativo no meio dos negócios. Mas você sabe como usar o WhatsApp Business corretamente?

Neste artigo, explicaremos boas práticas fundamentais para aumentar as vendas por ele. Acompanhe!

1. Invista em uma listas de transmissão

Primeiro, esqueça a ideia de buscar contatos de “potenciais clientes” por meio de terceiros. Para ser considerado lead, o usuário precisa demonstrar interesse por seu produto ou serviço e autorizar o envio de mensagens, caso contrário, isso é considerado spam e ele pode, inclusive, bloquear a comunicação da sua empresa pelo aplicativo, anulando quaisquer chances de contatos no futuro.

Além disso, prefira a lista de transmissão em vez de grupos, pois ela permite uma comunicação de forma individual com cada usuário, o que também aumentam as chances de conversão das vendas. Dessa maneira, você pode segmentar seu público e até fazer campanhas específicas para cada categoria.

2. Ofereça um atendimento único

A forma como a empresa se relaciona com os potenciais clientes também tem total influência no aumento das vendas. Quando a marca se preocupa com suas necessidades e fornece um atendimento empático e gentil, isso cativa o usuário e cria interações genuínas. Por esse motivo, é fundamental saber como usar o WhatsApp Business para proporcionar essa experiência ao lead.

Por isso, faça perguntas, tire dúvidas e mapeie todos os tipos de problemas que, por ventura, podem gerar objeções para as vendas. E quando se comunicar com o usuário, use a gentileza e cordialidade sempre, além de gatilhos mentais que o ajude a entender como o seu negócio pode resolver os problemas dele. Afinal, a venda é uma consequência de tudo isso.

3. Mantenha sua audiência engajada

É importante manter o lead interessado nos produtos e serviços para você construir uma audiência engajada e isso é possível ao interagir constantemente com os usuários. Na prática, você pode oferecer informação de valor que explique dúvidas e ajude-o a resolver seus problemas. Uma dica é criar um cronograma de conteúdo específico para a sua lista de transmissão.

Além disso, vale a pena fazer testes A/B para entender o que interessa mais o seu público, por exemplo, tipos de conteúdos, estilos de layouts, entre outros. E não esqueça de manter a frequência de envio, assim, quando fizer a divulgação dos produtos e serviços, a conversão será mais fácil.

4. Esteja disponível para os seus leads

O WhatsApp também é considerado um meio de comunicação rápido e prático pelo usuário. Por isso, ao entrar em contato, ele espera que a empresa responda com a mesma praticidade. Do contrário, pode comprometer a imagem da empresa, gerando perda nas vendas. Não significa que a empresa deve ficar online o tempo todo, mas sim que é importante deixar claro seu horário de funcionamento e entrar em contato o quanto antes.

Para agilizar isso, você pode investir em um CRM que torna o processo de vendas mais rápido, como automatizar envio de propostas e fazer o lead scoring, por exemplo. Assim, você entende claramente em qual posição do funil o lead está e tem um follow up automatizado.

Como vimos, é fundamental descobrir como usar o WhatsApp Business para usufruir das funcionalidades que o aplicativo oferece, além de proporcionar uma experiência ao usuário que quebre as objeções de venda. Dessa maneira, você se relaciona melhor com o lead e pode fazer vendas diretamente pelo aplicativo.

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