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Entenda a importância da abertura de chamado para um bom atendimento

Contar com uma boa equipe de atendimento é importantíssimo — considerando que as reclamações mais comuns ligadas às empresas podem ser amenizadas por meio da interação. Mas será que você conhece a importância da abertura de chamado

É justamente sobre isso que falaremos neste post. Decidimos elucidar o que são aberturas, quais as vantagens do chamando online, além de outros pontos pertinentes sobre o assunto. Vamos lá?

O que são as aberturas de chamado?

As aberturas de chamado dizem respeito às solicitações que os usuários fazem para revelar alguma insatisfação com um serviço contratado. Nelas devem conter a demanda, o descritivo, status, rastreio e por aí vai.

Qual é a sua utilidade? 

Na prática, é a garantia de que a reclamação será ouvida e seu descontentamento revertido na busca por uma solução. O chamado facilita essa interação e minimiza a possibilidade de perda dos futuros consumidores.

Isso fideliza e aumenta a retenção de clientes, contribuindo para melhorar a credibilidade e a confiança, além de reduzir o CAC (Custo de Aquisição do Cliente). Aqui, os chamados devem ser correspondidos com o atendimento de qualidade.

Quais são as vantagens do chamado online?

Existem diferentes modos de abrir um chamado e cada um tem um uso específico. No entanto, a forma online se destaca por vários motivos. A seguir, listamos alguns.

Redução de custos

O chamado online reduz os custos comuns em uma solicitação tradicional. Isso porque a infraestrutura necessária para efetuar o atendimento digital é muito menor — necessitando apenas de um dispositivo eletrônico e de um software.

Agilidade na resposta

As redes sociais não fizeram sucesso por acaso. Iniciar conversas e abrir chamados pela web é algo ágil, simples e funcional. Se o atendimento for por um chat, por exemplo, pode ser feito rapidamente pelo celular.

Comodidade

Outro destaque do meio online é a comodidade. Falar com pessoas pela web dispensa a necessidade de deslocamento ou recargas de celular, solucionando as dúvidas de formas muito mais simples.

Atendimento simultâneo

Trata-se de uma utilidade que muitas pessoas esquecem quando se fala de chamado online. Quando usamos as redes sociais, conversamos com várias pessoas ao mesmo tempo, certo? Então, isso também pode ser feito no atendimento digital — delegando várias interações para um só profissional e aumentando consideravelmente o alcance da equipe.

Histórico

O histórico de chamados serve para elaborar estudos, identificar o cumprimento de metas e relacionar as principais reclamações do seu público, além de permitir a busca de dados e o controle dos atendimentos.

Não se esqueça de que esse modelo só funciona quando é realizado por profissionais motivados, pois são eles que garantirão as boas interações com o público, mesmo lidando com problemas de difícil solução.

Como vimos, a abertura de chamado ajuda a organizar o atendimento e ainda facilita a vida da sua equipe e dos clientes. Se for feito de forma online, então, esses benefícios se estendem ainda mais.

E você? O que acha de aprender ainda mais sobre atendimento ao cliente? Siga nossas redes sociais e receba sempre conteúdos atualizados! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.