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O crescimento da indústria médica e a necessidade do uso de tecnologias para acompanhar esse desenvolvimento!

Veja a importância da tecnologia para o crescimento da indústria médica e o que fazer para manter o seu negócio relevante neste setor.

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Do setor varejista até ao de aviação, a tecnologia tem feito cada vez mais parte dos processos, desde a compra de um produto, até o embarque no avião. Em meio a essa transformação, existe outro segmento que tem ganhado cada vez mais força com as tecnologias, a indústria médica.

Independente do perfil de cliente da sua indústria, ele certamente preza por atividades eficientes e mais práticas possíveis. Neste sentido, as mais diversas tecnologias para otimizar processos, organizar demandas, estruturar ações e estratégias, são opções certeiras.

É sobre isso que queremos falar com você hoje, a importância do uso de tecnologias para acompanhar o crescimento da indústria médica e o que você pode fazer para manter o seu negócio relevante neste setor.

A transformação digital na saúde tem grande impacto sobre a indústria médica

O crescimento da indústria médica e a necessidade do uso de tecnologias para acompanhar esse desenvolvimento!

Uma transformação digital na área da saúde já estava sendo observada, mesmo que a passos lentos. No entanto, devido principalmente à pandemia da Covid-19, fez-se necessário processos mais inteligentes, práticos e eficazes, em menos tempo.

Exemplo disso, foi o grande desdobramento de esforços para o desenvolvimento da vacina contra o coronavírus, que além de investimentos de peso, precisou contar mais do que nunca com a eficácia dos processos da indústria médica.

A partir disso, é cada vez mais comum termos notícias sobre o uso de aplicativos e até inteligência artificial em diversas áreas da saúde, como foi debatido em uma série de webinars sobre o futuro do setor de saúde no Brasil sob a ótica da indústria

Giovanni Guido Cerri, médico, ex-secretário de Estado da Saúde de São Paulo, afirmou que, para a saúde, essa transformação digital é benéfica, pois 70% da população brasileira possui acesso à internet e imagina-se que, com o 5G, este fenômeno será muito mais eficaz, completando todo o processo.

Ele acredita que a telemedicina teve um grande salto durante a pandemia – no Brasil e no mundo – e todos os players da medicina devem se preocupar em oferecê-la a seus associados e pacientes, levando, inclusive, para lugares mais remotos. Também complementou que a digitalização da saúde deve focar seus esforços em Inteligência Artificial, Telessaúde, Big Data e na Bioimpressão 3D.

Sua indústria está atenta às tecnologias?

Basta olhar em volta para perceber que os avanços tecnológicos na indústria médica serão cada vez mais comuns. Por isso, quem atua no setor, precisa acompanhar se quiser se manter relevante no mercado. 

Jorge Almeida Guimarães, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) colocou seus dados para jogo no terceiro dia de webinars sobre o futuro do setor de saúde no Brasil sob a ótica da indústria:

Guimarães mostrou aos participantes o crescimento da Organização Social (OS) nos últimos cinco anos e o quanto inovar é importante para manter a sustentabilidade das empresas, da economia e dos negócios no Brasil e no mundo. “Em 2015, começamos com nove projetos e R$ 10 milhões em recursos. Hoje, são mais de mil projetos, com R$ 1,6 bilhão aplicados e mais de 90% de satisfação das empresas em todos os processos da EMBRAPII”.

De acordo com ele, a EMBRAPII, mesmo sendo uma OS, trabalha conjuntamente com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Educação e, mais recentemente, da Saúde. “Nosso grande diferencial é fomentar a colaboração e promover a inovação da indústria com burocracia zero. Os projetos são fechados diretamente com nossas 61 unidades presentes em 15 estados. Projetos que utilizam a Inteligência Artificial, por exemplo, envolvem hoje 17 unidades trabalhando em rede com o Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações”.

Onde o foco do setor comercial da sua indústria precisa estar?

Com o crescente aumento de tecnologias na área da indústria médica, os seus clientes tendem a se tornarem cada vez mais exigentes. Com informações na palma da mão e inúmeras opções para aprimorar seus processos e produtos, a escolha por fornecedores também fica mais rígida.

Neste cenário, o setor comercial da sua indústria precisa estar preparado. Ou seja, deve utilizar formas inteligentes para realizar os processos, deixando-os mais assertivos e práticos, bem como estruturar demandas, ações e estratégias. 

E é aí que entra o CRM como a tecnologia ideal para manter a sua indústria no mesmo ritmo que o crescimento tecnológico no setor!

CRM: tecnologia que otimiza as atividades comerciais na indústria

Independente do segmento de mercado, manter um bom relacionamento com o cliente é crucial. Entretanto, negócios que vendem para um grupo específico de pessoas, como é o caso da indústria médica, por exemplo, precisam ficar ainda mais atentas a isso.

Pense que para converter oportunidades em vendas, o vendedor precisa ter dados relevantes, detalhes sobre o perfil do cliente e histórico de compras. Por mais que seu time comercial esteja bastante empenhado, é muito difícil manter todas essas informações no papel ou planilha do computador.

Não apenas na captação, mas também na manutenção e fidelização dos clientes, uma boa solução tecnológica para gestão de relacionamento é fundamental.

O crescimento da indústria médica e a necessidade do uso de tecnologias para acompanhar esse desenvolvimento!

Um CRM garante acesso a dados precisos, fator valioso para desenvolver melhores estratégias de vendas e tomar decisões mais eficazes. 

Com todas as informações centralizadas em um único lugar, é possível realizar análises, identificar padrões e oportunidades com base em um panorama geral.

Essa precisão sobre os dados impulsiona os negócios, uma vez que a obtenção de relatórios pontuais permite decisões mais estratégicas por parte da sua indústria.

Ou seja, baseado em informações reais, seu time de vendas saberá desde quando é o melhor momento para abordar o potencial cliente, até a melhor forma para fazer isso, alinhado a uma oferta mais assertiva, de acordo com as necessidades e expectativas do cliente.

Um CRM é essencial para gerenciar os clientes da indústria

Para quem atua na indústria médica, é comum atender clientes com demandas distintas. E se te dissermos que um CRM consegue agrupar todos eles em um único lugar, mas favorecendo uma análise separada de cada um deles?

E não é só isso, pense que a sua indústria precisa estar ciente dos negócios dos seus clientes, para assim saber designar as melhores soluções e produtos. Logo, o CRM, baseado no histórico de toda a jornada do cliente, facilita e otimiza toda as etapas:

Pré-vendas

Ao optar por utilizar um bom CRM, você poderá gerenciar, organizar, monitorar e medir a eficácia de todos os processos comerciais, partindo do pré-vendas.

Isso é possível porque o software certo dispõe de recursos para esta demanda, incluindo funcionalidades que facilitam o controle e otimizam a captação, tornando a tarefa mais eficaz e descomplicada.

Vendas

Para realizar uma gestão mais eficiente dos processos comerciais na indústria, você poderá acompanhar em tempo real e gerenciar a agenda da sua equipe de vendas.

A fim de otimizar essa etapa, um bom software ainda permitirá que você emita suas propostas em PDF e envie por e-mail, diretamente da plataforma.

Além de gerenciar clientes, contatos e oportunidades de forma integrada, com visão 360°, é possível acompanhar e fechar negócios com apenas alguns cliques e em um único lugar. 

Ações deste nível mantém o seu negócio avançando no mercado no mesmo ritmo que o crescimento da indústria médica.

Pós-venda

A etapa do pós-venda é essencial no gerenciamento do processo comercial, de modo a garantir a satisfação dos clientes. Logo, uma plataforma de CRM permite que o usuário crie tarefas e rotinas para o pós-venda. 

Você e seu time de vendas poderão acompanhar de forma recorrente a satisfação dos clientes e ainda criar estratégias de relacionamento conforme as atualizações na indústria médica, por exemplo.

Isso reduz a possibilidade de perda de clientes e aumenta a possibilidade de retenção.

E então?

Como você viu neste conteúdo, houve um grande salto no setor de saúde nos últimos meses, devido à pandemia. 

Entretanto, é fundamental acompanhar esses avanços e alinhar as operações para conectar o trabalho das indústrias médicas com as necessidades do consumidor e do mercado.

Nesse sentido, se você quer saber como o Gluo CRM pode contribuir para os avanços do processo comercial da sua indústria médica, clique abaixo e solicite uma demonstração gratuita! 

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