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Aprenda como fazer um email marketing em 6 passos

Você sabe como fazer um email marketing? Ainda não? Saiba que você está pode estar perdendo algumas chances de aumentar as suas vendas. Pois, essa estratégia de marketing digital é altamente eficaz para a captação de novos clientes ao construir e nutrir relacionamentos até que eles estejam prontos para serem abordados. 

Ou seja, o email marketing é uma ferramenta poderosa para atingir o sucesso em vendas. Portanto, não da para ignorar o seu potencial. Para ajudar você, vamos mostrar os principais passos para fazer um email marketing altamente eficaz para o seu negócio. Então, continue lendo até o final.

1. Construa a sua lista de emails 

O primeiro passo é ter uma boa lista de email. Mas, você nunca deve comprá-las, mas sim, pensar em formas de como capturar contatos para a sua base. Pois, as chances de transformar os leads em clientes são maiores quando as pessoas fornecem os seus emails.

Isso acontece porque elas se mostram dispostas a receber emails da sua empresa. E como você pode fazer construir a sua lista de contatos? Por meio de Landing Pages oferecendo materiais ricos, pop-up para receber newsletter, formulários em blogs. 

2. Segmente o seu público 

Depois de criar a sua lista de contatos, o próximo passo é segmentá-la. Para determinar os fatores de segmentação você deve levar em consideração o perfil da sua persona. A partir daí, definir aqueles que são considerados importantes para a sua estratégia.

Por exemplo, podem ser características geográficas, demográficas, psicográficas ou comportamentais. Isso permite criar listas de forma que atenda melhor às necessidades do potencial cliente, aumentando as chances de trazer mais resultados para o seu negócio.

3. Defina sua estratégia de comunicação

Agora é a hora de começar a pensar na parte estratégica do seu email marketing. E o primeiro aspecto a ser avaliado é a comunicação, essencial para garantir o engajamento do leitor com o conteúdo. Então, responda: quem é o seu público alvo?

Quais ações ele deve realizar ao ler o email: comprar ou baixar algum material? Qual é a linguagem que você deve adotar para se comunicar? Formal ou descontraída? Com que periodicidade e em qual horário serão feitos os envios?

4. Ofereça um conteúdo valioso 

O próximo passo é produzir um conteúdo de qualidade. Então, pense em um assunto irresistível para a sua persona, capaz de prender a sua atenção até o final do texto. Ah, não se esqueça de criar títulos que chamem a atenção dos leitores, pois aumentam as taxas de abertura. 

Existem uma variedade de tipos de conteúdos que podem ser trabalhados em sua estratégia de marketing digital. Por exemplo, e-books, checklist, resumos de artigos, infográficos, templates, quizzes, webinários e vídeos. Teste e veja qual tipo seus contatos preferem. 

5. Invista em um design atrativo

O sucesso de um email também vai depender do design. Pois, uma boa experiência visual vai impactar positivamente na forma como os usuários consomem o conteúdo. Assim, fazer com que sua campanha atinja bons resultados. E o que fazer para deixar o design atrativo?

Preste atenção na identidade visual do seu negócio para definir o estilo de letra, as cores e os outros elementos de modo que o usuário reconheça sua marca. Também tenha cuidado com as imagens. Elas não devem ser pesadas e ser boa qualidade.

6. Conte com um bom CRM

Para facilitar a gestão de emails é fundamental contar com uma ferramenta de automação. Pois, fornecem informações essenciais para entender o perfil dos seus potenciais clientes. Bem como saber em quais etapas do processo de vendas se encontram para abordá-los no momento certo.

Além de permitir mensurar os resultados por meio do acompanhamento de métricas. Mas, não se esqueça de habilitar a ferramenta de email marketing do seu CRM para vendas para aproveitar o cadastro e as informações registradas sobre cada potencial cliente. 

Construção de lista, segmentação de público, definição da comunicação, oferta de conteúdos valiosos, criação de um design atrativo e o uso de um bom CRM são os itens essenciais para você saber como fazer um email marketing eficaz para aumentar as suas vendas. 

Agora que você já sabe como um CRM é importante para a estratégia de email marketing veja como escolher o melhor CRM para vendas.