Manter os clientes conquistados é tão importante quanto vender!
Uma forma eficiente de fazer isso é manter um follow up de vendas, ou seja, é acompanhar os passos do cliente durante todo o processo de vendas. Existem inúmeras vantagens em fazer esse acompanhamento, como ajudar na tomada de decisões e aumentar as chances de novas vendas.
Entretanto, o follow up também precisa ser bem estruturado para atingir o seu objetivo, que é obter informações sobre o processo de vendas. A seguir, mostramos quais os benefícios dessa atividade e o que é preciso para desenvolver essa estratégia com eficiência. Continue a leitura!
Conheça as vantagens de fazer o follow up de vendas
Existem vendas que são mais complexas, ou seja, elas não são feitas tão rapidamente, pois há todo um processo até que o negócio seja fechado. Por isso, o follow up proporciona uma série de benefícios. Confira os principais a seguir.
Coletar informações importantes sobre a performance das vendas
É importante coletar informações, pois elas ajudam a avaliar se a quantidade de vendas em determinado período é satisfatória. Para fazer essa análise e medir a performance de vendas é preciso acompanhar algumas métricas e indicadores de desempenho, entre elas:
- número de oportunidades abertas e fechadas;
- tempo para que uma venda seja concluída;
- média de negócios por vendedor.
Auxiliar na tomada de decisões do setor
Com base nas informações coletadas durante o follow up, é possível identificar pontos que precisam de ajustes, bem como entender em qual etapa do processo de vendas existe alguma falha. Dessa forma, pode-se definir novas estratégias para melhorar os resultados.
Aumentar a probabilidade de boas reviews
A empresa que faz o follow up demonstra aos clientes a sua atenção e preocupação com a qualidade do serviço ou produto oferecido. Isso contribui para que eles façam uma avaliação positiva da empresa perante o mercado, o que é essencial para ter uma boa reputação e conquistar novos clientes.
Follow up de vendas: como implantar essa estratégia
Para executar um follow up de vendas eficiente e obter bons resultados com a sua utilização é preciso que ele tenha alguns processos específicos. Confira as principais características dessa estratégia.
Faça o contato posterior à venda
O contato pós-venda é essencial para captar informações importantes sobre a experiência do cliente. Durante essa interação é importante não fazer novas ofertas diretas, mas sim saber se ele precisa de algum auxílio e aproveitar o momento para estreitar o relacionamento para que fique aberta a possibilidade de novos contatos.
Faça um planejamento sobre o que dizer
Quando você entra em contato com o cliente, deve definir bem o que abordará nesse momento!
Além disso, é preciso ter em mente quais as possíveis situações podem ocorrer e o que dizer a ele em cada caso específico.
Deve-se planejar os dias e horários de contato para evitar o risco de o cliente não atender as ligações. Por isso, é importante manter um cronograma para garantir o bom andamento do follow up.
Determine um canal direto de comunicação
Outro fator que deve ser observado é a definição um canal eficiente de comunicação. Ou seja, é preciso definir se o contato será por e-mail ou telefone, por exemplo. O importante é oferecer alternativas que sejam satisfatórias para os clientes e que eles se sintam confortáveis nesse canal.
Dessa forma, será possível estabelecer uma comunicação eficiente em que tanto o cliente poderá expor as suas necessidades, quanto o vendedor terá a oportunidade de oferecer conteúdos de qualidade.
Esclareça todas as dúvidas do cliente
Durante os contatos realizados é importante esclarecer qualquer tipo de dúvida que o cliente possa ter com relação à empresa ou ao produto. Portanto, os profissionais que fazem essa atividade também precisam ter o conhecimento adequado para prestar qualquer esclarecimento.
Manter o follow up de vendas é essencial para obter informações importantes sobre o processo de vendas e, com isso, adequar tarefas e conquistar melhores resultados. Portanto, é preciso entender os passos para desenvolver essa estratégia e melhorar o relacionamento com o cliente.
Já que você se interessou pelo processo de follow up, confira este material com um passo a passo completo para um processo de vendas!