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O que é Automação da Força de Vendas

A Automação da força da venda, também conhecida como SFA, exerce um papel muito importante dentro de uma empresa.

É a partir da SFA que é possível analisar todo o processo de vendas e acompanhar todos os esforços dos vendedores, principalmente na reta final do processo de vendas.

Logo, em poucas palavras, podemos dizer que a automação da força da venda tem como foco as vendas e uma grande importância no processo das mesmas. 

 

Como funciona o SFA

O modo de trabalho do SFA parte do princípio da análise do processo de vendas com o  objetivo de automatizar as etapas que eram feitas, até então, manualmente. Assim a automação da força de vendas trata-se da abordagem de quentões logísticas e práticas que possam melhorar a geração de leads, as negociações e o fechamento de negócios.

Suas Vantagens

Esse modo de trabalho tem como foco trazer agilidade e qualidade nas informações trocadas. Veio pra substituir as planilhas e as propostas feitas em word.

  • Um vendedor pode atender mais de um cliente de uma só vez;
  • Propostas sendo mandadas de forma automática;
  • Histórico de compras e situação financeira do cliente;
  • Troca de informações em tempo real com suas filiais e vendedores externos;
  • Cadastro quase que instantâneo de diversos produtos ou serviços;
  • Programar entregas;
  • Relatórios consolidados de previsão de vendas todo mês;
  • Controle de chamados e pedidos;
  • Lembretes de datas comemorativas ou avisos que deve ser feito;

Quanto mais se sabe sobre seu cliente ou futuro cliente,conhecido também como lead, mais fácil ele se torna fiel à você e os novos mais fácil comprarão seu produto ou serviço.

As pessoas gostam de exclusividade, gostam de mimos, de reconhecimento, de atenção. Normal do ser humano! Com seu lead isso não seria diferente, você precisa gerar confiança e credibilidade.

E não esqueçam deles após fechar uma venda, o pós-venda é muito importante para voltarem a comprar seu produto ou adquirir seu serviço novamente. Não basta ter apenas um sistema funcionando bem ou um produto novo na loja, precisa cativá-lo e torná-lo evangelista da sua empresa.

Clientes evangelistas são aqueles apaixonados pela sua marca, leais e dispostos a recomendá-la sempre que for preciso. Lembrou de alguém assim?

Reúna sua equipe de vendas, capacite-os, tenha um sistema para gerenciar seu relacionamento com seu cliente.

Mesmo se ainda não possuir uma equipe, faça você mesmo a força de venda que sua empresa precisa.

Entenda…

Evangelizador no Marketing Digital: é aquele que evangeliza, ou que divulga sua marca, serviço ou produto.

Comunicação: é a ação de transmitir uma mensagem e eventualmente, receber outra mensagem como resposta.

Propaganda: é uma forma de apresentar um produto, serviço ou ideia.

Comunique-se com seu cliente, crie um vinculo, entenda como você poderá ajuda-lo!

CRM – Customer Relationship Managementé um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários processos/tarefas de uma forma organizada e integrada.

SFA – Sales Force Automationjá vimos logo no começo qual significado dessa sigla. Pois bem, ela também é um integrante do CRM que conecta as informações vindas dos seus clientes, com a automação das vendas em tempo real.

Gostou? Viu que é possível?

Então, mãos a obra!

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