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LGPD e o setor de Infraestrutura de Telecomunicações: CRM pode ser aliado no armazenamento e uso apropriado dos dados dos clientes.

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigência, mais do que nunca a proteção de acesso aos dados é uma necessidade primordial para a manipulação de informações no setor de Infraestrutura de Telecomunicações

As sanções logo mais passam a valer, e estar de acordo com todas as normas da nova lei é fundamental para não sofrer com punições. Neste cenário, é muito importante que sua indústria se adeque às regras da nova Lei, sendo que o CRM pode ser uma ferramenta facilitadora neste processo.

Continue a leitura para entender o cenário atual da LGPD, qual o impacto dela no seu negócio e como um software de CRM pode facilitar muito a rotina na sua indústria, desde a coleta até a utilização de dados dos seus clientes.

O setor de Infraestrutura de Telecomunicações precisa ficar atento e se adequar à LGPD!

LGPD e o setor de Infraestrutura de Telecomunicações: CRM pode ser aliado no armazenamento e uso apropriado dos dados dos clientes.

Sancionada em 2018, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais e tem como fundamentos:

  • O respeito à privacidade;
  • A autodeterminação informativa;
  • A liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;
  • A inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;
  • O desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;
  • A livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor;
  • Os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

Dito isso, é importante deixar claro que as empresas que não estiverem de acordo com as normas dessa legislação, vão receber punições e multas.

Apesar de sua nítida seriedade e relevância, um levantamento realizado pela consultoria ICTS Protiviti mostra que 84% das companhias brasileiras não estão preparadas para as novas regras de privacidade de dados. Veja mais alguns pontos importantes a seguir:

LGPD e o setor de Infraestrutura de Telecomunicações: CRM pode ser aliado no armazenamento e uso apropriado dos dados dos clientes.

O cenário atual da LGPD

A LGPD vem tendo sua aplicação de maneira escalonada. Em setembro de 2020 foram ativados todos os artigos (as regras). Mas devido à Lei 14.010/20, as sanções entram em vigor a partir de 1º de agosto de 2021, com punições que variam entre 2% do faturamento, até o limite de 50 milhões de reais.

Ou seja, caso sua empresa ainda não esteja alinhada com as regras da LGPD, o prazo está cada vez menor e, deixar para última hora ou mesmo ignorar, não será nada saudável para o seu negócio, em especial quem é atuante no setor de Infraestrutura de Telecomunicações.

Para colocar tudo nos trilhos, a tecnologia entra como a melhor aliada, softwares de gestão e automação de dados, por exemplo, farão completa diferença na rotina empresarial com a LGPD. 

Impacto da LGPD no setor de Infraestrutura de Telecomunicações

LGPD e o setor de Infraestrutura de Telecomunicações: CRM pode ser aliado no armazenamento e uso apropriado dos dados dos clientes.

O Brasil registrou 234,07 milhões de acessos móveis em 2020. O número representa aumento de 7,39 milhões em relação a 2019, o equivalente a 3,26%. Os dados são do Relatório do Acompanhamento do Setor de Telecomunicações da Anatel, vinculada ao Ministério das Comunicações.

Esses dados mostram o quanto as pessoas estão conectadas, sendo um cenário interessante para o setor de Infraestrutura de Telecomunicações. No entanto, a abordagem junto a esse público e a captura de informações, que antes já eram desafiadoras, com a LGPD ficam ainda mais.

Forma prática de implementar a LGPD no setor de Infraestrutura de Telecomunicações

Utilizando um bom software de CRM. Isso porque, essa plataforma de comunicação é, justamente, desenvolvida com ações para auxiliar o time comercial na gestão do relacionamento com o cliente. 

Com etapas claras e bem definidas para o cadastro das informações, desde o primeiro contato, o CRM reduz consideravelmente as chances de vazamentos de dados e facilita a manipulação de todas as informações dos clientes, em um único lugar.

O CRM pode contribuir para sua indústria de Infraestrutura de Telecomunicações se adequar à LGPD!

LGPD e o setor de Infraestrutura de Telecomunicações: CRM pode ser aliado no armazenamento e uso apropriado dos dados dos clientes.

Separamos as principais funcionalidades que um CRM pode ter, que vão ajudar diretamente a sua indústria no setor de Infraestrutura de Telecomunicações a atuar dentro das normas da LGPD:

Senha forte: funcionalidade em que os usuários do software podem configurar e exigir o uso de senhas fortes.

Restrição de acesso: possibilita definir a política de segurança de acesso ao Sistema, restringindo a conexão de acordo com o dia da semana, horário ou por IP.

Sistema de LOG: com este recurso é possível identificar as tentativas frustradas de acesso, o IP, data e hora da ocorrência, dentre outras informações relevantes.

Estas ações contribuem para um sistema mais seguro e otimizado quando se trata da proteção de dados dos clientes. 

Ainda, torna os processos mais assertivos, onde cada colaborador possui sua devida senha forte, podendo acessar especificamente o que lhe diz respeito e é preciso para o desempenho de suas tarefas. Isso sem que haja informações soltas para qualquer um ver e acessar sem necessidade.

Além destas funções específicas, um CRM por si só já colabora para a adequação à LGPD, uma vez que seu objetivo é, justamente, fazer a gestão de dados e informações dos seus clientes, armazenar e acompanhar os dados de forma inteligente e segura. 

Ou seja, um processo que, do início ao fim, facilita, otimiza e protege as atividades comerciais da empresa.

É melhor garantir logo a adequação à LGPD!

A adequação à LGPD não está em discussão, ela precisa ser realizada por todas as empresas que manipulam em algum nível os dados dos seus clientes. Do contrário, a empresa sofrerá as consequências.

Se a sua empresa ainda não conta com um bom software CRM para otimizar a gestão comercial e manter os processos de acordo com a LGPD, solicite uma demonstração gratuita do Gluo CRM!

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