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Entenda a importância da integração de aplicações em uma empresa

Nos últimos 20 anos, assistimos à modernização do mercado, com a chegada de diversas possibilidades de soluções e ferramentas para facilitar a gestão do negócio. Até aí tudo bem. Porém, ao passo em que as empresas obtêm informações distintas por meio de diferentes plataformas, a gestão efetiva desses dados se torna mais e mais complexa. Nessa etapa, fica evidente a importância da integração das ferramentas.

Você, por acaso, já se pegou perdendo muito tempo para buscar informações precisas sobre algum cliente? Ou sentiu dificuldade para elaborar uma proposta para seu prospect devido à falta de dados?

Esse é um problema comum entre profissionais que gerenciam uma empresa. Por isso, neste post, vamos mostrar para você que está tudo bem em utilizar diferentes ferramentas dentro do negócio, desde que elas sejam integradas entre si. Afinal, de nada adiante obter um volume robusto de informação se é difícil colocá-la a serviço de resultados efetivos para o negócio. Acompanhe!

Qual a importância da integração de plataformas?

O mundo mudou. De mãos dadas com a sustentabilidade e o crescimento empresarial, está a modernização do negócio. Ao longo dos últimos anos, muitas soluções úteis foram apresentadas ao mercado. Empresas se atualizaram e, hoje, é hora de subir mais um degrau.

A integração das plataformas em uma empresa tem a ver com essa caminhada. Consiste em reunir os dados recebidos em cada uma das plataformas utilizadas de modo a organizar toda a operação da empresa: do pré ao pós-venda. Cadastro de prospect, envio de proposta, acompanhamento, emissão de nota fiscal, baixa no estoque, controle de vendas, renovação, relacionamento com o cliente. Todas as etapas caminhando por meio de um fluxo único e dinâmico.

Afinal, de que adianta ter informações detalhadas sobre o cliente no setor comercial se a área de pós-venda não tem acesso rápido e fácil ao tempo de encerramento do contrato com o cliente? Já imaginou quantas horas da jornada de trabalho seriam reduzidas?

Você provavelmente já sabe:

  • À medida que o volume de informações de diferentes setores cresce independente dos demais e não é interligado, a gestão do negócio tende a ficar complexa.
  • Tempo e dinheiro são (e sempre foram) recursos escassos.
  • Seu objetivo enquanto gestor é realizar a operação com menos custos e mais eficiência.

Agora que você já compreendeu um pouco sobre a importância da integração, vamos apresentar 5 pontos que comprovam a relevância em integrar plataformas dentro de uma empresa. Confira!

Melhoria no controle dos processos

O acompanhamento de todo o processo de aquisição de clientes — do pré ao pós-vendas — é imprescindível para garantir o acesso a dados importantes a qualidade do serviço.

Porém, se as informações sobre a área comercial e a área logística do negócio, por exemplo, estão desconectadas, cada um em sistemas diferentes, se torna mais difícil tomar decisões embasadas. Além disso, em meio à correria no dia a dia, nem sempre fazemos as melhores escolhas justamente pela dificuldade de acesso a esses dados.

O cenário muda completamente se duas plataformas diferentes trabalham em conjunto. Veja: fica mais fácil e rápido encontrar informações, detectar dados duplicados e possíveis erros humanos. Portanto, simplifica o acompanhamento dos processos do negócio — o que costuma tomar boa parte do tempo dos gestores.

Maior usabilidade por parte dos profissionais

A importância da integração de diferentes plataformas na empresa também tem a ver com a otimização do tempo dos colaboradores. Isso porque com a convergência dos dados automatizada, os profissionais se liberam de boa parte das atividades burocráticas como a atualização manual dos processos da empresa.

Se o setor comercial fecha um contrato, a equipe de pós-venda já tem ciência de que há um novo cliente para acompanhar dentro do negócio. Se há a saída de um produto, o estoque é automaticamente notificado sobre a necessidade de reposição. A equipe de marketing, por sua vez, pode extrair informações preciosas sobre o ticket médio, o serviço ou produto mais vendido, tempo do ciclo de vendas etc.

Menor retrabalho

Ao integrar diferentes sistemas dentro de uma empresa e automatizar funções que outrora eram humanas, os erros tendem a diminuir. Informações duplicadas ou conflitantes, exclusão acidental de dados e cálculos equivocados são muitas as falhas que podem acontecer se todo o processo é feito manualmente.

Portanto, contar com a comunicação entre duas áreas diferentes, com o cruzamento de dados de duas plataformas distintas propicia, sem dúvidas, economia de tempo, custos e, claro, diminui o retrabalho.

Maior produtividade da equipe

Como citamos anteriormente, a importância da integração de plataformas está diretamente ligada à utilização efetiva dos recursos mais preciosos dentro da empresa: o dinheiro e o tempo dos colaboradores.

Plataformas integradas possibilitam o acesso mais rápido e fácil a dados de todo o processo da empresa. Isso não só confere um dinamismo ao fluxo de trabalho como também adianta a chegada das conclusões por parte de toda a equipe.

Diante de uma tela, em poucos instantes, é possível saber acompanhar em que etapa do funil de vendas o cliente está, e assim pautar o trabalho a partir do que realmente é preciso ser feito.

Segurança das informações

Investir na integração de plataformas é aumentar a segurança das informações disponíveis sobre o negócio. Primeiro porque é praticamente eliminada a possibilidade de erro humano. Segundo porque todos os dados são gerados por um sistema, evitando assim a chance de manipulação ou alteração das informações.

Isso confere mais veracidade e segurança àquilo que importa para o crescimento empresarial. Afinal, reúne informações fidedignas, geradas por diferentes plataformas, sobre os processos empresariais e, ao longo do tempo, oferece uma base de dados estruturada para embasar a tomada de decisões.

É evidente a importância da integração de plataformas para o desenvolvimento sustentável da empresa. Propicia a reunião de informações relevante, dinamiza o fluxo de trabalho e confere mais produtividade a toda a equipe, facilitando o acompanhamento do processo do pré ao pós-venda.

Você ficou interessado na possibilidade de economizar tempo, reduzir custos e ainda melhorar a gestão da empresa? Entre em contato com o Gluo CRM e saiba agora mesmo como integrar as plataformas do negócio em um lugar só!