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Saiba fazer as perguntas certas aos seus clientes!

Não basta ter as melhores ferramentas. É preciso estar atento ao relacionamento continuado e saber fazer as perguntas certas para seus clientes. Assim você poderá extrair de uma plataforma de CRM o que ela tem de melhor a oferecer, surpreender seus clientes e otimizar o trabalho de sua equipe.

Dados demográficos

Informações sobre a idade, o sexo, a renda, a profissão, a faixa etária e a região onde seu cliente mora são dados bem importantes para definir suas ofertas, estratégias de preços e de relacionamento com os clientes.

Dados sobre a visita

O fato do cliente ter visitado a sua loja (virtual ou física) ou mesmo visitado o site de sua empresa e pesquisado sobre seus serviços indica um certo nível de interesse. Descubra qual a razão desse interesse! Pergunte como ele ficou conhecendo sua marca, quais produtos e/ou serviços mais lhe interessam.

Dados específicos do setor

Você também pode fazer perguntas mais direcionadas ao seu segmento. Questione detalhes sobre as necessidades do seu cliente e demonstre interesse por solucioná-las. As respostas a essas perguntas vão lhe ajudar a traçar o perfil do cliente e desenvolver estratégias que prevaleçam suas reais urgências.

Análise da concorrência

O que mais atrai o seu cliente? Variedades, valores, prazos? Quais são os concorrentes no seu segmento? Qual é o ponto negativo de sua marca? Compreender com frieza estas questões lhe ajudará a identificar as suas dificuldades e necessidades de aperfeiçoamento.

Pesquisa de satisfação

Aos clientes que concluíram uma compra ou aprovação de uma determinada proposta podem ser formuladas perguntas como: Porque escolheu a sua empresa? Qual foi o fator mais importante na tomada de decisão: preço, qualidade, etiqueta, recomendações? Qual foi o nível de satisfação do seu cliente? O atendimento prestado pelos funcionários da empresa foi satisfatório? Retornará a fechar negócios com a sua empresa?

Esse feedback é importantíssimo para que você descubra o que funciona bem em sua estratégia e quais os pontos que requerem ajustes.