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7 dicas para manter sua equipe de vendas motivada durante momentos de crise!

Garra e vontade são essenciais para uma equipe de vendas de sucesso! Mas estão aí dois fatores que podem ser abalados em momentos de crise.

Momentos turbulentos – seja por motivos políticos, uma crise sanitária, dentre outros inúmeros cenários que acarretam danos à economia e estrutura organizacional – geram uma maior dificuldade de manter os vendedores motivados.

No entanto, o que menos ajuda em um processo de retomada de crescimento é a sua força de vendas desestimulada. E então, o que você, como líder, pode fazer para reverter esse caso e manter o time de vendas motivado o máximo possível?

Estamos aqui para te ajudar a liderar sua equipe em momentos de incerteza e dar algumas dicas de como colocar elas em prática de maneira mais assertiva! Continue a leitura!

A turbulência sobre a equipe de vendas em momentos de crise

A necessidade de vender mais para garantir boas comissões, como forma de motivação, não será o mais eficaz em uma crise. É necessário implementar ações mais efetivas, considerando o cenário atual.

Afinal de contas, uma crise como a causada pelo COVID-19, por exemplo, coloca como plano de fundo um cenário econômico desastroso para os mais diversos segmentos de negócios. Como consequência, tem-se a queda de consumo, sendo isso algo incontrolável por parte da equipe de vendas.

Ou seja, cabe a você manter o time comercial comprometido com as metas da empresa e assim encontrar um jeito de fazê-los gerar bons resultados, mesmo em meio à turbulência.

Neste cenário, é de suma importância que você realize uma gestão de vendas eficiente. Já que os colaboradores tendem a buscar apoio e segurança – em nível pessoal e profissional. 

Nesse sentido, trouxemos 7 dicas para manter sua equipe de vendas motivada durante momentos de crise. Confira:

1. Seja proativo e acompanhe a jornada dos seus vendedores

Vendedores, em geral, são indivíduos sociais. Desta forma, em momentos onde o trabalho remoto seja uma necessidade, videoconferências podem substituir as reuniões e assim ainda manter, mesmo que de forma mais distante, seus vendedores interagindo com a empresa e o mercado.

Num cenário de turbulência, mantenha contato frequente com a sua equipe para os motivar e saber a possível causa de uma desmotivação. 

A melhor forma para criar ações motivacionais é melhorar a comunicação interna no ambiente de trabalho. Conversando com o time, você saberá sobre as suas preocupações. Esteja aberto para ouvir novas ideias e ser transparente sobre a situação da empresa.

Além das reuniões em equipe, converse individualmente com os vendedores – se atente ao fato de que cada pessoa reage a uma crise de forma diferente.

Se considerarmos uma situação com a do COVID-19, devido ao isolamento, tem pessoas que lidam facilmente com a situação, já outras, tem problemas com a falta da conexão humana. Então, deixe claro que você está disponível, se os vendedores precisarem, e certifique-se como eles estão em conversas particulares.

2. Dê prêmios de reconhecimento aos vendedores

Dê prêmios de reconhecimento aos vendedores

Oferecer prêmios de reconhecimento para a sua equipe de vendas é uma tática interessante para manter os vendedores engajados.

E não é só dinheiro que funciona bem como prêmio. Na verdade, existem muitas outras formas de engajar os vendedores. Participar em reuniões estratégicas, por exemplo, é um prêmio que mostra a relevância do trabalho que ele tem feito até então.

Ainda, implementar sugestões dos vendedores em ações e planos estratégicos, para otimizar determinados processos também pode funcionar bem.

3. Se preocupe quanto a treinamentos e cursos

Capacitar os vendedores de modo mais prático, pode ser uma boa saída durante os momentos de crise.

Uma boa dica para o treinamento eficiente dos vendedores é optar por técnicas atuais. Use de exemplo experiências que deram certo com outros vendedores, tal como conceitos modernos sobre vendas e experiência do cliente.

Deixe as coisas mais visuais! Reunir a equipe de vendas para ver filmes relacionados a vendas, empreendedorismo, liderança e demais temas a fim, para depois discutirem sobre o assunto, é mais uma tática que funciona muito bem.

A ideia é proporcionar conhecimento ao time de vendas, de forma que eles possam usar na prática para otimizar suas performances.

Sabemos que em períodos de crise o investimento em capacitação de vendedores pode ficar fora de questão, mas há sempre formas de motivar os vendedores e não deixar que eles se abalem pelas oscilações do mercado!

4. Faça sua parte para ter um clima organizacional agradável

Para superar desafios, existem algumas atitudes que podem tornar o ambiente mais motivador:

Promova uma atmosfera positiva: evite cobranças em excesso. Opte por estimular a positividade entre os vendedores. Apresente valores relacionados a confiança, criatividade e vontade de crescer na organização.

Deixe o clima mais leve: em cenários de crise, dê privilégio a fatores motivacionais e imponha menos restrições. Sempre se mostrando disponível para a resolução de algum problema.

Para estabelecer metas, seja claro: defina metas, se possível, junto ao vendedor. Isso porque, ele mais do que ninguém sabe como funciona o processo e quais são os desafios do dia a dia. É importante que a equipe de vendas saiba que é viável alcançar as metas e conquistar suas premiações.

5. Ofereça uma estrutura de trabalho confortável e adequada

Ofereça uma estrutura de trabalho confortável e adequada

Este fator não deve ser encarado como um gasto, mas sim investimento, além de ser fundamental para a motivação dos vendedores em momentos de crise.

Existem casos que para o fechamento de uma venda, o vendedor precisa apenas de um equipamento mais moderno, como um smartphone melhor para as ligações. Pense também no conforto: cadeira com bom encosto, ambiente arejado, etc. 

Na dúvida, questione os profissionais do seu time de vendas o que pode ser melhorado para garantir que eles tenham as ferramentas e ambiente adequado para otimizar seus trabalhos e assim entregar mais produtividade e efetuar mais vendas!

6. Utilize o método Inside Sales

Se estivermos falando de uma crise como o COVID-19, onde o isolamento é tomado como medida de prevenção, então é interessante consideramos o Inside Sales.

No método Inside Sales, os vendedores precisam fazer seu trabalho remotamente. Certifique-se de que todos possuem as ferramentas necessárias para fazer telefonemas, enviar e-mails e realizar videoconferências.

Elabore estratégias para criar e manter relacionamentos com os clientes, nesta nova forma de abordagem. Novos processos requerem treinamentos. 

Uma boa ideia é fazer workshops remotos por videoconferência e usar o recurso de gravações para que os vendedores vejam como os novos processos funcionam.

7. Entenda a diferença entre motivação e felicidade

Não confunda estar feliz, com estar motivado. É preciso dedicação para manter a equipe de vendas motivada, ainda mais no meio de uma crise.

Basicamente, a felicidade é uma sensação de bem-estar e contentamento próprio. Em um ambiente organizacional, é seu papel estimular a equipe de vendas a encontrar seus motivos para agir e conquistar a felicidade com o alcance da meta. 

Visualize o seguinte cenário para entender melhor esse ponto: ainda que um vendedor não esteja confortável em dividir a carteira de clientes com outro vendedor, ele se motiva para vencer a concorrência interna e correr atrás dos melhores resultados.

E então?

Neste conteúdo apresentamos dicas para que você consiga manter sua equipe de vendas motivada durante momentos de crise. 

Esperamos que o conteúdo tenha sido relevante e útil para ajudar você a liderar seu time de vendas, mesmo em um cenário não favorável.

Lembre-se sempre que o ponto de partida para uma equipe de vendas motivada, é a comunicação aberta e clara. 

Deixe o vendedor entender a sua importância para o crescimento da organização. Isso é um fator-chave para o sucesso dos negócios e não precisa, necessariamente, acontecer apenas em momentos de crise.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco

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