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CRM em Nuvem: 5 dúvidas mais frequentes

O Que é CRM em Nuvem?

O CRM em nuvem nada mais é do que um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) que opera em um ambiente virtual, como por exemplo, o Gluo CRM. Com isto, todas as informações introduzidas no software poderão ser acessadas em qualquer lugar, em qualquer hora (desde que haja conexão com a internet).

O uso de um CRM em nuvem facilita a vida de todos dentro e fora de uma empresa:

  • aumenta interatividade com clientes;
  • acesso fácil de dados de clientes;
  • maior organização das equipes internas.

Dúvidas frequentes sobre CRM em Nuvem

Atualmente somente 7% das pequenas e médias empresas brasileiras utilizam os serviço de Cloud Computing (Serviço em Nuvem) e ocupam apenas 1,4% do tráfego mundial de dados na Nuvem, conforme a publicação eletrônica Convergência Digital.

Os empresários brasileiros seguem a tendência mundial de intensificação do uso de aplicações em Nuvem, principalmente de CRM, em função das vantagens que esta modalidade de uso de software proporciona. Contudo, como o uso de aplicações em Nuvem é um fenômeno recente em nosso país, muitas empresas apresentam ainda receios em utilizar esta modalidade de serviço (SaaS – Software como Serviço).

Veja no quadro abaixo, esclarecimentos a dúvidas comuns, especificamente sobre nossos serviços em Nuvem:

Dúvida Resposta
Onde serão armazenadas as informações cadastradas no Gluo CRM? Em qual Datacenter? Nossos servidores/instâncias encontram-se nos Datacenters da Amazon AWS, localizados na cidade de São Paulo. A Amazon AWS é a maior empresa do mundo em provimento de infraestrutura em Nuvem, da qual somos Parceiros de Tecnologia
Tem backup da solução? De quanto em quanto tempo são realizados backups? Os backups são realizados diariamente, tanto das bases de dados do CRM, quanto do próprio servidor, como um todo.
Se precisar recuperar os dados ou rastrear algum problema ligado a segurança da informação é possível ser feito? Como? Sim. Como realizamos backups diários, preservando sempre os dados referentes aos últimos 3 dias, havendo necessidade, podemos restaurar os dados de backup do dia anterior. Cada instalação do CRM possui sistema de log que, se necessário poderá ser consultado e analisado.
Se o servidor sair do ar como ficarão minhas informações? Como qualquer outro servidor, não existe 100% de segurança de que o mesmo não venha a apresentar problemas algum dia. Caso o Servidor “saia do ar”, seus dados/informações ficarão temporariamente inacessível até que o problema venha a ser resolvido. Contamos com a melhor infraestrutura disponível no mercado, contudo, 100% de disponibilidade não pode ser garantida.
Qual o SLA (Acordo de Nível de Serviço) oferecido no caso de falha ou interrupção da solução? Para mais detalhes sobre como são tratadas estas questões, acesse e leia nossos Termos e Condições de Uso.