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Como Fazer o Meu Time Aderir ao CRM?

Investir em uma plataforma CRM é fundamental, mas não é tudo. É preciso utilizá-la bem para extrair o que ela tem de melhor a oferecer. Um bom gerenciamento da relação continuada com o cliente requer uma postura ativa e dedicada. Como líder, é importante estar atento a algumas questões.

A chegada de um CRM trás, além de uma série de soluções para uma empresa também alguns desafios, principalmente na fase de implantação. É necessário vencer algumas etapas para que o sistema modifique e cause impactos positivos nos resultados.

Uma das principais etapas é alcançar a plena adoção do sistema pela sua equipe que pode geralmente estar acostumada com outras soluções alternativas (inclusive a velha anotação em inúmeros papeizinhos de lembrete).

Confira aqui algumas sugestões sobre como conquistar a plena adesão da sua equipe!

1. Envolva todos desde o começo

Uma das formas interessantes para evitar algum tipo de resistência à mudança é permitir que sua equipe faça parte do processo de escolha e implantação do CRM. Assim você demonstra que essa adaptação da metodologia de trabalho pertence a eles também. Faça com que percebam a importância da mudança para o seu trabalho e para toda a empresa. Assim você compartilha os objetivos.

Mostre inclusive que o sucesso da nova iniciativa depende do comprometimento e dos esforços de todos da equipe: Que será necessário o empenho de todos. Que cada um tem uma parte atuante e é responsável por este acontecimento.

Outra maneira de envolver funcionários ao processo é identificar quais têm maior interesse e demonstram maiores facilidade para utilizar o CRM. Dedique-se para tornar essas pessoas multiplicadoras do conhecimento para que elas possam oferecer suporte e treinamento informal aos demais colegas.

Assim, está criado um ambiente onde todos de alguma forma se sentem parte do sistema. Além do estímulo aos sentimentos de cooperação e motivação ao aprendizado.

2. Desenvolva materiais educativos e faça treinamentos

Um profissional precisa de treinamento para alcançar sucesso com um CRM. A TTCA Soluções oferece, durante o processo de implantação do Gluo CRM, esta capacitação a todos os Usuários. Uma vez superada esta primeira etapa é possível recorrer aos materiais auxiliares de preparação. Como líder crie manuais, documente estágios e funcionalidades que devem ser utilizadas no dia a dia. Simule novas propostas, cadastros de novos clientes e mostre como eles devem ser documentados no CRM.

3. Promova incentivos ao uso do CRM

Caso você considere adequado com o perfil de sua empresa, promova ações de recompensa e reconhecimento para aqueles funcionários que se destacam ao utilizar o CRM. Estabeleça metas e compartilhe com a equipe.

4. Adapte o CRM aos processos e rotinas que já existem

É importante que a mudança para o CRM não abale profundamente a estrutura da rotina de trabalho causando abalos negativos. Aproveite o que já há de harmônico no dia a dia de sua empresa e associe com o CRM. Aos poucos identifique quais hábitos devem ser deixados e sugira outros novos, mais compatíveis com o funcionamento do CRM. Não radicalize nada que não seja estritamente necessário.

A ferramenta de CRM é flexível e poderá adaptar-se a realidade de sua empresa tranquilamente. Assim como também serão necessária algumas adaptações no comportamento dos usuários. Mas garanto que os benéficos da mudança já serão um combustível positivo para fortalecer a adesão. Afinal, quem é que não gosta de novidades? Ainda mais novidades que tornam o trabalho menos extenuante.

O Gluo CRM existe justamente para isso: integrar áreas e tarefas que são muito trabalhosas, repetitivas e demoradas. Proporcionar assim maior liberdade para a resolução de urgências e conferir maior qualidade e produtividade ao trabalho.

5. Organize bem suas informações

Por fim procure manter informações e banco de dados limpos, com informações precisas e diretas. Assim você torna cada experiência de consulta ou entrada de dados simples e compreensível a todos.

Simplifique ao máximo o processo, não permita nenhuma desatualização ou subutilização do CRM. Uma experiência positiva de uso será essencial e vai garantir a utilização plena e o efetivo retorno do investimento realizado.