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Porque usar CRM: 7 motivos fundamentais para usar um CRM

Dentre a sopa de siglas envolvendo ferramentas voltadas na gestão empresarial(ERP, SCM, DW, BI, EAI, etc), a que mais se destaca em meio a todas as demais é o CRM.

Existem vários motivos e porquês para se usar um CRM, entre os diversos motivos selecionamos os 7 mais relevantes, ao nosso ver, que devem ser levados em consideração na hora de decidir se deve ou não usar um CRM.

Fortemente indicamos um dos melhores CRMs brasileiros, Gluo CRM o CRM mais completo do mercado, encontre nele todas as ferramentas necessárias para melhorar e aprimorar seus processos de venda, interação com seus clientes e organização interna na sua empresa.

Entenda O que é CRM

O CRM [Customer Relationship Management] ou Gestão do Relacionamento com Cliente, é o nome atribuído aos sistemas utilizados para gerenciamento das relações com os clientes, sendo seu foco principal centralizar, simplificar, proteger e permitir escalar o envolvimento da empresa com o cliente.

O CRM é uma filosofia de gestão, por meio da qual a empresa como um todo, de forma estratégica, volta seu foco para o cliente com o propósito fundamental de agregar valor, oferecendo-lhe produtos e serviços que o satisfaçam plenamente.

Como ferramenta de TI, o Sistema CRM é muito útil para controlar e agilizar o relacionamento como o cliente ou prospects, facilitando o armazenamento e busca de dados e informações.

Motivos para usar um CRM

Quais motivos tornam um sistema CRM Online tão importante e por que sua empresa precisa utilizá-lo? Dentre os inúmeros motivos, destacam-se, abaixo, os que julgamos mais importantes:

1. Manter ou Ganhar Competitividade

Nossas empresas operam em um cenário de economia globalizada, onde compram, vendem e se comunicam através de inúmeras maneiras.

Os concorrentes estão por toda parte e as barreiras à entrada nos mercados são mínimas, aumentando consideravelmente a competitividade.

Clientes satisfeitos propagam facilmente seu contentamento pelas redes sociais e assim o fazem, também, os insatisfeitos.

Manter-se competitivo no mercado pressupõe a satisfação e fidelização dos clientes, através da agregação de valor ao longo de todo o processo de relacionamento. Para atingir este objetivo, o software de CRM é uma ferramenta indispensável.

2. Visão de Futuro dos Negócios

Um Sistema de CRM permite que os gestores [CEO, CFO] tenham uma visão de futuro dos negócios, antecipando tendências e eventos que serão seus principais indicadores de métricas de receitas e lucro.

Os gestores poderão observar e acompanhar o resultado das ações da empresa na geração de Leads, criação de Oportunidades ou no valor do Funil de Vendas para detectar os primeiros sinais de problemas futuros.

Através do Sistema de CRM a Gerência Comercial poderá visualizar e acompanhar as atividades dos vendedores ou equipes de vendas e identificar problemas que possam afetar a receita da empresa.

Permite que a Gerência de Marketing rastreie atividades de marketing, implemente campanhas e ajuste seu Plano de Marketing de acordo com o sucesso destas atividades.

O gestor responsável pela área de Atendimento ao Cliente [Suporte] poderá, através do Sistema de CRM, acompanhar a eficiência da equipe no processo de fechamento dos Chamados abertos e ser notificado caso o tempo extrapole o limite estabelecido.

A partir das reclamações de clientes, a Gerência de Produtos poderá identificar os defeitos apresentados pelos produtos, as novas necessidades de suporte, solicitações de novas funcionalidades ou melhorias dos produtos e serviços.

3. Não Confie Plenamente em sua Mente

Sabe-se que é possível manter sua base de clientes através de controles manuais, tais como planilhas, programas de e-mails, agendas manuais ou online etc.

De um certo ponto, em que o número de clientes se avoluma, você não terá mais condições de gerenciá-los, mantendo controle sobre as tarefas e eventos relacionados.

Esta situação acaba por impor limitações ao crescimento do seu negócio. Ao utilizar uma ferramenta de CRM você poderá armazenar dados de centenas ou milhares de clientes e gerenciar todo o relacionamento com os mesmos, do pré ao pós-vendas.

4. Propagando Boas Práticas

O Sistema de CRM pode ser utilizado para incorporar as melhores práticas de vendas ou de atendimento, que irão nortear sua equipe através de cada interação com o cliente.

Com o uso dos recursos de Workflow é possível automatizar determinadas atividades ou processos e garantir as melhores práticas a serem seguidas pelos usuários do Sistema, reduzindo assim a sobrecarga administrativa de gestão do CRM.

5. Ampliando seu Negócio

O processo de prospecção não é uma tarefa exclusiva do vendedor.

Ela ocorre através da ação de captura manual ou atomizada de Leads por meio de vários canais, tais como: webforms inseridos no site, feiras de negócios, webinários, seminários e conferências, campanhas por e-mail etc.

Uma vez capturado, você poderá designar os Leads para o vendedor, que poderá manter contato de imediato, em um momento que sua empresa ou marca encontra-se em evidência na lembrança do seu potencial cliente.

6. Ações de Cross-selling e Up-selling

Com o uso do CRM você poderá direcionar sua equipe comercial para atividades de vendas cruzadas [cross-selling], oferecendo novos produtos para sua base de cliente ou up-selling.

Você poderá utilizar o CRM para identificar novas oportunidades de produtos ou de mercado ou simplesmente para melhorar a eficiência das chamadas telefônicas realizadas pela área de Vendas, permitindo aumentar o volume de oportunidades geradas a partir do topo do funil.

7. Proximidade com o Cliente

O CRM pode capturar informações detalhadas sobre o cliente e seu comportamento, permitindo melhorar as ações de marketing, desenvolvimento de novos produtos, serviços e atividades de vendas.

Com o CRM é possível dar um toque pessoal a cada interação com o cliente. Por exemplo, quando você recebe do seu dentista felicitações por seu aniversário, muito provavelmente um software de CRM o auxilia nesta tarefa.

Você acha que é uma coincidência os anúncios do Google, exibirem exatamente as coisas que estão relacionadas ao seu interesse ou você acha que eles têm software por traz desta ação?

O CRM pode oferecer aos clientes a impressão que você compreende suas necessidades e preferências de uma forma escalável, permitindo que você possa realizar estas ações para milhares de clientes, ao mesmo tempo, em determinado momento.