Skip links

Gerando Faturas Parceladas no Gluo CRM

No Gluo CRM você pode gerar Faturas. Este documento permite que você gerencie os valores que você tem a receber, a partir das vendas realizadas através do Sistema.

Uma venda pode ser realizada para pagamento a vista ou parcelada. Para cada uma destas situações você pode emitir uma Fatura. A partir das Faturas, você pode controlar os valores que já foram pagos, que estão a receber ou que se encontram atrasados.

Você poderá emitir uma Fatura no Gluo CRM, diretamente a partir do menu Estoque > Faturas, conforme imagem Fig. 01 – Menu Emissão Faturas, abaixo:

Menu Faturas
Fig. 01 – Menu Emissão Faturas

Assim que você acesso o módulo de Faturas, você terá acesso à lista de Faturas já emitidas e poderá, também, emitir uma nova Fatura clicando no botão Adicionar Fatura, conforme imagem Fig.02 – Adicionando Nova Fatura:

Adicionando Faturas no Gluo CRM
Fig.02 – Adicionando Nova Fatura

Ao adotar o processo de vendas padrão do Gluo CRM, o caminho mais comum para emitir uma Fatura é partir de uma Proposta ou Pedido de Vendas.

Emitindo Fatura a partir da Proposta

Assim que o Cliente aprova sua Proposta, poderá emitir a Fatura a partir da própria Proposta, conforme Fig.03 – Emitindo Fatura a partir da Proposta.

Emitindo Fatura a partir da Proposta
Fig.03 – Emitindo Fatura a partir da Proposta

Emitindo Faturas Recorrentes a partir do Pedido de Vendas

Normalmente a emissão de Faturas, a partir do Pedido de Vendas, ocorre quando a venda é realizada com pagamentos parcelados, ou seja, quando não é A Vista. Desta forma, o Pedido de Vendas deve ser emitido a partir da Proposta aceita/aprovada e na sequência, deve-se gerar as Faturas conforme as condições de pagamento A Prazo (1 + 1; 30, 60 DD etc.).

Conforme Fig.04 – Emitindo Faturas a partir do Pedido de Vendas, abaixo, observe como emitir várias Faturas, automaticamente, a partir do Pedido de Vendas. Primeiro, clique sobre o botão Gerar Faturas Parceladas e na sequência, defina as condições para gerar as Faturas parceladas, automaticamente.

Emitindo Faturas Parceladas
Fig.04 – Emitindo Faturas Parceladas a partir do Pedido de Vendas

Após clicar sobre o botão Gerar Faturas Parceladas, uma nova janela será exibida e poderá definir as condições para emissão das Faturas. Observe na Fig.05 – Configurando Emissão Faturas Parceladas, abaixo:

Configurando Faturas Parceladas
Fig.05 – Configurando Emissão Faturas Parceladas

Observe, abaixo, a descrição de cada campo exibido na Fig.05 – Configurando Emissão Faturas Parceladas, acima.

1 Número de parcelas Informe, aqui, em quantas parcelas o pagamento da venda foi pactuado. Para cada parcela, será gerada uma Fatura.
2 Entrada Registre, aqui, se haverá ou não um pagamento como entrada.
3 Periodicidade de pagamento Selecione, neste campo, qual a periodicidade que deverá seguir os pagamentos (Mensal, Bimestral, Trimestral, Quadrimestral, Semestral, Anual ou Outro).
4 Parcelas Nesta área, serão apresentadas todas as parcelas e respectivos valores, conforme número de parcelas informado no campo 01.
5 Tipo Parcelas Informe, neste campo, se as parcelas serão ou não iguais. Caso não sejam iguais, você poderá informar, manualmente, o valor de cada parcela.
6 Data de pagamento Neste campo, informe a data de pagamento da Entrada.
7 Melhor dia de pagamento Informe, aqui, se as parcelas serão pagas em um dia específico do mês.
8 Saldo Atual/Final A medida que configure como os pagamentos deverão ser realizados, nesta área são exibidos o Saldo Atual e Final, frente o valor total do Pedido de Vendas. Assim que a soma das parcelas igualarem ao valor total do Pedido de Vendas, o Saldo Atual será igual a zero. Somente neste momento, as Faturas poderão ser geradas, automaticamente pelo sistema.

Veja no vídeo, abaixo, demonstração de como emitir Faturas Parceladas, na prática. Para assistir com melhor qualidade, escolha a opção de visualizar em HD e assista no modo, tela cheia.

Leave a comment